11 de agosto de…

0
Share

1815   Alvará do Príncipe-Regente D. João declara que os ourives de ouro e prata podem exercer livremente sua profissão no Brasil, pois, a carta régia de 30 de agosto de 1776 também fora revogada pelo Alvará de 1.º de abril de 1808. (Rio Branco, Ef. 372).

 

1860   Nasce em Taubaté o Sr. Luiz Samuel Marcon-des de Mello, oficial de sapateiro. (O Norte de 11/8/1910 – 50º).

 

1889   Em visita a seu progenitor Sr. Joaquim Vieira de Moura, juiz de paz da paróquia, enfermo, acha-se em Taubaté o cidadão taubateano Sr. Rodolfo de Moura, farmacêutico e fazendeiro em Araraquara, onde é Presidente do Clube Republicano. (Jornal do Povo).

 

1891   O Sr. José Flávio de Camargo, comerciante estabelecido nesta praça e membro da Comissão constituída em 1890 para construção de uma Capela de São José, abre um caixote que por engano lhe remeteu a 16 de julho a firma J. Braga Filho & Cia do Rio de Janeiro e verifica que a imagem que continha era exatamente de São José e resolve ficar com ela que supõe custar 600$ mas pela qual lhe cobram apenas 50$. Era destinado ao sul de Minas Gerais. No dia 27 de agosto de 1891 a imagem foi solenemente benzida no seu estabelecimento devidamente ornamentado que passou a se chamar Casa São José e trasladada para a Igreja Matriz. (Diário de Taubaté de 12/12/1897).

 

1901   A cidade de Taubaté continua deserta pois grande parte de seus habitantes permanecem em Tremembé onde campeia o jogo, para o qual apesar da crise, há dinheiro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os diretores das duas bandas de música (“João do Carmo” apelidada de “Paraguaios” e “Filarmônica Taubateense” que deve ser a chamada de “Ursos”) estudam a possibilidade de reunir as duas bandas sob o nome de Banda Municipal, o que não impedirá que continuem com sua direção própria, e mesma denominação. Em dias de festas e concertos tocarão as duas e se acabarão com as rivalidades existentes. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Suspende sua publicação “A Vespa”, jornal-zinho que se vinha editando em Taubaté. (A Verdade).

 

1910   Noticia-se o falecimento em São Paulo do ilustre prof. João Penna, paladino da instrução popular, jornalista, patriota, republicano ardente, um dos primeiros oficiais da Guarda Nacional de Taubaté a se apresentar fardado pronto a defender o regime da crise de 1893, depois do que foi candidato a deputado pelo partido oposicionista chefiado por Francisco Glycério com grande votação apesar de não eleito. Por intriga política foi afastado da direção do grupo escolar de Taubaté do que se defendeu brilhantemente pelas colunas do Jornal do Comércio do Rio. Reintegrado no magistério, foi diretor dos grupos escolares de Pinda e Lorena. Ultimamente era professor do Grupo Escolar do Belenzinho em São Paulo. Deve ter morrido dia 4 pois aqui se celebrou hoje às 8h missa de 7.º dia. (O Norte).

 

1910   Morre em São Paulo D. Floripes Gomes dos Santos Ribeiro, casada com Sr. Paulino Ribeiro, progenitora do Dr. Cardoso Ribeiro, juiz de direito de Taubaté e sogra do prof. Francisco Furtado Mendes Viana que foi diretor do 1.º Grupo Escolar de Taubaté e atual lente do Ginásio de Campinas. (O Norte).

 

1910   Resolução n.º 2 do Senado Estadual reconhe-ce válido o direito das Câmaras Municipais de obrigarem pôr lei os proprietários de imóveis nos bairros a concorrerem para a feitura ou reparo das estradas ou caminhos tanto em serviço como em dinheiro, assunto que em Taubaté é regulado pela lei n.º 26 de 8 de abril de 1896. (O Norte).

 

1910   Funda-se em Tremembé a Associação de Ro-teiro Rural, sociedade anônima de crédito com o capital de 100 contos para promover a exe-cução por meio de máquinas dos trabalhos de lavoura de seus sócios, dirigida por Dr. Antô-nio Maria da Silva, Dr. Jacintho de Barros (Idealizador) e Silvério Banhara. (O Norte).

 

1914   Com reduzida concorrência dá seu 2.º espe-táculo em Taubaté o Circo Variedades com a troupe dirigida por R. Spinelli. (O Norte).

 

1915   Morre em Taubaté o conhecido musicista Manoel Alves Borges, chefe de numerosa família, sogro dos Srs. Luciano de Paula, Napoleão Aguiar e Átila Barbosa. (Gazeta de Taubaté).

 

1917   A Prefeitura Municipal arrenda de D. Ana Rosa Marcondes o prédio n.º 14 da Rua Visconde do Rio Branco para em conjunto com o de n.º 16 (comprado) e devidamente adaptados instalação do 4.º Grupo Escolar recém-criado. (O Norte de 25/9/1918).

 

1940   O Dr. Edgard de Moura Bittencourt é promo-vido da Comarca de Bariri para a de Taubaté no cargo de Juiz de Direito. (O Momento).

 

1945   Aniversaria a Ex.ma Irmã Margarida do S. C. de Ranvile, diretora do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Idem o prof. Lafayete Rodrigues Pereira, delegado do ensino em Taubaté e jornalista. (Taubaté Jornal).

 

1945   Noticia-se o falecimento do Sr. Luiz Gonzaga Marcondes, taubateano, vítima de acidente, casado com D. Maria Antunes Marcondes, filha do Sr. Antônio J. Antunes. (Taubaté Jornal).

 

1945   Inaugura-se, o restaurante do Taubaté Country Club que dia 19, domingo, às 21h dará  seu  primeiro jantar com a “Típica Bueno Aires” e seu cantor Danilo Vargas que aqui realiza curta mas memorável temporada. (Taubaté Jornal).

 

1945   Durante o mês de julho o nosso Museu Histórico Municipal foi visitado por 303 pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Jambeiro, Tremembé, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Caçapava, Santa Branca, São Luís do Paraitinga, Redenção, Vargem Alegre, Pinda, São Lourenço, e Taubaté, inclusive, várias vezes, por oficiais do Estado Maior do Exército que em Taubaté realizam estudos e exercícios. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Sr. Cornélio da Costa Neves, inspetor de odontologia da 12.ª Região visita o gabinete “Dona Marina Porto de Oliveira Costa” de Assistência Dentária do Centro Municipal de Taubaté da Legião Brasileira de Assistência, confiado ao Sr. Ascendino de Almeida e deixa elogioso termo ao melhor organizado gabinete da região e que atende maior número de clientes. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *