10 de agosto de…

0
Share

1632   Falece, muito idoso, Martim Corrêa de Sá, capitão-mor que fora de São Vicente, filho de Salvador Corrêa de Sá, o Velho. Tinha comendas da Ordem de Cristo, por relevantes serviços prestados.

 

1780   Por falecimento de Bento Lopes de Leão, procede-se, nas casas de residência do Dr. Estevãos Gomes Teixeira, Ouvidor-Geral e Corregedor da Comarca que aqui se achava em correição, à eleição de três candidatos que seriam indicados para a cargo de capitão-mor da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté. São escolhidos, pela ordem, os cidadãos sargento-mor Manoel Lopes de Leão, Tenente Antônio Corrêa Santiago e João Francisco de Abreu Guimarães. Este último que participa da eleição como suplente do vereador e Procurador do Conselho José dos Santos Luz vota no capitão José Corrêa Leme Marzagão. (Atas I, 29).

 

1780   Francisco Rodrigues Portes é nomeado pela Câmara para Alcaide da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté o seu termo. Mediante o respectivo título deverá pleitear do Dr. Corregedor da Comarca a devida confirmação. (Atas I, 30).

 

1874   O Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves, médico diretor do hospital de Taubaté considera extinta a epidemia de varíola na cidade e passa a socorrer os doentes no hospital do Moinho em prédio cedido pelo Sr. José Benedito de Matos. Taxa de mortalidade: 46% das vítimas. (O Paulista).

 

1890   Inaugura-se a loja de calçados do Sr. Pedro Morelli, onde se encontram as marcas Pollack, Bolstok, Taylor, Queiroz, Ferry e Clark. (Jornal do Povo).

 

1890   Noticia-se o falecimento em Taubaté durante a semana finda do Sr. João Mariano de Paula Simões. Em Pindamonhangaba faleceu o Sr. Ignácio Marcondes de Moura Romeiro. (Jornal do Povo).

 

1890   O Colégio Americano de Taubaté contrata a professora normalista D. Luíza Esther de Moura Damasco Penna. (Jornal do Povo).

 

1890   O Sr. M. P. dos Santos Barreto, engenheiro chefe da Inspetoria de Terras de São Paulo, abre concorrência pública para construção de casas para colonos em Quiririm de conformidade com plantas e orçamentos à disposição no escritório da colônia mesmo e de acordo com autorização do governo. (Jornal do Povo).

 

1905   A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté promove romaria a pé ao Tremembé e com a qual se irá comemorar a passagem do 2.º aniversário da vinda da milagrosa imagem do Bom Jesus a Taubaté. A romaria será dia 15 e promovida por sócios da associação aos quais esta apenas cedeu seu estandarte. Foi suspensa. (Jornal de Taubaté).

 

1913   O Dr. Henrique de Macedo profere conferência no Centro Espírita  “União e Caridade” sobre o tema “Espiritismo Científico e Filosófico”. (A Federação).

 

1914   Decreto aposenta o professor Antônio Olympio Leite de Abreu do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” de Taubaté. (O Norte).

 

1934   Vindo de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro, porta em Taubaté em visita a D. Epaminondas o Cardeal D. Sebastião Leme a que se presta significativa homenagem com a participação da banda de música “9 de julho”. (O Lábaro).

 

1941   O prof. Emílio Simonetti, diretor do Ginásio do Estado, é promovido para a direção da Escola Normal de Pirassununga. Para a direção do Ginásio de Taubaté foi nomeado o prof. Herculano Loureiro de Almeida. (O Momento).

 

1945   Morre em Taubaté o Sr. Emílio Pereira da Silva, aposentado e que por muitos anos foi encarregado da estação telegráfica desta cidade, progenitor do cirurgião-dentista Dr. Nardi Pereira da Silva. (Nossa Terra).

 

1946   A Sociedade dos Amigos do Povo de Taubaté por uma comissão popular devassa estabelecimentos comerciais e desmascara sonega-dores de gêneros de primeira necessidade, revelando estoques de mercadorias escon-didos para venda no câmbio negro. A cidade é então guarnecida por soldados de armas embaladas e o comércio cerra suas portas. (Folha Democrática).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *