22 de julho de…

0
Share

1621   Carta régia cria oficiais do Tribunal da Inquisição no Brasil. (Rio Branco, Efemérides, p. 334).

 

1883   De volta de Campos do Jordão acha-se em Taubaté o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, restabelecido. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Deixa a gerência do bissemanário local “Gazeta de Taubaté” o Sr. João Vieira de Toledo Guatura que se muda para Caçapava a negócios. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Noticia-se em Taubaté o surgimento em São Paulo do órgão liberal “Diário de São Paulo” sob a redação do Sr. Dr. Augusto de Souza Queiroz propugnando pela centralização administrativa, autonomia da província e do município, pela instrução combatendo a ignorância e pela imigração e introdução de estrangeiros aptos para o trabalho na lavoura. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Funciona em Tremembé, município de Taubaté, o Colégio Bom Jesus, dirigido pelo Pe José Franco e prof. Damasco, ministrando instrução primária completa e preparatórios para matrícula nos cursos superiores. Ensino de música em separado. Para boa ordem e disciplina só aceita internos a 25$000 por mês. Incumbe-se de mandar lavar a roupa mediante contrato. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Na Rua Duque de Caxias, 51, pessoa se encarrega mediante ordenado mensal de receber e despachar mercadorias na estação local e promover sua condução à cidade, conferindo e reclamando diferenças, etc. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. José Teixeira Guimarães, proprietário de troles avisa que estará todos os dias no Largo do Mercado das 8:30 às 9:00h da manhã para receber passageiros para Tremembé. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A loja de Alamo & Góes, no Largo da Matriz em frente à Igreja, anuncia sortimento de papéis pintados escolhidos na Corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Circo Eqüestre Companhia Sul Americana dá seu último espetáculo. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Francisco Gomes da Luz Sobrinho agradece: a oferta da imagem de Santo Antônio para a nova capela de Santo Antônio dos Pobres, do Areão, feita pelo Côn. Benjamim de Toledo Mello; de casula e pertences pelo Côn. Antônio de Almeida; a provisão para funcionamento extra-muros (da cidade) obtida pelo Côn. João Alves; a arma-ção da charola pela D. Maria Francisca de Paula; ao Sr. ten. Manoel Alber Borges, pela banda de música; ao Dr. Jacyntho Pereira de Barros pelas telhas francesas de sua fábrica, para a cobertura. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Na torre da Igreja do Bom Jesus de Tremembé é colocado um sino doado pelo capitão Antônio Salgado Silva, Barão da Palmeira. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Noticia-se o falecimento na Vila do Jambeiro do Comendador João Lopes Moreira. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre, em Taubaté, o cidadão José Antônio de Souza Braga e em São Simão, Dr. Cândido de Toledo Malta. (Jornal do Povo).

 

1890   Chegam a Taubaté 15 praças para reforço do destacamento policial local durante as festas do Tremembé. (Jornal do Povo).

 

1891   O insigne taubateano Dr. José Pereira da Silva Barros, recebe as bulas pontifícias de sua nomeação para Bispo do Rio de Janeiro, transferido de Olinda de onde se afastara por motivo de saúde desde 7 de abril de 1888, nomeação essa em atenção aos relevantes serviços prestados à Igreja numa época de profundas transformações no Brasil com a proclamação da República. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1895   O médico da municipalidade de Taubaté Dr. Domingos Gonçalves Barata e o Intendente de Higiene Sr. John Milne Tindall oficiam a 20 do corrente ao diretor-geral do Serviço Sanitário do Estado Dr. José Joaquim da Silva Pinto Jr. comunicando epidemia de febre aftosa em gado de corte no município e as providências que tomaram de isolamento de gado afetado em pasto sob fiscalização da Câmara que só pode ser abatido seis dias depois de recolhido, e apreensão de carne de rês abatida doente. Aquela autoridade por ofício desta data aprova as providências e recomenda desinfecção dos locais em que ocorreram as moléstias e de que foram removidas as rezes. (O Popular).

 

1895   Inaugura-se em Taubaté um novo club denominado “Club Democrático” que dispõe de sala de leitura e restaurante. À noite realizam-se as solenidades com grande número de convidados e música. (O Popular).

 

1897   No Teatro São João desta cidade faz sua estréia a Companhia Dramática Italiana Tiozzo & Cuneo, dirigida pelo Sr. Henrique Cuneo, com a peça “Maria Antonieta” de Paulo Giacometti. (Diário de Taubaté).

 

1901   Rosalbino Santoro, Federico Levrero, Ângelo Morelli, Constantino Baldino, Biagio Curtu, Giusepe Durante, Cesare Silvi, Giusepe Gambogi, Terenzo Amadei, Vicenzo Lombardi e Michele Troise convidam para a missa de 1.º aniversário da morte do Rei Umberto 1.º a ser celebrada dia 29 na Igreja Matriz às 11h. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Igreja Matriz de Taubaté à 8h o Côn. Benjamim de Toledo Mello celebra missa encomendada pelo Visconde de Tremembé por alma da Baronesa de Araújo Ferraz (parece que é sua cunhada) falecida no Rio de Janeiro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O subdelegado de polícia em exercício é o Sr. ten. Arthur Vieira. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Noticia-se o falecimento em Poços de Caldas do ilustre taubateano Dr. Carlos Ribeiro de Moura Escobar, filho do distinto magistrado Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, falecido. (O Norte).

 

1906   A Associação Artística e Literária de Taubaté que funciona desde 1.º de dezembro de 1895 e desde 1896 mantém o Liceu de Artes e Ofícios recebe de sua Santidade o Papa Pio X a bênção apostólica para seus fundadores e sócios. Recebe também de Roma, por intervenção de D. Júlio Tonti, arcebispo de Ancyra carta de agregação à “Primária Associação Artística e Operária de Roma”. A nossa Associação Artística é no Brasil possivelmente a primeira sociedade secular que recebe tais honrarias. (O Norte).

 

1914   Na Sé Catedral têm início as solenidades preparatórias às festividades em honra do Congresso Eucarístico, a fim de que os fiéis possam gozar das graças concedidas por Pio X. Até dia 26, haverá exposição de Santíssimo com sermão à tarde e retiro das Irmandades. Domingo, dia 26, encerramento com missa, comunhão geral e procissão do Santíssimo Sacramento que irá da Sé Catedral à gruta de Lourdes no seminário episcopal. (O Norte, 19).

 

1914   O diretor do 2.º Grupo Escolar de Taubaté obtém do diretor da Escola Normal Secundária de São Paulo o material necessário para instalação de uma aula de modelagem no Grupo Escolar. Para o ensino prático de agri-cultura adota vasos de barro que permitem ex-periências na própria classe. (O Norte).

 

1914   A Inspetoria do 4.º distrito fornece ao agente da estação de Taubaté todo o material necessário à estação da E. F. Central do Brasil a ser inaugurada dia 26 em Tremembé; de 4.ª classe. O agente será o Sr. Cândido de Moraes e conferente o Sr. Antônio Marcondes do Amaral, com a extinção de Andrade Pinto. O senhor feitor Brandão Reis instala o posto telegráfico do Una no quilômetro 332 de que se encarregará o telegrafista Euclides Vieira. (O Norte, de 24). Vicente Ferreira Sampaio foi designado para Tremembé. (O Norte).

 

1931   Morre em Taubaté a virtuosa irmã Suzana, do tradicional colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. (A Folha).

 

1932   O Hospital Santa Isabel em Taubaté, devidamente aparelhado e contando com 4 equipes de médicos e farmacêuticos, recebe os primeiros feridos da revolução constitucionalista. (A Folha).

 

1945   Presidida pelo Dr. Antônio Castilho Marcondes realiza-se assembléia para instalação da Cooperativa de Consumo dos Trabalhadores da Companhia Predial Taubaté Ltda. a que assistem os Srs. Dr. Carlos Ivancko, do Depart. de Assistência ao Cooperativismo e o Sr. Oswaldo Barbosa Guisard, estudioso do assunto. Para Presidente foi aclamado o Dr. Álvaro César Braga. (Nossa Terra).

 

1945   A Congregação Mariana do populoso Bairro da Estiva comemora seu 4.º aniversário de funda-ção com missa às 7h seguindo-se café aos congregados oferecido por famílias do bairro. Às 18h. Hora Santa e assembléia geral. Na comemoração da passagem do 4.º aniversário da fundação da Congregação Mariana do Bairro da Estiva o celebrante da missa é o Rev.o Pe Geraldo de Oliveira, vice-diretor da Federação das Congregações Marianas da diocese, que prega ao Evangelho. A assembléia se realizou na Praça São Vicente onde falam o referido sacerdote, Srs. Orlando Soares pela F.C.M; Benedito Dias pela C.M. em festas, Rogério Corrêa pela C.M. do Santuário e Gilberto Rodrigues. Estão presentes representantes da F.C.M., C.M. da cidade de São Luís do Paraitinga e Lagoinha. (Taubaté Jornal).

 

1945   No salão das Damas de Caridade de Taubaté se realizam as solenidades de fundação da Frente-Anti-Comunista, ocasião em que o Sr. Evandro Campos, Presidente da Federação das Congregações Marianas da Diocese e diretor do Taubaté Jornal é surpreendido com uma homenagem pela passagem de seu aniversário natalício, sendo saudado pelo Rev.do P.e José Luiz Ribeiro, secretário do Sr. Bispo Diocesano e diretor de “O Lábaro”, sar-gento Benedito Silveira Morais, pela F.C.M. e sarg. Gilberto Rodrigues pelas C.M. da cidade. A reunião é presidida pelo Pe Geraldo de Oli-veira, vice-diretor da F.C.M. e o Pe José Luiz P. Ribeiro explica as finalidades da frente, um dos setores da Liga Eleitoral Católica que se reorganiza na cidade. (Taubaté Jornal).

 

1945   Tem novo reitor o Convento do Sagrado Coração de Jesus de Taubaté, Vila São Geraldo: o Rev.do P.e José Cyrillo May ordenado a 7 de dezembro de 1941 e natural de Santa Catarina, em cujo estado ocupou o cargo de Prefeito do Seminário de Corupá. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo de Taubaté realiza a festa de seu excelso patrono que se comemora dia 19, quando começou o tríduo preparatório na Capela das Casas Pias com pregações do Rev.do P.e Cícero de Alvarenga. Há missa às 7h a que se segue café aos comungantes. Às 20h na sede do Conselho à Rua Dr. Souza Alves, realiza-se concorrida assembléia com a presença do Rev.do P.e Cícero de Alvarenga, (representando o Sr. Bispo Dom Francisco Borja do Amaral) e Pe Geraldo de Oliveira. O Sr. Sílvio Perrota procede à leitura espiritual. São proclamados alguns novos vicentinos saudados pelo prof. Ezequiel de Souza, secretário do Conselho de que é tesoureiro o Sr. João Guarnieri, presente. O Presidente Amaro Negrini lê relatório dos beneméritos trabalhos de 1944 e se alude à próxima grande festa vicentina de 23 de agosto quando se comemora o 60.º aniversário da 1.ª Conferência Vicentina em Taubaté. Falam o Dr. J. Evangelista de Andrade, Gilberto Rodrigues e os sacerdotes presentes. O Pe Geraldo de Oliveira é vice-diretor da Federação das Congregações Marianas da Diocese de que é Presidente o Sr. Evandro Campos. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Sr. Evandro Campos recebe numerosas e expressivas homenagens por motivo da pas-sagem de seu aniversário natalício. É diretor do Taubaté Jornal. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *