4 de agosto de…

0
Share

1578   Fere-se a batalha de alcácer Quibir na qual morre o Rei D. Sebastião de Portugal. (Rio Branco, Efemérides, p. 361).

 

1889   Procedente de São Paulo onde foi acometido de grave moléstia está convalescendo em Taubaté o Visconde de Mossoró. (Jornal do Povo).

 

1895   Prosseguem em Tremembé as solenidades da tradicional festa do Divino Espírito Santo com missa cantada às 9h na Igreja de São Sebastião com pregação ao Evangelho. À tarde percorre as ruas do distrito imponente procissão. Há leilão e parte profana. Oficia a Corporação Musical “Lyra Taubateana” do prof. José Vicente de Barros, alfaiate. (O Popular).

 

1896   Morre na fazenda de seu cunhado José Galvão César o Rev. P.e Francisco Monteiro César, hoje conhecido por Padre Miné, sendo sepultado em Guaratinguetá. Era natural de Pindamonhangaba, filho de Manoel Monteiro César e de D. Francisca Monteiro das Chagas. Fez seus primeiros estudos no Lyceu de Taubaté (Convento de Santa Clara) completando-os no seminário de São Paulo. Ordenou-se em Itu onde se achava o bispo da diocese D. Antônio de Mello. Foi nomeado vigário de Santa Isabel e dias depois coadjutor de Guaratinguetá. Substituiu o vigário de Pinda Côn. Tobias da Costa Rezende por motivo de sua eleição para deputado de 1870 a 1871 e reeleito de 1872 a 1873. Retirou-se para sua fazenda e foi nomeado capelão de Aparecida. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 181).

 

1900   Morre em Sertãozinho o poeta e jornalista Antônio Daniel do Prado, cunhado do Cap. Manoel Vaz de Toledo Júnior, escrivão de órfãos nesta cidade, e que aqui militou por muitos anos na imprensa, onde redigiu o Diário Paulista. (Jornal de Taubaté).

 

1900   O Santo Padre Leão XIII cria a diocese de Pouso Alegre no Sul de Minas Gerais, sendo seu primeiro Bispo D. João Batista Corrêa Nery até 1909 quando foi transferido para a Diocese de Campinas e onde morreu a 1.º de fevereiro de 1921. O 2.º Bispo de Pouso Alegre, sucessor de D. Nery foi D. Antônio Augusto de Assis; a este em 1919 sucedeu D. Octávio Chagas de Miranda. (O Lábaro de 14/8/1940).

 

1901   A Casa São José, de Camargo & Filhas, fundada a 1.º de julho de 1851 pelo Sr. Antônio Vieira Afonso, pai do c.el João Afonso Vieira, passa a permanecer fechada aos domingos. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Iniciam-se em Tremembé as festas de São Francisco de Paula de que são festeiros os Srs. Marcolino Vieira da Silva e D. Luiza Antunes. (Jornal de Taubaté).

 

1902   “O distinto e ilustrado oculista Dr. José Chardinal, um dos mais belos talentos da classe médica paulista” (no dizer de Athayde Marcondes), natural de Taubaté, realiza operação de catarata no Conselheiro Francisco Ignácio Marcondes Homem de Melo, Barão Homem de Melo, livrando-o da cegueira que o atacara em fins do século. A operação se realizou em presença de seu médico assistente Dr. Valeriano Ramos. Recuperando a vista o Barão Homem de Melo reassume o exercício do cargo de professor de História e Geografia do Colégio Militar de que era decano e tinha as honras de major do Exército, recebendo de seus alunos estrondosa manifestação. A respeito desse mal de que se viu livre o ilustre brasileiro compôs quadras que intitulou “A Minha Nebulosa”, “Luz Última” de 1.º de março de 1901 e “Prima Lux” de 30/8/1902. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 170).

 

1905   Chega a Taubaté pelo Noturno (trem) o Dr. Teixeira Leite que vai à Ilha dos Porcos passando por São Luís do Paraitinga e Ubatuba proceder ao levantamento da planta e demais estudos para a instalação ali da Colônia Correcional proje-tada pelo governo. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Dom José de Camargo Barros, Bispo de São Paulo, morre no naufrágio do navio “Sírio” no litoral da Espanha de regresso de Roma. Seu sucessor viria a ser o insigne taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, nascido a 4 de abril de 1867. (Biografia, 48).

 

1910   O Sr. Eloy Ribeiro da Rede Telefônica Pinda-monhangabense pede à Câmara Municipal de Taubaté licença para instalar aparelhos telefô-nicos comerciais nesta cidade. (O Norte).

 

1910   Em caráter de urgência a Câmara Municipal de Taubaté concede licença ao Sr. Antônio José Ribeiro da Silva para estabelecer uma linha férrea no município. (O Norte).

 

1913   Morre em Taubaté a professora pública D. Dalila Marcondes irmã do Dr. Bento Domingues de Castro, delegado de políciaem Santa Isabel, de distinta família luisense. (A Federação).

 

1915   Assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté o Dr. João Emerita da Silva Ramos. (Gazeta de Taubaté).

 

1927   A firma Monteiro & Cia Ltda. torna pública a inauguração em Taubaté, no Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 23, de representação da Ford Motor Co. com oficina. A agência Chevrolet já vem funcionando à Rua Marquês do Herval n.º 147 e oferece seus carros aos seguintes preços: Turismo, 6:600$; Voituretti, 6:600$; Sedan e Coche, 9:200$; Coupé, 9:200$; Landau, 10.800$ e Cariolet, 10:750$. (O Norte).

 

1927   Morre em Taubaté D. Cândida de Abreu Salles, viúva do Sr. José Francisco de Salles, com 56 anos, progenitora do Sr. Jorge Salles, Maria da Conceição Salles, Maria Cândida Salles e José Benedito Salles. Era irmã dos Srs. Paulino Gomes da Silva e José Gomes da Silva, este residente em Jaú. (O Norte).

 

1932   Parte de Taubaté às 21h com destino ao front o batalhão Jacques Félix sob o comando do Ten. Reynaldo Rondini e tendo como capelão o P.e João Herculano Pereira Cardoso, vice-diretor do Ginásio Diocesano. É saudado pelo Sr. Evandro Campos, diretor de “A Folha” e em agradecimento fala o prof. Joaquim Manoel Moreira, secretário e lente da Escola de Comércio e lente da Escola Normal, intendente do batalhão que segue com o mesmo. (A Folha).

 

1932   Aporta em Taubaté de passagem para o front, o Batalhão Arquidiocesano. (A Folha).

 

1945   No Colégio Diocesano Santo Antônio de Taubaté é encerrada a cruzada do ouro para o cibório (vaso próprio para guardar as hóstias consagradas). (Taubaté Jornal).

 

1945   Morre, em Taubaté, o venerando Sr. Francisco Luiz de Campos, natural de Salesópolis, descendente de nobre linhagem portuguesa, progenitor do jornalista Sr. Evandro Campos, chefe de numerosa família. Fundou a imprensa periódica em Paraibuna, onde dirigiu o “O Paraibunense” e também foi comerciante; dirigiu ou colaborou em periódicos de Salesópolis, Jacareí, Caçapava e Taubaté. Exerceu cargos públicos e eletivos e durante certo tempo percorreu grande parte do Brasil como representante de grandes firmas da capital. Era casado com D. Engrácia Gomes de Campos, deixando os filhos: Pe Leonardo de Campos, capelão do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho; Éolo de Campos, industrial em São Paulo; Aglaope Campos Hardt, em Guararema; Zilvira Campos Faria, em São Paulo; Gumercindo Campos, do Taubaté Jornal; Evandro Campos, secretário do Museu Histórico de Taubaté casado com D. Maria Cecília S. Campos; Adi Campos, Coletor Federal em Bauru; Helohat Campos Valério, casada com o Sr. Antônio Valério em Taubaté; Sr.ta Dafne Campos, funcionária do Depart.o Assist. Social em São Paulo; Gesner Campos, contador em Jacareí. Assistiram seus últimos instantes o Rev.do P.e José Luiz Pereira Ribeiro que lhe levou bênção especial de D. Francisco Borja do Amaral, nosso Bispo, e o seu filho sacerdote Rev.do P.e Leonardo Campos. Nascido a 2 de setembro de 1869. (Taubaté Jornal).

 

1945   A “Casa de Taubaté” assinala o lançamento de seu novo plano popular de vendas “Credital” com uma reunião elegante em seu salão de chá, Rua Carneiro de Souza (onde está hoje a DRF-3 Prédio Urupês) com a “Típica Buenos Aires” que aqui realiza curta mas memorável temporada com o seu cantor Danilo Vargas. O Dr. Félix Guisard Filho, presidente da organização dá explicações sobre o plano e a seguir fala o representante da firma elaboradora do plano, Sr. Nelson Fernandes. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *