2 de setembro de…

0
Share

 

1673   A instalação solene da vila de Campos, no Vale do Paraíba fluminense, é comunicada ao Ouvidor da Comarca do Rio de Janeiro. (Rio Branco, Efemérides, p.386).

 

1831   Nasce em Taubaté o Sr. João Vicente de Morais, descendente de Abreus e Camargos. Residiu cerca de 49 anos em Paraibuna, onde prestou assinalados serviços, ao foro, no magistério, a municipalidade, ao comércio como hábil guarda-livros e desempenhou diversos cargos de nomeação e eleição popular. Voltou a residir em sua terra natal onde tem sido prestante e caridoso. Em 1901 ao completar 70 anos recebeu uma peça de chita de 70 m (o que era muito comum) para distribuir a 7 senhoras pobres de 70 anos aproximados. (Jornal de Taubaté).

 

1843   Nasce em Bananal o jurista, parlamentar e escritor Paulo Egídio de Oliveira Carvalho, falecido na capital paulista a 8 de dezembro de 1906. (Folhas).

 

1869   Nasce em Salesópolis o Sr. Francisco, jorna-lista, progenitor do Sr. Evandro Campos, fale-cido em Taubaté a 4 de agosto de 1945 com 76 anos (vide essa data para mais dados). (Taubaté Jornal de 1.º de setembro de 1945).

 

1885   Elias Antônio Pacheco e Chaves, natural de Itu, vice-presidente, assume a presidência da província de São Paulo e governa até 19 de outubro. (Fls).

 

1890   O Sr. José Alberto da Silva Reis, português, mantém sua candidatura à eleição do dia 15 para o congresso constituinte. (Jornal do Povo).

 

1897   Morre em Taubaté D. Carolina de Mello Cabral, progenitora de Francisco de Mello Cabral. (Diário de Taubaté).

 

1900   Realizam-se as solenidades em honra da Santa Cruz no Largo Costa Guimarães constando de retreta pela banda Philarmônica Taubateense, ladainha solene e leilão de prendas em benefício dos pobres de São Vicente. Para o próximo ano foram eleitos festeiros Jayme Vieira de Azevedo e Amélia de Oliveira Pinto, para capitão do mastro José Bonifácio Moreira e alferes da bandeira Ignácio Duarte Leitão. (Jornal de Taubaté).

 

1900   No Teatro São João realiza-se grande festival lírico e instrumental pelo tenor  português Joa-quim Tavares e de que participa Mademoiselle Escolástica Vieira. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Precedidos de banda de música, operários da Fábrica de Tecidos “Taubaté Industrial” pres-tam significativa homenagem ao senhor gerente Félix Guisard por motivo de seu restabelecimento de grave enfermidade. É servida mesa de doces e profuso copo de água (que pode significar cerveja). O resto do dia foi considerado feriado no estabelecimento. (Jornal de Taubaté).

 

1904   Morre em Taubaté o ilustre magistrado Dr. José Augusto do Nascimento Pereira. Era na-tural de Pindamonhangaba, filho de major João Baptista do Nascimento Pereira e de D. Alexandrina M. César. Formou-se pela Academia de São Paulo em 1862. Foi um dos redatores do 1.º jornal “Progresso” que se publicou em Pinda. Foi Juiz Municipal e Promotor Público em Taubaté e Juiz de Direito da Comarca de Palma, em Goiás. Militou nas fileiras do partido conservador, prestando-lhe bons serviços. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 277).

 

1905   Os habitantes das cidades de Taubaté a Cruzeiro pleiteiam do diretor da Central do Brasil Sr. Osório de Almeida a anexação aos trens de carga de um carro misto que por muito tempo correu entre Taubaté e Cachoeira, saindo daqui às 4 e pouco da manhã e regressando à 9 e meia da noite, permitindo a ida e volta às cidades desse trecho no mesmo dia, como se dá com São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Com as bênçãos do Rev.mo Vigário Mons. Antônio do Nascimento Castro, inauguram-se Oficinas de Alfaiataria do Lyceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária de Taubaté, presidida pelo Dr. Gastão Câmara Leal e que já conta com alunos. O prof. é o Sr. Antônio Marcondes de Salles. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. Bento J. Alves Monteiro, de distinta família taubateana e antigo contramestre das oficinas de alfaiates do Lyceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária que hasteou seu pavilhão em funeral. Foi sepultado no Convento. (O Norte).

 

1914   Ao cap. Antônio José Rodrigues da Silva, 3.º Juiz de Paz do distrito de Taubaté, o ten. c.el Augusto César Monteiro, 2.º Juiz de Paz que vai cuidar das próximas eleições do dia 19 para senador estadual, transmite o exercício do cargo. (O Norte).

 

1940   Patrocinada pelo seu Departamento de Cultura, realiza-se no Taubaté Country Club uma conferência sobre “A Força da Pátria” pelo cientista e homem de letras Dr. A. Gama Rodrigues. (O Momento).

 

1941   Morre em Tremembé o Sr. Antônio Lourenço Xavier, com 72 anos e que ali vivia há mais de 50 anos, tendo sido Prefeito Municipal durante 17 anos. Durante sua gestão procedeu-se ao alinhamento das ruas e praças, instalou-se a iluminação, construiu-se a variante da E.F.C.B. ergueram-se edifícios da Prefeitura, do Grupo Escolar, dos Correios e Telégrafos, do Matadouro Municipal e o estádio do C. A. Tremembé. (O Momento).

 

1946   Às 13h a Companhia Usinas Nacional inicia a entrega de açúcar aos comerciantes da praça contemplados com requisição da Prefeitura Municipal, racionado com está o produto. (Folha Democrática).

 

1957   Lei n.º 254 cria a Faculdade de Direito de Taubaté  constituída  em  autarquia pela Lei n.º 654 de 30 de outubro de 1964. (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *