2 de agosto de…

0
Share

1735   Morre o capitão-mor Ignácio Bicudo de Siqueira. Era natural de Taubaté, filho de Domingos Gil de Siqueira, e de D. Margarida Bicudo Romeiro, neto pelo lado materno do capitão Antônio Bicudo Leme e pelo lado paterno de Pedro Gil e D. Violante de Siqueira (ele falecido em Taubaté com testamento em 1668 e ela em 1656 (Silva Leme – vol. 8.º – p. 36). Casou-se em Taubaté com D. Bernarda Rodrigues da Silva, filha de Domigos do Prado da Costa e de D. Isabel Rorigues do Prado. O Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida Portugal, 3.º governador e capitão-general da Capitania de São Paulo o nomeou capitão-mor em 1720 da vila real de Pindamonhangaba, cargo que exerceu até a morte. Era pai do capitão-mor homônimo Ignácio Bicudo de Siqueira que se casou com D. Maria Vieira Marcondes, filha do capitão Antônio Marcondes do Amaral. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – p.225).

 

1824   Nasce no Rio de Janeiro a princesa de Joinville, Francisca de Bragança, falecida em Paris a 27 de março de 1898, irmã de D. Pedro II, imperador do Brasil. (Diário de Taubaté, 29/3/1898).

 

1831   Nasce no Bairro do Tremembé, município de Taubaté, o Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, falecido a 4 de fevereiro de 1901. (Jornal de Taubaté de 6 de fevereiro de 1901).

 

1867   Assume a Clínica do Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitên-cia de Taubaté o Sr. Manoel Ferreira Louro Jr. que presta serviços e fornece medicamentos gratuitamente. (O Paulista, de 3/7/1870).

 

1884   O Sr. Alfredo de Almeida é nomeado escrivão da Coletoria das Rendas Provinciais de Taubaté. (Gazeta de Taubaté).

 

1896   O futuro 1.º Bispo de Taubaté, D. Epaminon-das Nunes D’Ávila e Silva, então coadjutor, toma posse como vigário da Paróquia de Nos-sa Senhora da Conceição do Serro Frio – MG.

 

1897   Morre em Taubaté o antigo negociante nesta praça Sr. Domingos Marques Guimarães, natural de Caldas das Taipas em Portugal. (Diário de Taubaté).

 

1901   Os Sr. Camargo & Filhas, proprietários da Casa São José, fundada a 1.º de julho de 1851 pelo Sr. Antônio Afonso Vieira, português, pai do c.el João Afonso Vieira, por motivo de decidir permanecer fechada aos domingos a partir de 4 do corrente e comemorando a 6 de agosto o 36.º aniversário de morte de sua mãe D. Eufrosina Esmeralda de Abreu Camargo ocorrida a 6 de agosto de 1865, entregam, por intermédio do Jornal de Taubaté, às Sr.as D. Maria Tereza Lobato e Marianna Ferreira de Abreu e Costa, 36 cortes de saia de chita comum para distribuição a meninas pobres, bem como a importância de 100$000 para auxílio aos pobres da Ordem Terceira, do Hospital de Santa Isabel, e das Soc. Benefic. de São Vicente de Paulo e Coração de Jesus. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Imprensa taubateana acha de urgente necessidade a instalação de um posto  policial  no centro da cidade, para ser de um momento para outro acudido um incidente, visto como está localizado na cadeia nova no Largo Comendador Costa Guimarães, muito distante (hoje Praça Santa Teresinha, a cadeia já demolida).

 

1901   Em Paraibuna o prof. Benedito Maria Calazans aguarda o término das obras do Hospital de Misericórdia para iniciar a construção da Igreja de São Benedito no local onde está o cruzeiro chamado Vila Modesto Leite e cuja planta vai ser feita pelo Sr. João Luiz Hardt. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Realizam-se no Asilo de Mendicidade de Taubaté  as solenidades de posse das Irmãs da Congregação de São José que vão se encarregar de sua Administração. (A Verdade).

 

1905   Com a realização em Taubaté de um desusado número de casamentos, verifica-se afinal que ocorrem em virtude da lei que transita pelo Congresso Nacional tornando obrigatório o serviço militar e que institui obrigações em primeiro lugar para os solteiros. (A Verdade).

 

1905   No Asilo de Mendigos realizam-se as solenida-des de posse em sua direção das irmãs da Congregação de São José. Às 9h foi celebrada a missa pelo Côn. Benjamim de Toledo Mello acolitado pelo Rev. Côn. Almeida e P.e Antônio Vieira. O Côn. Antônio Nascimento Castro, vigário colado, fez a pregação e benzeu os aposentos das irmãs. Em seguida a diretoria da Sociedade Protetora do Asilo deu a posse. Na sessão de posse o Dr. Granadeiro Guimarães propôs um voto de louvor à atual diretoria da Sociedade Protetora e serviu-se um lanche. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Diante da crise geral que faz com que o Sr. Rivadávia Corrêa, Ministro da Fazenda, reiteradamente desminta notícias de emissão para antecipação de receita e o deputado Irineu Machado apresentar projeto de lei ontem, impedindo decretação de falência de firmas credoras do governo federal, o correio de Taubaté não tem condições de pagar vale postal de 25$000. emitido em Riachuelo a 20 de julho. (O Norte).

 

1914   De retorno da Europa encontra-se de novo em Taubaté o Cônego José Pedro de Araújo Marcondes, cunhado do Sr. Affonso Ferreira Neves, negociante na praça, vigário de Santa Cruz do Rio Pardo. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o recém-falecimento em Taubaté de D. Rita de Castro Oliveira, esposa do Sr. Joaquim de Oliveira Lima e cunhada do Cônego Oliveira Lima, lente do seminário local. (O Norte).

 

1945   À tarde circula a notícia da oficialização da Escola Normal de Taubaté, autorizada pelo Interventor federal Dr. Fernando Costa. Foi fundada pelo ilustre e saudoso industrial Sr. Félix Guisard. A oficialização se deve principalmente aos Srs. Drs. José César de Oliveira Costa, Conselheiro, e Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal. (Taubaté Jornal).

 

1948   Chega a Taubaté o novo orientador técnico do Esporte Club Taubaté Sr. Demétrio Soares. (Taubaté Jornal).

 

1949   O vereador prof. Octacílio Carvalho de Paula apresenta à Câmara Municipal de Taubaté indicação no sentido de ser alargada a rua que liga o Bairro do Areão ao de Santa Cruz, a fim de permitir a instalação de luz elétrica. O Dr. Félix Guisard Filho salienta a inconveniência dos gases da Panal que invadem a cidade, com prejuízo da saúde pública. (Taubaté Jornal).

 

1962   Lei n.º 651 cria o Curso de Formação e Orientação Doméstica junto ao Patronato “Cardoso Ribeiro” do Lar Escola Santa Verônica, de Taubaté. (Manual, 167).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *