1 de setembro de…

0
Share

1531   Parte de Cananéia a primeira Bandeira que penetrou o território paulista, dirigida por Pero Lobo e da qual, dizimada pelos índios carijós, não voltou um só homem. (A Folha).

 

1799   Nasce em São Paulo, onde faleceu a 30 de outubro de 1882, o conselheiro Vicente Pires da Mota, sacerdote, professor de Direito, político, presidente da província de São Paulo e outras. (Fls.).

 

1844   É sepultado em Taubaté o septuagenário Sr. João Maria Lascasa. Falecido ontem. (Gazeta de Taubaté).

 

1872   Nasce em Cunha – SP o Sr. prof. Bernardino Querido, estimado educador. (Folha Democrática de 01/09/1946).

 

1889   O Dr. Lopes Chaves (Joaquim) em sua residência à Rua da Piedade (Dr. Emílio Winther) oferece um jantar aos republicanos de Taubaté, o 1.º banquete republicano que tem lugar em Taubaté onde se acaba de organizar o partido republicano. Comparecem os 22 votantes do Dr. Luiz Pereira Barreto que sufra-garam o seu nome a 31 de agosto e mais al-guns novos aderentes. (Jornal do Povo).

 

1898   Entra para o prelo o “Almanach Ilustrado de Taubaté” para 1899 organizado pelo jornal local Diário de Taubaté.

 

19….    Nasce o Sr. Dr. José Octacilio Moreira, em 1946 médico chefe do Centro de Saúde local. (Folha Democrática de 1.º de setembro de 1946).

 

1900   Morre em Portugal o Sr. Alexandre Monteiro Patto, progenitor dos Srs. ten. c.el Antônio Monteiro Patto, ten. c.el Alexandre Monteiro Patto e Joaquim Patto e sogro do Sr. Bento Barbosa de Queiroz, então residentes na vila de Tremembé. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Repercute em Taubaté notícia do Diário Popu-lar da capital de que grassaem São Paulo com alguma intensidade, em vários pontos, epidemia de varíola com alguns casos fatais. Devido a constante comunicação de Taubaté com São Paulo e a ocorrência já na Rua Dr. Winther de um caso de uma senhora recém-chegada, que foi removida para o lazareto na Estiva, a Comissão de Higiene Municipal chefiada pelo Dr. Benedito Araújo Ramos trata de intensificar a vacinação e tomar medidas acauteladoras. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Num dos cantos do Largo da Matriz inaugura-se o “Varieté Taubateense”. No fundo de uma pequena sala rodeada de mesinhas e cadei-ras, um pequeno palco onde se exibe gentil madona. A orquestra se compõe de piano (Arthur Vieira), Clarineta (Fernando Fratini) e violino pelo talentoso menino Antônio Zicardi. Cantam-se cançonetas, monólogos e poesias são declamadas. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Sr. Joviano Nogueira Barbosa, pela Empresa Telefônica, de Taubaté pede a intervenção da Câmara Municipal junto à Empresa Telefônica Pindamonhangabense no sentido de ser melhorado o serviço. (O Norte).

 

1912   A Empresa Predial de Taubaté (em organização) de propriedade do Sr. Nicolau Lione anuncia o início de suas atividades com a reforma do Taubaté Cinema. Ficava na Rua Visconde do Rio Branco, 30 (sobrado). (A Federação).

 

1914   Pela manhã se procede a remoção dos doentes internados do velho para o novo Hospital de Santa Isabel na Av. Tindall, sob os cuidados dos Drs. José Alfredo Granadeiro Guimarães, Benedito Araújo Ramos, Adolpho Leonardo e João Rachou e a benemérita congregação das Irmãs de São José. O capelão celebra missa na nova capela que foi tudo solenemente inaugurado ontem. A remoção estava prevista para o dia 15 próximo mas foi antecipada devido à precariedade do velho hospital do Largo do Convento (Praça Mons. Silva Barros). A obra do novo hospital obedeceu à orientação técnica do taubateano Sr. Camilo Gomes Quintanilha, hábil artista profissional. Após a oração produzida pelo Pe Florêncio foi prestada homenagens aos beneméritos irmãos c.el Augusto Monteiro e cap. Cirilo Lobato encarregado das obras que tiveram seus retratos inaugurados na sala de sessão da Irmandade, falando o Dr. Silva Barros e agradecendo o c.el Monteiro. Nomes que foram lembrados também pelo superior do Convento de Santa Clara que celebrou a missa na capela pela manhã, em pregação que fez. D. Epaminondas não pôde proceder ao benzimento por estar doente, o mesmo acontecendo com Mons. Nascimento Castro. (O Norte).

 

1914   Dom Antônio Malan, bispo titular de Amiso e prelado apostólico do Registro de Araguaia, vi-sita D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º bispo de Taubaté. (O Norte).

 

1934   Inicia-se o Recenseamento Geral que, na região de Taubaté está sob a chefia do Sr. Prof. Francisco Lopes de Azevedo. (O Lábaro).

 

1940   Tem início os serviços e recenseamento geral determinado pelo Decreto-Lei n.º 237 de 2 de fevereiro de 1938. (O Lábaro).

 

1940   O Momento divulga a visita que fez à sua redação o Sr. Ignácio Cezar, jornalista e historiador e que declarou que o seu livro “História do Norte Paulista” será distribuído em fins de setembro próximo. (O Momento).

 

1941   Patrocinado pelo Departamento de Cultura presidido pelo prof. José Alves de Almeida Feo, realiza-se no Taubaté Country Club o recital da prof.a Zenaide Vilalva de Araújo. (O Momento).

 

1945   Aniversaria D. Eudóxia de Castilho Costa, viúva do Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e mãe do então prefeito Dr. Antônio de Oliveira Costa. (Taubaté Jornal).

 

1945   Está constituído o diretório local do Partido Social Democrático que levará às urnas a 2 de dezembro próximo o nome do Gen. Eurico Gaspar Dutra. Presidente: Dr. Antônio de Oliveira Costa; Vice: Dr. Luiz Guimarães Vieira; Secretário: prof. Lafayete Rodrigues Pereira; Tesoureiro: ten. Eduardo José Pereira; Membros: Dr. Ernani Fonseca, Humberto Cembranelli, Alvarino de Almeida, J. B. Canavezzi, Hermenegildo Montezi, Dr. Altivo Simonetti, Alexandre Miné, Carlos Marcondes e Nélson Meirelles. (Taubaté Jornal).

 

1945   Aniversaria o educador e beletrista prof. Bernardino Querido destacado vulto do magistério e das letras da cidade e da região. (Taubaté Jornal).

 

1945   A discoteca da Rádio Difusora Taubaté tem então cerca de 6.000 (seis mil) gravações (discos). (Taubaté Jornal).

 

1946   A União Democrática Nacional (UDN) lança em Taubaté campanha de alfabetização. (Folha Democrática)

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts