7 de agosto de…

0
Share

1872   O ilustre pindense Dr. Francisco Ignácio Marcondes Homem de Mello é nomeado presidente da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro, encarregada da construção da Estrada de Ferro entre Cachoeira e São Paulo, depois Central do Brasil. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 76).

 

1879   Lei n.º 646 revoga a de n.º 49 de 15 de abril de 1879 e altera os limites fixados pela Lei n.º 52 de 10 de abril de 1872 para os municípios de Caçapava e Jambeiro.

 

1897   Lei n.º 39 estabelece a obrigatoriedade da matança de porcos, carneiros e cabritos, ex-clusivamente no matadouro recém-construído, anexo ao matadouro de gado vacum, com exceção dos abates que se fazem além de 2km, dos limites suburbanos da cidade, mediante o pagamento de 2$000 por cabeça. Presidente: c.el José Benedito; Secretário: Manoel Alves Borges. O novo matadouro foi construído pelo Sr. Carmelo Giunta. (Diário de Taubaté).

 

1905   O Sr. José Félix Paulino Bernasconi assume o cargo de delegado de polícia  de  Taubaté por-que é 1.º suplente. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Gastão Câmara Leal, 1.º secretário da Venerável Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, convida os irmãos a comparecerem com seus balandraus à procissão do Divino Espírito Santo em Tremembé, domingo dia 13. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Na porta da Igreja Matriz do Bom Jesus em Tremembé, o vigário-geral Rev.mo  Mons. Antônio do Nascimento Castro procede à bênção de um bote denominado “Maria Avançadora” pertencente à Ordem dos Trapistas depois do que, é conduzido ao rio e experimentado com sucesso. (O Norte).

 

1913   O secretário do interior declara facultativo o ponto nos Grupos Escolares de Taubaté devido à festa do Bom Jesus do Tremembé encerrada ontem. (A Federação).

 

1913   A Farmácia Pereira tem, à disposição dos interessados, livro para assinatura de adesão aos candidatos Ruy Ellis para Presidente e Vice-Presidente da República. Entre outros já assinaram: Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães, 1.º juiz de paz; Eduardo José Pereira, suplente do subdelegado e negociante; João Bindão, funcionário municipal; Helvino de Morais, comerciário; José Gabriel Nogueira de Barros, proprietário; Júlio Marcondes do Amaral, prof. aposentado; Francisco Monteiro de Camargo, artista; Segesfredo Monteiro de Camargo (Fêgo), artista; Benedito Antunes de Camargo, artista; Francisco Fernandes Monteiro, prof. particular; Francisco Enéas M. Natividade, diretor do colégio São João Evangelista; Dr. Paulo de Oliveira Costa, promotor de Áreias; Joaquim Corrêa Gomes, negociante (liberal); Antenor Leite, juiz de paz em exercício (liberal); Jovino de Barros, funcionário municipal e Mário Malta Guimarães, proprietário. (A Federação).

 

1945   Instala-se solenemente a Liga Eleitoral Católica, Às 14h Dom Francisco Borja do Amaral, bispo da diocese, orienta o clero da diocese reunido no Seminário Diocesano. O Dr. José Pedro Galvão de Souza, do laicato católico de São Paulo, fala sem as finalidades da liga apolítica. À noite, no “Salão Dom Epaminondas” realiza-se a assembléia de nomeação e posse da Junta Regional da LEC sob a presidência do Sr. Bispo. Aberta a sessão é recitado o Credo. A Junta é constituída dos Srs. Dr. José Evangelista de Andrade, presidente; Agostinho Peres da Silva, secretário-geral; Dr. Lauro Augusto de Almeida, prof. José Ezequiel de Souza e Newton Câmara Leal Barros como membros. O Dr. Lauro de Almeida apresenta o orador oficial da noite o Dr. José Pedro Galvão de Souza, sobre as finalidades da liga. Fala em seguida o Dr. José Evangelista de Andrade que agradece sua escolha. O Rev.do P.e José Luiz Pereira Ribeiro dá explicações de ordem prática e avisa que a LEC vai iniciar o alistamento na cidade e subúrbios. O Sr. Bispo agradece. A ZYA-A-8. transmite. Canta-se o Hino Nacional. (Taubaté Jornal).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *