30 de agosto de…

0
Share

Na imagem, a Rua Bicudo Leme, em Pindamonhangaba*

 

1642   Assume na Bahia o cargo de Governador-Geral do Brasil, Antônio Teles da Silva. (Folhas).

 

1865   Decreto n.º 3.508 estende aos integrantes da Guarda Nacional, participantes da guerra con-tra o Paraguai, as garantias concedidas pelo decreto n.º 3.371 de 7 de janeiro de 1865 aos “Voluntários da Pátria”. Este decreto 3.371 criou os corpos de Voluntários da Pátria mal se teve notícia da invasão do território nacional pelos paraguaios. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 208 – 2.ª col.).

 

1884   Recomenda-se para a fatura das calçadas de Taubaté o sistema introduzido pelo Sr. Alberto Caldas de pedras artificiais de colocação fixa, mais rápido, seguro e econômico. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Alguns cidadãos taubateanos projetam levan-tar um coreto na esquina da Rua Dr. Souza Alves e Falcão Filho (Carneiro de Souza) no dia da inauguração da iluminação a gás. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Noticia-se a libertação de escravo pelo Sr. João Baptista Alves Mourão em Caçapava, o qual virá a ser o empresário da linha de bondes urbanos puxados a burro em Taubaté. Naquela cidade está em andamento a construção da Igreja Matriz. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Sociedade Comercial J. A. Carneiro de Souza & Cia liquidando seu estabelecimento de loja de fazendas, etc, pede concessão de privilégio para fabricação de açúcar (parece que por sistema especial) cujas instalações deverá inaugurar durante o mês de setembro entrante. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Pede-se providência à polícia contra o jogo de malhas (conhecido também por jogo de bola) introduzido há alguns meses pela guarda policial estacionada no quartel desta cidade e que vem sendo praticado nas ruas da cidade com riscos para os transeuntes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O cidadão Francisco Augusto de Andrade Rosa é nomeado para o cargo de 3.º suplente de juiz municipal e de órfãos de Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O Sr. João Vicente Antunes de Camargo reabre em Taubaté sua casa de seleiro em frente à botica do Sr. Malhado (José Pedro Malhado Rosa) na Rua Visconde do Rio Branco. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Morre repentinamente em São Paulo o jornalista, hábil e inteligente, Alfredo d’Almeida. (se não me engano era português); Redigiu em Pinda o “Diário do Norte”, órgão do Partido Liberal. Publicou “O Paulista” em Taubaté de 1865 a 1872 quando em 30 de julho editou em substituição aqui mesmo “A Boa Nova”. Em fins de 1874 ressuscita “O Paulista” (agora com “O”) que em 1878 já está em mãos de José Flávio de Camargo e volta à propriedade de Alfredo d’Almeida em 1884. Publicou ainda o “Federalista” em São Paulo e “Opinião Liberal” em Campinas. Era filho de José Pinto de Almeida e casado com D. Ana Cândida Vilela. Dedicado companheiro de lutas políticas, prestou bons serviços ao partido liberal. Com a sua morte, o seu filho Alfredo d’Almeida Filho foi redator de “O Paulista” surgido a 3 de maio de 1892. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 27 e Pedro Giolo – “A Imprensa de Taubaté” pp. 22 a 24).

 

1890   O Dr. Emílio Theodoro Winther por motivo de saúde e afazeres de sua clínica pede dispensa do cargo de membro do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté para o qual fora nomeado pelo Governo do Estado em substituição ao Dr. Francisco Xavier de Souza e Castro. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté (Comissão de Justiça) informa representação de moradores do Tremembé dirigida ao Governo do Estado pedindo a elevação da povoação à freguesia, favoravel-mente, sugerindo a manutenção das atuais divisas policiais. (Jornal do Povo).

 

*1892   Realizam-se em Pinda as primeiras eleições republicanas para vereadores e juízes de paz. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides no fim do volume – p. 83).

 

1896   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros faz sua profissão de fé, prestando jura-mento de estilo em presença do bispo de São Paulo, D. Joaquim Arcoverde, como Arcebispo titular de Darnis, nomeado a 2 de dezembro de 1895. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1897   Morre em Taubaté o cap. Francisco das Chagas Mont’Alverne. (Diário de Taubaté).

 

1900   Morre em Taubaté o Sr. Pedro Pereira de Barros Jr. de tradicional família local, filha do Sr. Pedro Pereira de Barros e de D. Maria Bárbara da Luz. Entre seus filhos figura o Sr. Pedro Pereira de Barros Neto ou Pedro Cunha, jornalista em São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na ausência do maestro Antônio Oreste Penzo, assume a direção da Associação Musical Filarmônica Taubateense, que de longa data presta serviços gratuitos à municipalidade, o musicista Sr. José Gomes de Assis Camargo. Tão logo terminem as procissões do Jubileu Universal, reiniciará seus consertos do Jardim Público do Largo da Estação. O Sr. José Gomes é também proprietário da Fábrica de Sabão Econômico Taubateano em frente à cadeia nova, n.º 58 (Praça S.ta Teresinha) que é vendido a 460 réis o quilo). (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre em Taubaté em decorrência de queda que levou há 3 anos o popular Sr. José Lopes. Nome completo: José Lopes de Leão. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morreem São Paulo o Dr. Eduardo Prado, redator político do jornal “O Comércio de São Paulo” e escritor. Nasceu a 27 de janeiro de 1860, contando portanto pouco mais de 41 anos. Foi vítima de febre amarela. Era filho do Dr. Martinho Prado e de D. Veridiana Prado e casado com D. Carolina Prado, não deixando filhos. Contraiu a febre amarela em sua recente viagem ao Rio de Janeiro, mesmo mal que vitimou seu irmão Dr. Caio Prado. Era diplomado pela nossa Faculdade de Direito, (São Paulo) pertencendo à geração de Affonso Celso, Assis Brasil, Júlio de Castilhos, Pedro Lessa, Júlio de Mesquita e outros. Foi adido da Legação Brasileira em Londres, quando ministro no Reino Unido o barão de Penedo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Têm início no Colégio Bom Conselho os exercícios  espirituais  pregando o Rev.mo P.e Bartholomeu Thadei com mais de 40 anos de tirocínio e que Leão XIII chamou de apóstolo do Brasil. (Verdade).

 

1913   Têm início as novenas preparatórias da festa de Nossa Sr.a da Aparecida no Bairro da Monção que vão até dia 7, culminando as sole-nidades no dia 8 de setembro e de que são festeiros os Srs. Francisco S. Corrêa d’Araújo e Antônio Fernandes. Capitão do mastro: Venâncio Flores e Alferes da Bandeira: Benedito Faria. (A Federação).

 

1913   Procedente do Politeama de São Paulo, estréia em Taubaté no Odeon uma companhia liliputiana (anões) da Sociedade Alberto Scheuser & Filho em que se destaca no elenco a Sr.ta Martha Kassuba de 25 anos e 62 cm de altura. Dá 5 espetáculos despedindo-se no dia de 2 de setembro. Segue para Pinda. (A Federação).

 

1914   O Dr. Paulo de Moraes, Secretário da Agricultura, em circular, pede a colaboração da Prefeitura Municipal e da Comissão Municipal de Agricultura para o incentivo à diversificação da lavoura, estimulo à produção de gêneros e criação de animais, devido às circunstâncias criadas pela guerra européia que não permite se conte com abastecimento senão local. (O Norte).

 

1914   O Dr. Paulo de Moraes, Secretário da Agricultura, em circular, solicita do Prefeito Municipal providências para a criação de “Comitês” de colocação dos operários sem trabalhos que estão sendo dispensados em massa pelas indústrias atingidas pela crise decorrente da guerra européia. (O Norte).

 

1914   O prof. Enéas Natividade à Rua Marquês do Herval, 113 prepara alunos às escolas superio-res do país. (O Norte).

 

1931   O Dr. Joaquim de Barros Alcântara realiza em pomar escolhido no Bairro da Independência uma palestra e demonstrações técnicas sobre citricultura de cujo serviço é encarregado na região, que se procura dotar de uma Estação de Citricultura na Fazenda Gaspar entre Taubaté e Caçapava dos irmãos Gavião Monteiro. De abril a julho Taubaté exportara 67.653 caixas de laranja. (A Folha).

 

1941   No cemitério da Venerável Ordem Terceira dá-se o sepultamento do Dr. César Varella, engenheiro do laboratório da Polícia Técnica de São Paulo casado com D. Noêmia Natividade Varella e cunhado do ilustre escritor taubateano Monteiro Lobato. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *