8 de agosto de…

0
Share

 Na imagem: Busto de D. José Pereira da Silva Barros

1868   O ten. c.el José Nogueira de Mattos, 1.º juiz de paz da Paróquia de Taubaté convida os 39 eleitores de paróquia de Taubaté para a composição da mesa no corpo da igreja Matriz local dia 7 de setembro próximo para a eleição de juízes de paz e vereadores. (O Paulista).

 

1890   Morre em Taubaté o Sr. Francisco Borges da Fonseca. (Jornal do Povo).

 

1891   O insigne taubateano José Pereira da Silva Barros, que a 7 de abril de 1888 havia se afastado da diocese de Olinda por motivo de saúde, recebe comunicação de que o Sumo Pontífice o havia transferido para a sede episcopal do Rio de Janeiro, atendendo os relevantes serviços prestados à Igreja numa época em que a nação brasileira passava por radicais transformações com a proclamação da República. (Diário de Taubaté).

 

1891   O insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros é recebido festivamente na Capital Federal em virtude de sua nomeação para Bispo do Rio de Janeiro, transferido da Diocese de Olinda. Desde 7 de abril de 1888 que se afastara do Recife, recolhendo-se a Taubaté por motivo de saúde. (Diário de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté D. Maria José de Moura Lobato, mãe do Sr. Benevenuto Francelízio Lobato e irmã do Cap. José Cirillo Lobato. (A Verdade).

 

1912   Divulga-se a notícia de que o cav. Rosalbino Santoro, vice-consul italiano em Taubaté foi agraciado com o título honorífico de oficial da Coroa da Itália. (O Lábaro).

 

1913   O Secretário do Interior pede providências à Secretaria da Fazenda no sentido de ser efetivada a doação feita pela nossa Prefeitura ao Governo do Estado do terreno da Praça Comendador Costa Guimarães, (Santa Teresinha) para construção do prédio do 2.º Grupo Escolar. (A Federação).

 

1913   Vão adiantadas as obras de construção do novo prédio do Hospital de Santa Isabel empreendidas pelo c.el Augusto César Monteiro e cap. José Cyrillo Lobato. A imprensa move campanha em prol sugerindo contribuição de 300 réis mensais, realização de quermesse, espetáculos beneficentes, para conclusão das mesmas. (A Federação).

 

1913   Em companhia do cirurgião-dentista Waldomiro Borba, aqui residente, visita a redação de A Federação o Sr. Jovino de Aquino, cirurgião-dentista, que aqui vem fixar residência. Montam juntos um consultório numa sala do prédio n.º 72 da Rua Visconde do Rio Branco. (A Federação).

 

1927   Missa de 11.º aniversário da morte de D. Gertrudes Jordão de Oliveira Costa. (O Norte).

 

1927   Morre em Taubaté D. Argenides Bernardine Bargnesi com 68 anos, natural da Itália, viúva do Sr. Benedito Bargnesi e sogra do Sr. Germano Corrêa Gomes. (O Norte).

 

1931   Realiza-se no Centro Recreativo a festa de coroação da nova rainha dos estudantes da Escola de Comércio de Taubaté (Praça Dr. Monteiro n.º 1). Senhorita Sinhaninha de Barros Cobra. (A Folha).

 

1934   O Sr. Evandro Campos toma posse do cargo de gerente do jornal católico Santuário de Santa Teresinha em substituição ao P.e Francisco Elóy de Almeida que se afasta por motivo de saúde.

 

1948   Noticia-se a próxima instalação do Posto Agropecuário de Taubaté em terras da Fazenda Cembranelli, no Bairro do Itaim. (Taubaté Jornal).

 

1948   O Sr. Aldary Squarcini Duarte é nomeado para o cargo de Fiel de Tesoureiro da Prefeitura Municipal de Taubaté, vago com a aposenta-doria do Sr. Miguel Félix Carneiro. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se o próximo aparecimento de mais um jornal local “A Notícia” do Sr. Arquimedes Rizoli. (Taubaté Jornal).

 

1948   De acordo com a Lei n.º 6 – 48 o Prefeito Dr. José Luiz de Almeida Soares nomeia comissão incumbida de proceder à revisão da nomenclatura de nossas ruas e praças, constituída de: Sr. José Olegário de Barros, presidente da Câmara, Dr. Félix Guisard Filho, Dr. Urbano Pereira, prof. Gentil de Camargo e prof. Cesídio Ambrogi. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se o falecimento do Sr. Augusto Tofulli pai do Sr. Júlio Tofulli. (Taubaté Jornal).

 

1948   D. Ana Câmara Leal Ambrogi, viúva do Sr. Humberto Ambrogi é Ministra da seção feminina da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   Anuncia-se para breve a instalação do Grupo Escolar Dom Pereira de Barros em seu novo prédio da Praça Santa Cruz. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *