9 de agosto de…

0
Share

 

18….    Nasce a Baronesa de Jambeiro que em agosto de 1913 já estava viúva do Barão. (A Federação de 8/8/1913).

 

1848   Ato do Governo da província reduz o município de Bananal a apenas um distrito de paz.

 

1878   Em Pinda realizam-se eleições para eleitores gerais e especiais  da  paróquia. (Athayde Marcondes, Pinda 250 anos, Efemérides do fim do volume, p. 77).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté aprova o auto de multa lavrado a 28 de julho pelo fiscal de Tremembé Sr. Manoel Inocêncio de Paula contra José Alves Pereira por ter adquirido naquele povoado um carro de rapaduras do Sr. José Benedito de Queiroz, operação considerada atravessamento, pois, como verificou o c.el Jordão Pereira de Barros, Presidente da Câmara, o produto não apareceu mais no mercado. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Para evitar a demora com que tem sido publicado seu expediente a Câmara Municipal de Taubaté, por indicação de seu presidente c.el Jordão Pereira de Barros, determina que se faça imediato resumo da ata da sessão e se envie ao jornal. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté decide desapropriar 2,20m do terreno de propriedade do vereador Joaquim Moreira de Souza Almeida (que se retira para dar liberdade de deliberação) no Parque Dr. Barbosa de Oliveira adquirido do ex-presidente da Câmara, Barão do Tremembé. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté aceita oferta feita pelo Dr. Barros de uma grande porção de terra existente na Praça Dr. Paulo de Toledo, retirada de seu quintal ali. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Por indicação do vereador Sr. Joaquim Moreira de Souza Almeida autoriza-se a Comissão de Obras Públicas a mandar limpar os largos centrais da cidade que deverão ser conservados sempre limpos. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   O Diário Paulista, jornal taubateano passa da propriedade do Sr. Francisco Eufrásio de Toledo para a de uma Associação e promete continuar o seu caráter de “Órgão Imparcial” como vem fazendo há mais de um ano. (Diário  Paulista).

 

1912   A Companhia Norte Paulista, fornecedora de água no município, transfere seus escritórios da Praça da Catedral para o 1.º andar do sobrado da Rua Visconde do Rio Branco, 53. (A Federação).

 

1912   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo de Taubaté, segue para Campos Novos de Cunha em visita paroquial que deverá se estender a capelas das freguesias de Lorena, Guaratinguetá, Cunha e Roseira. (O Lábaro  e a Federação).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. Tomaz Pereira da Fonseca, com 34 anos, filho de ilustre família de Taubaté, do saudoso Francisco Pereira da Fonseca. Foi por muito tempo aferidor municipal. Em 1908 ingressou na E. F. Central do Brasil. Trabalhou nas estações de Pinda e Cruzeiro onde foi muito estimado e correto. Deixa viúva D. Maria do Carmo Fonseca. Foi enterrado na Boa Vista. (O Norte).

 

1914   Com entrada franca no campo do velódromo à Rua 4 de Março o Taubaté Foot Ball Club em treino amistoso enfrenta às 16h jogadores de Pinda. O Taubaté forma: Paulino – Simi e Rosseti – Juca, Pergentino e Paiva – Hugo, Guimarães, Agostinho, Pereira e Jajá. Reservas: Sinésio, Lulu e Ramos. (O Norte).

 

1914   Tendo em vista a crise decorrente da guerra européia o Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito, de acordo com o Dr. Custódio Moreira César, delegado de polícia, proíbem a exportação de gêneros do município, necessários à alimentação da população. (O Norte).

 

1914   Morre o Presidente da República Argentina, Roque Saens Pena, em Bueno Aires, figura eminente do Continente e grande amigo do Brasil onde o Mal. Hermes decreta luto por 3 dias. Vítima de derrame aos 63 anos. (O Norte).

 

1914   Morre, em Taubaté, com 60 anos o Sr. Abílio Cândido de Sá Moraes, radicado em Taubaté desde moço, onde começou como empregado do comércio e chegando a um dos mais fortes e estimados comerciantes da praça. Natural de Portugal. Muito caridoso, não perdia festas. Foi a alma da manifestação à 1.ª Câmara Municipal de Tremembé. Perdeu recentemente uma filha muito estimada o que o abalou deveras. Morreu na Santa Casa e foi enterrado no Convento. (O Norte).

 

1931   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “A Folha” com redação à Rua Duque de Caxias, 49, sob direção do Sr. Evandro Campos e Secretaria de Jarbas Câmara Leal Barros. Sai aos domingos e vem apresentado pelo prof. Cesídio Ambrogi. (O Norte).

 

1931   Inaugura-se solenemente na Fábrica de Juta local uma seção de fiação de juta nacional. (A Folha).

 

1931   Iniciam-se em Taubaté as visitas domiciliares de Nossa Senhora das Graças. (A Folha de 10/8/1932).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *