16 de julho de…

0
Share

 

1780   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté inicia providências e consultas no sentido de ser dada aprovação ao cirurgião João Teixeira Chaves. Nessa reunião o tabelião e escrivão da Câmara Francisco Teles Barreto não comparece por motivo de moléstia e é substituído na função pelo escrivão dos órfãos Félix Corrêa Leme, capitão. (Atas I, 27/28).

 

1837   Morre em Taubaté D. Rufina Fonseca Ferraz, esposa de João Nepomuceno de Assis Salgado, nascido em Taubaté a 2 de fevereiro de 1803 e que viúvo, reenceta os estudos no Seminário São Joaquim do Rio de Janeiro onde se ordena em 1839, celebrando sua 1.ª missa no 2.º aniversário da morte da esposa: 16 de julho de 1839. Foi nomeado vigário de Taubaté em 1840 e aqui permaneceu até 1845 quando foi nomeado vigário colado de Pinda de cuja paróquia tomou posse a 6 de janeiro de 1846. Neste ano foi distinguido com as honras de Cônego honorário da Sé de São Paulo. Em 1867 o Pontífice Pio IX o nomeou Camareiro Privado de Sua Santidade e o governo imperial o condecorou com a comenda da Ordem de Cristo. Foi vigário de Pinda por 22 anos e aí faleceu repentinamente a 6 de maio de 1868. Do seu casamento sobreviveu uma filha: D. Maria Rufina Olinda da Fonseca Barros que se casou com o Alferes Luiz Teixeira de Barros. (Athayde Marcondes, Pinda 250 anos, p. 263).

 

1876   Realizam-se em Taubaté as cerimônias de levantamento de 5 grandes cruzeiros promovidas pelo missionário capuchinho Frei Caetano de Messina: no Largo da Matriz, lado esquerdo onde está hoje o pequeno jardim perto da esquina da Rua Carneiro de Souza; no Largo da Monção ou de São Sebastião, no Largo de Santa Clara (Alto do Convento existente até hoje), Largo do Bom Conselho e no alto de Taubaté ou de São José. Foram distribuídos em procissões com mais de 5 mil pessoas (2 mil mulheres e 3 mil homens) (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Realizam-se as solenidades de encerramento das festas de Nossa Senhora do Carmo, com missa cantada, sermão ao Evangelho, Te-Deum e sermão e bênção do Santíssimo, sendo o padre mestre Francisco Cosco elogiado pelos atavios do templo (Convento de Santa Clara). O Pe Francisco Cosco é o zelador do Convento e as festas são imponentes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Sr. Hermínio Coimbra, secretário do Club Mandarim Carnavalesco, convida os sócios  para a assembléia geral extraordinária de sábado próximo, dia 26 às 18h30, no lugar do costume. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   O Dr. Joaquim Lopes Chaves lança manifesto abandonando o Partido Monárquico e aderindo ao Partido Republicano com vistas às próximas eleições de 31 de agosto. (Jornal do Povo).

 

1891   Com a aproximação, daqui pra lá, dos trabalhos de preparo do leito da estrada de ferro Taubaté e Ubatuba, da raiz da serra e diante das dificuldades que surgem para a execução da descida íngreme, a imprensa de Taubaté sugere que a descida seja feita por tropa mesmo, mas que urge adquirir uma ou duas embarcações para o trajeto Ubatuba-Rio de Janeiro, tal os preços dos fretes extorsivos pagos atualmente entre esta cidade e a capital federal. (Jornal do Povo).

 

1891   Estréia em Taubaté o Circo Estados Unidos do Brasil do Sr. Fructuoso Pereira, estando os bilhetes à venda na casa “Palheta Góes”. (Jornal do Povo).

 

1905   No Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março realizam-se várias disputas de corridas de bicicleta (5 páreos) destacando-se a 4.ª disputa de 2.000m entre Ugo e Moreno e a 5.ª de profissionais entre Joãozinho, Remondini, Moreno e Silva. O festival é organizado pelo Sport Club Taubateense e toca a banda “João do Carmo”. Remondini terminou só a corrida de 50 voltas (16.650m) em 24 minutos e é muito ovacionado. Brasil venceu o 1.º páreo; Ugo, o 2.º; Nero, o 3.º; e Moreno o 4.º. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Toma posse a nova diretoria da Sociedade Literária  e  Recreativa:  Presidente,  ten.  c.el Francisco Moreira de Mattos; 1.º sec. Raphael Falco; 2.º sec. Brasilino Vieira; orador, Dr. José Bento Monteiro Lobato; tesoureiro, Alfredo Cândido Vieira; conselho fiscal, prof. cav. Rosalvino Santoro, Frederico Huber e Antenor Leite. O Dr. José Aristides Monteiro empossa os eleito e o orador Dr. José Bento Monteiro Lobato profere brilhante oração, sendo muitíssimo aplaudido. Falam ainda o Dr. Gastão Câmara Leal, Dr. Emílio Costa, Quinto de Macedo e Bento Ramos. Segue-se baile. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O Liceu de Artes e Ofícios da Associação Artística e Literária de Taubaté inaugura a sua  1.ª oficina: de sapateiro, com seis alunos confiados a um mestre diplomado pelo Liceu Salesiano de São Paulo, à Rua Visconde do Rio Branco, 2-A, aceitando encomendas. Espera-se para breve a inauguração da alfaiataria com máquinas encomendadas nos Estados Unidos. (O Norte).

 

1910   Morre em Jambeiro o Sr. Fernando Nogueira de Barros. (Norte).

 

1912   Morre em Taubaté o Sr. José Benedito de Oliveira Patrício, estabelecido no Mercado Municipal e antigo professor municipal no Bairro do Rio das Antas. (O Lábaro).

 

1914   Morre no Rio de Janeiro o eminente senador estadual o homem de letras, Dr. José Luiz de Almeida Nogueira que prestou relevantes serviços ao Estado e ao País. Os seus restos mortais foram transportados para São Paulo. (O Norte).

 

1914   Em sua propriedade agrícola falece neste município D. Mariana de Andrade Nogueira de Barros, esposa do Sr. João Baptista Nogueira de Barros, fazendeiro aqui residente. (O Norte).

 

1917   A Câmara Municipal de Taubaté proíbe: 1) por indicação do vereador Carvalho Vianna, a passagem de cadáveres em redes pelo perímetro urbano; 2) o trânsito de boiadas pela Rua 15 de Novembro que deverá ser feito pela Av. Tindall (Granadeiro Guimarães). (O Norte de 12/7/1918).

 

1939   Chega a Taubaté o corpo do venerando clínico Dr. João Urbano Figueira, falecido em São Paulo, que assinalados serviços prestou ao povo taubateano e ao Hospital Santa Isabel. Ao seu sepultamento usaram da palavra o Dr. Félix Guisard Filho pelo Hospital de Santa Isabel, o Sr. Oswaldo Barbosa Guisard pelo operariado e um representante da Ex.ma família Patto. O Sr. Bispo Diocesano se fez representar por três sacerdotes tendo oficiado o Rev.mo Pe Cícero de Alvarenga. (O Lábaro).

 

1940   Entre as comemorações da passagem do 1.º aniversário da morte do ilustre e saudoso Dr. João Urbano Figueira, dá-se a inauguração da placa da Avenida Dr. Urbano Figueira e o início da reforma do bloco cirúrgico do Hospital de Santa Isabel que tomará seu nome. Além de missa solene e romaria ao cemitério, a Sociedade Regional de Medicina e Cirurgia realiza sessão solene no T.C.C. (O Lábaro).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *