23 de julho de…

0
Share

 1684   Realiza-se em São Paulo o 1.º acordo entre as dissidentes famílias Pires e Camargo para participarem daí por diante em igualdade de condições da governança da República da Vila de Piratininga, por motivo de cuja luta e amigos da família Pires resolvem se mudar para Taubaté onde exercem cargos importantes originando-se então a rivalidade que por largos tempos perdurou entre taubateanos e piratininganos como eram chamados. (Diário Paulista de 3/11/1887).

 

1833   Nasce, em Taubaté, o Cônego Benjamim de Toledo Melo promotor eclesiástico do bispado, cônego da Sé de São Paulo e Comendador da Ordem de Cristo, Inspetor Escolar e Deputado Estadual. Capelão do Santuário do Bom Jesus. (O Norte de 24/7/1918).

 

1840   Proclama-se a maioridade do Imperador D. Pedro II. (Rio Branco, Efemérides, p. 337).

 

1842   Assina-se em Viena o contrato de casamento do  Imperador D. Pedro II com a princesa real D. Teresa Cristina Maria de Bourbon, filha do rei Francisco de I, das duas Sicílias. (Rio Branco, Efemérides, 337).

 

1876   Com a assistência de mais de 6 mil pessoas, o Missionário Apostólico Frei Caetano de Messina celebra missa campal no alto do Convento, prega e dá a bênção papal. Em seguida de crucifixo na mão ajoelha-se, pede perdão e perdoa e se despede em lágrimas fazendo chorar grande número de pessoas. Às 11h parte de trole para São José do Paraíso. À bênção papal precede cantoria pelos cônegos Abreu, Padre Vigário José Pereira da Silva Barros, Pe Antônio de Souza e Almeida, Pe Antônio do Amarante, Pe Francisco Cosco, Pe Francisco de Alvarenga, Pe Miné, Pe Mariano, Joaquim Muniz Simões e o Rev.mo Guardião do Convento Frei Miguel Tramontano. Foram recolhidos 3 contos de esmolas para fundação de um colégio para meninas de que vai se encarregar D. José tão logo D. Lino volte da Europa. (Diário de Taubaté, 27/8 e a Imprensa de Taubaté).

 

1886   Às 23h morre o capitão Jacinto Pereira da Silva Barros  progenitor de Dom José Pereira da Silva Barros, bispo de Olinda. Arcebispo de Darnis. Foi batizado em Taubaté a 27 de abril de 1805 e era casado com D. Ana Joaquina de Alvarenga, batizada em Taubaté a 31 de agosto de 1810, filha de Francisco Carlos de Alvarenga e Maria Joaquina da Silva, falecidos em 1828. O capitão Jacinto era filho primogênito de José Gonçalves da Silva, natural de Sabará e de D. Ana Maria da Conceição de Jesus Fonseca nascida em 1776, casados em Taubaté. (Diário Paulista, 21/07/1888).

 

1890   Os casamentos civis em Taubaté passam a ser realizados na sala do Conselho de Intendência Municipal. (Jornal do Povo).

 

1895   Encontra-se em Taubaté o sacerdote tauba-teano Cônego Antônio Moreira de Souza Almeida, vigário de Itajubá. (O Popular).

 

1895   Retira-se para São Paulo onde vai se estabelecer à Rua de São Bento n.º 10-A o farmacêutico Francisco Claudiano de Abreu. (O Popular).

 

1895   O major João Monteiro de Alcântara e Silva renuncia por motivo de saúde à sua candidatura ao cargo de vereador nas eleições do próximo dia 30 sendo substituído pelo Sr. Joaquim Antônio de Oliveira Penna indicado pela Comissão organizadora da chapa. (O Popular).

 

1897   O ilustre taubateano Rev.mo Pe Dr. João Evangelista  Pereira de Barros é nomeado Reitor do Seminário Episcopal de São Paulo. (Diário de Taubaté).

 

1900   Na capela do Externato São José e na Igreja Matriz celebram-se missas em ação de graças pela passagem do 50º aniversário de casamento (bodas de ouro) do ten. c.el Manoel de Siqueira Mattos e D. Maria Aureliana de Mattos com 21 filhos, 83 netos e 18 bisnetos, estando vivos 14 filhos, 57 netos e 11 bisnetos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Parte para a Europa em tratamento de saúde com sua família o Sr. Caetano Giovine, pai do Sr. Honório Giovine (Jovino) diretor do Jornal de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na redação do Jornal de Taubaté está uma lista de subscrição nacional para erecção no Rio de Janeiro de uma estátua a José do Patrocínio. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Aniversaria o Côn. Benjamim de Toledo Mello. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Depois de terem estado em Taubaté onde assistiram ao casamento do Sr. João Francis-co Malta Neto com D. Maria das Dores Penna (filha do major Antônio Gomes de Souza Penna) regressam a Lorena o prof. João Penna, diretor do Grupo Escolar daquela cidade, e sua esposa D. Esther de Moura Damasco, prof.ª do mesmo estabelecimento. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sport Club Taubateense promove nova tarde esportiva no Velódromo Taubateense da Rua 4 de Março. Há corridas de bicicleta. No 2.º páreo o corredor Oriente foi acidentado. A luta romana entre Rochetto Millo e Santiago não terminou porque o 1.º sofreu mau jeito no braço. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Movimenta-se a estrada de Tremembé com romeiros dos mais diferentes lugares para as festas do Bom Jesus; carros de bois às dezenas marcham pesados, chiando com seus toldos multiformes e multicores; outros vão de carro, de bonde e a pé. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Morre,em São Paulo, D. Maria de Jesus Pereira, viúva do Sr. Joaquim Augusto Barbo-sa de Mattos, veneranda progenitora dos senhores Dr. José Pereira de Mattos, deputa-do estadual, Dr. Francisco Pereira de Mattos, dentista e Viriato Pereira de Mattos. O sepul-tamento deu-se em Caçapava. (O Norte).

 

1918   Por ato do Secretário do Interior fundem-se seis escolas de Quiririm, embrião do futuro Grupo Escolar, constituindo as Escolas Reunidas de Quiririm. (O Norte).

 

1932   Morre, em São Paulo, o c.el Júlio Marcondes Salgado, vítima de uma experiência de obuzes mal sucedida; era ilustre e bravo comandante da nossa Força Pública. (A Folha).

 

1932   Por decreto n.º 5602 o governador Pedro de Toledo promoveu postumamente a general o C.el Júlio Marcondes Salgado tragicamente falecidoem Santo Amaro. (A Folha).

 

1932   Desfila por Taubaté com destino a Ubatuba o batalhão de elite “Piratininga” que instalou sua Intendência numa dependência da Estação da E. F. Central do Brasil. (A Folha).

 

1965   Lei n.º 877 constituiu em autarquia a Faculdade de Serviço Social de Taubaté, criada pela Lei n.º 708 de 10/5/1963.

 

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *