6 de agosto de…

0
Share

1822   O Príncipe Regente D. Pedro dirige manifesto (redigido por José Bonifácio) expondo os acon-tecimentos do Brasil às nações amigas. (Rio Branco, Efemérides, p. 364).

 

1854   Nasce em Taubaté D. Chiquinha de Mattos. (“A Verdade” de 8.8.1905).

 

1865   Morre em Taubaté D. Eufrosina Esmeralda de Abreu Camargo. (Jornal de Taubaté de 2 de agosto de 1901).

 

1867   O Dr. Jorge Emílio Theodoro Winther, médico, regressa de sua viagem à Europa. (Lanterna Mágica).

 

1883   Na sacristia da capela do Bom Jesus de Tremembé (município de Taubaté) realiza-se reunião dos organizadores da Companhia de Bondes a Vapor Taubaté a Tremembé para o transporte de xisto para a Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté em que se subscrevem cerca de dois terços do capital necessário ao empreendimento. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Na missa solene na capela do Bom Jesus do Tremembé prega o orador sacro Rev. P.e Francisco de Paula Rodrigues. A orquestra da Philarmônica Taubateense regida pelo prof. Bernardino Coelho Jr. executa a missa de Giuseppe Cerruti; após à procissão prega o Rev. Pe Alberto Gonçalves. Na missa de São Francisco de Assis (anteriormente) a orquestra da Corporação Musical “Princesa Imperial” executou a missa de São Carlos do musicista pindense Antônio José Marcondes Homem de Mello e a da Philarmônica Taubateense a missa do maestro Elias Lobo.

 

1890   Realizam-se em Tremembé as tradicionais festas do Bom Jesus. Ontem foi de Nossa Senhora da Glória, anteontem de São Francisco. Exibe-se o bandarilheiro Fernando Bellostas, de fama internacional, com os touros Gigante, Treme-Terra, Gaviso, Faísca, Come-fogo, Vulcano, Tiracisma; o Batista dos bonecos automáticos, João Minhoca, cavalinhos-de-pau, companhia eqüestre de Theotônio de Moraes, rifas do Mairaninho, os Caiapós do Candinho. Hoje, última noite, às expensas do festeiro Sr. João Gomes da Luz, haverá queima de fogos de artifício do pirotécnico Daniel José de Camargo. A Companhia de Bondes conta com carros extras da estrada do Norte que correrão de hora em hora a 1$000 ida e volta. Os ingressos devem ser comprados com antecedência na estação, na farmácia Paulista, nas redações do Noticiarista, do Jornal do Povo, na Alfaiataria Morelli, no Alberto Monteiro, na Casa do Barateiro (José Flávio de Camargo) no Joaquim Monteiro e Leopoldo Hummel; no Tremembé: na estação e na loja do Patto. Criança de5 a 10 anos que ocupam lugar $500 ida e volta. (Jornal do Povo).

 

1897   Realizam-se em Tremembé as solenidades da Festa do Bom Jesus com a cerimônia da bênção e consagração, pelo arcebispo de São Paulo, do novo templo, saindo na procissão pela 1.ª vez (depois de 50 anos) a verdadeira e grande imagem. (Diário de Taubaté).

 

1901   Os Rev.dos sacerdotes taubateanos Cônegos Bento e Antônio de Souza Almeida são nomeados provedores do Bom Jesus para as festividades de 1902. Para as festividades de Nossa Senhora da Glória foram nomeados os Srs. Dr. Antônio Augusto Moreira de Toledo e D. Maria Emilia de Moura Almeida. Para festeiro de São Francisco de Paula no próximo ano: Sr. Joaquim Moreira de Souza e Almeida e D. Maria Alvarenga Moreira de Toledo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Durante as festas de Tremembé deste ano a Empresa de Bondes a Vapor Taubaté Tremembé esteve sob gerência do Sr. John Mather, correndo tudo normalmente, sem reclamações. Em todos os atos religiosos oficiou a Corporação Musical “João do Carmo” conhecida como Banda dos Paraguaios. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Em Taubaté há muitas padarias onde (o jornal diz dezenas, mas parece exagero) apesar da baixa da farinha de trigo o pão continua há muito sendo vendido pelo mesmo preço. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Por ordem do tesoureiro Sr. José Domingues Ribas o cobrador Sr. José Francisco Gomes está procedendo à cobrança das jóias e mensalidades da recém-fundada Sociedade Literária e Recreativa de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Convalesce em São Carlos o sacerdote taubateano Mons. Miguel Martins da Silva, ex-vigário interino daquela paróquia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O diário local “Jornal de Taubaté” que a partir de 1.º de junho último, por experiência, passara a ser publicado à tarde, volta a sair pela manhã. Era impresso às 4h da tarde e perdia o correio de Tremembé para ser distribuído ali e os trens expressos para São Paulo e cidades intermediárias onde tem assinantes e onde só era lido na manhã de 2 dias depois de publicado. Na cidade apesar de ter dois empregados na entrega só era entregue à noite e ainda com irregularidade. Atende a pedidos. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Lei Municipal n.º 107 cria imposto de 100 réis sobre o quilo de ovo contra o qual recorre ao Senado Estadual o Sr. Antônio José da Cunha. Parece que foi em vão o recurso pois que em março de 1914 a Prefeitura de Guaratinguetá solicitava à Prefeitura Municipal de Taubaté cópia das informações prestadas pela Câmara e pelo Senado sobre o recurso. O Dr. Gastão Câmara Leal informou que não podia atender por que não constavam do arquivo da Prefeitura que só foi instalada em 1908. (O Norte, de 18/3/1914).

 

1912   A Companhia Telefônica Bragantina instala em Tremembé um centro telefônico provisório para atender o público durante a festa do Bom Jesus. (O Lábaro).

 

1913   Não se realizam este ano as tradicionais festas do Bom Jesus do Tremembé, conforme consta do relatório do Prefeito Municipal de Tremembé apresentando à Câmara daquela cidade a 15 de janeiro de 1914, com o que justifica a queda da arrecadação municipal. Deve ser por motivo da epidemia de alastrim que assola Taubaté (e com certeza a região, inclusive Tremembé), como se vê do relatório do Prefeito de Taubaté: epidemia iniciada em 1912 e jugulada em 1913, relatório da mesma data. (O Norte de 20/2/1914).

 

1914   São festeiros do Bom Jesus o c.el José Benedito Marcondes de Mattos e sua Ex.ma esposa D. Francisca de Paula Marcondes de Mattos. O cap. Octávio Lobo Vianna, agente da estação da Central em Taubaté organiza trens especiais (subúrbios) que correrão à medida da necessidade, a $500 1.ª classe e $400 a 2.ª classe. Não há ainda à venda bilhetes de ida e volta para Tremembé que deverão ser postos à venda a partir de setembro. Renda da estação local em julho: 35:228$350; bilhetes: 12:501$250 e fretes: 36:420$300. Neste dia 6 correm 16 trens especiais com o chefe Vilaça e o maquinista Canuto que são elogiados. Vendem-se para Tremembé 1942 passagens de 2.ª classe e 674 de 1.ª classe. (O Norte).

 

1932   Visita Taubaté a festejada pianista Guiomar Novais. (A Folha).

 

1932   As solenidades da tradicional festa do Bom Jesus do Tremembé se limitaram este ano à missa solene e pomposa procissão tendo sido canceladas as festas profanas em virtude da revolução constitucionalista. (A Folha).

 

1939   Noticia-se o falecimento em Taubaté de D. Ma-ria Negrioli Cembranelli progenitora do Dr. Jo-sé Luiz Cembranelli distinto e estimado clínico aqui residente de longa data. (O Lábaro).

 

1939   Com 95 anos de idade falece em São Paulo o ilustre taubateano P.e Francisco Carlos de Alvarenga, irmão de D. José Pereira da Silva Barros, arcebispo titular de Darnis. Faleceu no Asilo de São Vicente de Paulo, da Capital, de que foi capelão por longos anos. Era o mais velho sacerdote paulista e possivelmente do Brasil. Nasceu em Taubaté a 20 de julho de 1844. Estudou aqui as primeiras letras e entrou para o Seminário Provincial de São Paulo a 20 de abril de 1860. Recebeu a sagrada tonsura e ordens menores a 31 de março de 1872, subdiaconato a 7 de abril e diaconato a 14 do mesmo mês e ano. Estas ordens todas lhe foram conferidas por D. Vital Maria Gonçalves de Oliveira, então Bispo de Olinda. Foi ordenado sacerdote a 20 de abril de 1873 por D. Lino Deodato de Carvalho recém-empossado no Bispado de São Paulo. Foi nomeado coadjutor da matriz de Taubaté, acumulando durante esse tempo sucessivamente os cargos de capelão da capela do Ribeirão das Almas, de Santa Luzia, do Colégio Bom Conselho e do Externato de São José, em Taubaté. Mudou-se para São Paulo e foi nomeado coadjutor da Igreja de Santa Ifigênia, depois capelão do Asilo de São Vicente de Paulo onde permaneceu, mesmo afastado. Era também conhecido por Pe Chico. Era filho do Cap. Jacyntho Pereira de Barros, e de D. Anna Joaquina de Alvarenga. Em 23 de agosto de 1885 participou da fundação em Taubaté da 1.ª Conferência de São Vicente de Paulo. (O Lábaro).

 

1941   O 5.º BC da Força Policial do Estado, aquar-telado em Taubaté, recebe a visita do c.el Luís Gaudie Ley, comandante geral da milícia, que se faz acompanhar do c.el José Teófilo Ramos inspetor administrativo. (O Momento).

 

1945   Decreto estadual nomeia o prof. Alcides Souza Portela, diretor do Grupo  Escolar de Quiririm, para diretor do Grupo Escolar “Dom Pereira de Barros” (3º grupo) desta cidade. (Nossa Terra).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *