14 de agosto de…

0
Share

1785   A Câmara de Taubaté recebe carta do Corregedor da Comarca acompanhada de Provisão Régia determinando o registro em livro próprio “dos novos estabelecimentos, fatos e casos mais notáveis e dignos de história, sucedidos desde a fundação desta capitania”. (Atas I, 139).

 

1822   Luiz de Saldanha da Gama, depois marquês de Taubaté, acompanha o Príncipe Regente para a capital da província como ministro itinerante. Da guarda de honra de D. Pedro I fizeram parte os seguintes taubateanos: Francisco Xavier de Almeida, Vicente da Costa Braga, Fernando Gomes Nogueira, João José Lopes, Rodrigo Gomes Vieira e Bento Vieira de Moura. (O Momento, 2/11/1941).

 

1822   D. Pedro I, à vista de graves sucessos parte da Corte com destino a São Paulo onde chega a 25, acompanhado do ministro itinerante Luís Saldanha da Gama, depois Marquês de Taubaté, entre outros. (Gazeta de Taubaté de 7 de setembro de 1844  p. 3, e Aureliano Leite – História da Civilização Paulista – edição comemorativa – 1954 – p. 124).

 

1875   À Rua do Paraíso abre-se a Escola Noturna de A. C. Almeida e J. Paulo Diniz. (O Paulista).

 

1877   Nasce, em Pindamonhangaba, a professora Felicidade de Castro Monteiro, filha de Benedita Marcondes Monteiro e de D. Ignácia Benedita de Castro Monteiro. Fez seus primeiros estudos no Colégio Stafford de São Paulo; freqüentou os 1.º e 2.º anos da Escola Normal de São Paulo e não concluiu o curso por motivo de enfermidade. Foi professora do “Externato Monteiro” de Pinda e diretora do “Externato de Taubaté”. Foi professora do Grupo Escolar de Pinda e sub-diretora do Colégio São José fundadoem São Bento do Sapucaí. (Athayde – Pinda – p. 151).

 

1883   Morre em Taubaté o Sr. Querino José Rodrigues, casado com D. Maria Ricardo Eugênio. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Divulga-se a assinatura pelos Drs. Francisco Ribeiro de Moura Escobar e Victoriano Eugênio Marcondes Varella com o governo da província (Dr. Pedro Vicente de Azevedo) do contrato de autorização para construção, uso e gozo de uma estrada de ferro ligando Taubaté ao litoral para o que cooperou abundante-mente o Dr. Lopes Chaves. (Diário Paulista).

 

1889   Morre em Taubaté o cidadão português Ma-noel José da Cunha. (Jornal do Povo).

 

1889   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda, é chamado pelo Ministro do Império, Barão de Loreto, que o convida para o alto cargo de arcebispo da Bahia. Não aceita alegando motivo de precariedade de saúde que o afastou do Recife, bem como, modestamente, incapaci-dade para o cargo. (Diário de Taubaté de 23/4/98).

 

1890   Realizam-se as cerimônias de benzimento do estandarte dos confrades de Nossa Senhora da Boa Morte a que se segue a procissão muito concorrida.(Jornal do Povo).

 

1896   Morre em Taubaté D. Maria Antônia Ortiz Ramos. (Diário de Taubaté).

 

1897   Dr. Campos Salles assina decreto consideran-do caduco o contrato celebrado entre o Gover-no da então Província de São Paulo com os Srs. Sebastião Gomes da Silva Belfort e Carlos Bernard para construção de uma estrada de ferro por tração animal entre Ubatuba e Guaratinguetá com um ramal para Pinda. (Diário de Taubaté).

 

1901   O ten. c.el Alexandre Patto é sorteado para Imperador e para promover a festa do Divino Espírito Santo em Tremembé em 1902.(Jornal de Taubaté).

 

1901   Anuncia-se para breve a inauguração no Largo da Matriz de uma casa de diversões intitulada “Varieté Taubateense” anexa a um Café Cantante. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O proprietário do “Almanack de Taubaté para 1902” aceita anúncios na Livraria Penna, no salão das Flores, na Tipografia Rabelo e na redação do Jornal de Taubaté ao preço de 15$ por página colorida (meia página 10$) e 10$ por página comum (meia página 6$), devendo ir brevemente para o prelo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Comissão encarregada da construção da Igreja Matriz de Redenção, publica o balancete de receita e despesa pelo qual se verifica que a receita inicial foi de 476$ entregue pelo ex-vigário P.e Antônio Wlafort sucedido pelo Cônego Almeida e que as obras foram iniciadas em junho de 1900. Até junho de1901 a despesa havia atingido 24:033$480. A Comissão ressalta a cooperação dos Srs. José Ramos d’Oliveira Barros, Benedito de Paula Quirino, Antônio Alves de Morais e João Theodoro dos Santos. O encarregado das obras é o Sr. João Vitelli. Grande Benfeitor foi o Sr. Theodoro Alves dos Santos, contribuinte de 600$ (seiscentos mil réis) anuais. O Sr. Luís Chaves e João Pinto Garcia forneceram o transporte gratuito do material. O Sr. Gabriel Trajano é o leiloeiro efetivo das prendas recebidas em prol da obra e que boa receita tem dado. As receitas até junho de 1901 montavam em 15:445$100 (quinze contos, quatrocentos e quarenta e cinco mil e cem réis). (Jornal de Taubaté).

 

1903   É decretada a desapropriação por interesse público dos terrenos situados nas cabeceiras dos mananciais de água que abastecem a cidade de modo que não fique ninguém residindo acima da represa e que serão indenizados pela Companhia Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento. (O Norte de 15/8/1910).

 

1905   Para tomar parte nos trabalhos do Congresso Nacional segue para o Rio de Janeiro o deputado federal Dr. José Rebouças de Carvalho, presidente de nossa Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté).

 

1910   O Dr. Ignácio Tosta, diretor-geral dos correios, autoriza a transferência da agência dos correios em Taubaté para a Praça da Catedral, no prédio n.º 120. (O Norte).

 

1910   Realizam-se em Taubaté as festividades da ascensão de Nossa Senhora promovidas pela Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte inclusive com procissão em que debaixo do pálio o Santo Lenho é conduzido pelo Rev.mo Vigário Mons. Nascimento Castro. (O Norte).

 

1910   Morre no Rio de Janeiro, com 76 anos, o Conselheiro Domingos de Andrade Figueira, um dos mais notáveis estadistas do segundo império nascido a 24 de julho de 1835, formado em 1856 pela faculdade de direito de São Paulo e colega de turma dos saudosos Drs. José Maria da Câmara Leal e Joaquim Lopes Chaves. (O Norte).

 

1910   Lei Municipal n.º 131 concede ao Sr. Antônio José Ribeiro da Silva o direito de construir, usar e gozar de uma estrada de ferro econômica com bitola de 1m de largura que partindo de Taubaté vá às divisas do município de Redenção passando pelos bairros do Registro e Baracéa, com isenção por 20 anos de impostos municipais com prazo de 6 meses para iniciar os trabalhos, podendo desapropriar os terrenos necessários. (O Norte).

 

1913   Noticia-se a recente inauguração em Taubaté da Farmácia Paulista à Rua Visconde do Rio Branco, 85-A do farmacêutico José Benedito Malhado. (A Federação).

 

1914   De ordem do Ex.mo Sr. Bispo Diocesano, D. Epaminondas Nunes d’Ávila e Silva, enquanto se achar em conserto a capela do Rosário anexa ao Palácio Episcopal, as crismas serão realizadas na Catedral. (O Norte).

 

1914   A Casa da Moeda inicia a cunhagem de moedas de níquel em que são aproveitadas antigas moedas de 50, 100 e 200 réis já recolhidas. As novas moedas, agora de 400 réis pesam menos que as antigas de valor inferior. (O Norte).

 

1927   Com um sarau dançante o Centro Recreativo de Taubaté inaugura o seu novo salão de festas. (O Norte).

 

1927   Realizam-se em Taubaté eleições para vice-presidente do Estado na vaga ocorrida com a renúncia do c.el Fernando Prestes e a que se candidata o deputado federal Dr. Heitor Penteado. (O Norte).

 

1941   Morre em São Paulo o mestre major Acácio Garibaldi de Paula Ferreira, brilhante figura do magistério secundário, jornalista, republicano por índole, estudou no Colégio Caraça. Foi diretor do Ginásio do Estado em Taubaté. Tinha 90 anos e vinha educando e ilustrando gerações há 62 anos. Foi agraciado por Floriano Peixoto com o posto de major honorário do Exército Nacional. Membro do Instituto Histórico de Ouro Preto e da Associação Paulista de Imprensa. (O Momento).

 

1946   Instala-se na Prefeitura Municipal de Taubaté a Comissão Municipal de Preços em decorrên-cia de movimento popular que culminou no dia 10 do corrente. Os membros empossados ato continuo trabalham durante cinco horas para elaboração do tabelamento dos preços dos gêneros de primeira necessidade que é publicado a 16, sexta-feira. (Folha Democrática).

 

1948   O conjunto orfeônico da capital denominado “Coro Azul” realiza exibição no Cine Metrópole com apresentação de músicas sacras, clássica e popular. Ingresso Cr$ 20,00. Regência de Conceição Ferra e ao piano Sr.ta Maria Marques Ferreira. (Taubaté Jornal).

 

1948   O maestro Pizaroni anuncia suas aulas de música (escola fundada em 1943) na Rua Dr. Winther, 407 (maestro Raul Pizaroni) ensinando piano-forte, harmonia, teoria, canto, composição e solfejo. (Taubaté Jornal).

 

1948   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “A Notícia” dirigido pelo jornalista Archimedes Ri-zoli e sob gerência do Sr. Edgard de Souza Gomes. O 1.º é redator. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *