4 de julho de…

0
Share

1840   Nasce Mons. Dr. Francisco de Paula Rodrigues conhecido na estima geral como Pe Chico. Ordenou-se a 19 de junho de 1864 no Seminário Episcopal de São Paulo, dedicando-se inteiramente à educação cristã da juventude, tanto no Seminário como no Curso de Preparatórios da Academia de Direito de São Paulo. Inteligente, virtuoso, era considerado notável orador, eloqüente, erudito. D. Macedo Costa, Arcebispo, o apelidou de Monsabré Brasileiro. (O Lábaro de 7/7/1940).

 

1868   Morre em Caçapava o abastado fazendeiro ten. c.el João Moreira da Costa, sogro do Sr. Francisco Fernandes de Oliveira e Silva, coletor em Taubaté, onde se dá o sepulta-mento no dia seguinte. (O Paulista).

 

1869   Nasce no Serro Frio (MG), D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, que viria a ser o 1.º Bispo de Taubaté, de saudosa memória. Era filho do Major Francisco D’Ávila e Silva e de sua segunda esposa D. Maria Cândida Nunes D’Ávila. (D. Epaminondas – P.e Ascânio – 14/6).

 

1895   Há em Taubaté duas pessoas que tendo em seus quintais alguns pés de café valem-se do trabalho de despolpamento feito à noite pelos morcegos e se limitam tão somente a recolher os grãos perfeitamente limpos derrubados pelos mesmos que executam um trabalho perfeito escolhendo exclusivamente as cerejas devidamente amadurecidas. (O Popular).

 

1895   Em visita ao professor público Sr. Arthur Glória encontra-se em Taubaté o Dr. Odorico Glória, promotor público e alferes, honorário do exército. (O Popular).

 

1895   No estabelecimento denominado “Globo de Crystal”, à Rua Visconde do Rio Branco, acham-se em exposição os retratos a crayon do Dr. Prudente de Morais e Mal. Floriano Peixoto, trabalho do Sr. Gaspar Falco. (O Popular).

 

1895   O Fiscal do 1.º distrito da cidade apresenta seu relatório semanal informando que as torneiras dos chafarizes da cidade continuam desarranjadas. Os que não têm esgoto estão com suas redondezas alagadas dificultando a aproximação dos que deles se servem. (O Popular).

 

1895   O Fiscal do 1.º distrito da cidade, em seu relatório semanal à Câmara Municipal sugere a extinção de mesas de frutas e de quitandas em frente à estação da E. F. Central do Brasil pela indisciplina de seus proprietários que promovem desordem, rixas, com ditos obsce-nos embaraçando viajantes e servindo tão só para sustentar especulação e vagabundagem. (O Popular).

 

1895   Os moradores do Bairro da Caixa d’Água apresentam à Câmara Municipal de Taubaté abaixo-assinado pedindo providências para reparação e conserto do caminho junto ao rio do Cristóvão em mau estado. (O Popular).

 

1895   Por indicação do presidente João Afonso Vieira a Câmara Municipal de Taubaté envia ao Presidente do Estado pêsames pela morte do Mal. Floriano Peixoto pedindo transmitir ao Presidente da República e à família do extinto. Por indicação do vereador c.el José Benedito Marcondes de Mattos é lançado em ata um voto de pesar pelo mesmo motivo. (O Popular).

 

1895   O Intendente de Justiça Sr. Manoel José Borges dá parecer favorável ao pedido do 2.º Fiscal da cidade, Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Júnior, de elevação de seus vencimentos para 130$000 mensais. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté aprova indicação do vereador Manoel José Borges no sentido de se iluminarem as ruas cap. Geraldo e de São João (hoje c.el José B. Marcondes de Mattos) por já serem centros populosos. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté aprova a redação do ofício que vai ser remetido ao Congresso Federal agradecendo a pensão de Dom José. (O Popular).

 

1901   O Sr. Antônio Marcondes do Amaral, professor municipal da escola do Bairro do Pinheiro pede licença de dois meses para tratar de interesses particulares, que lhe é concedida pela Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté).

 

1901   À vista de representação de moradores do Bairro do Rio das Antas, a Câmara Municipal de Taubaté nomeia comissão constituída dos Srs. Dr. José Rebouças de Carvalho e José Augusto Marcondes de Mattos para verificarem a conveniência da mudança do caminho que vai àquele bairro, passando pelo lado esquerdo do pasto da fazenda do Dr. José Rebouças de Carvalho pelo que foi feito ultimamente pelo Sr. Joaquim da Palma pelo lado direito do mesmo pasto, evitando-se assim região paludosa, com morro, mais longe e com 5 pontes, ao passo que o atalho que pedem reduz a distância pela metade, com leito sólido e com uma só ponte, evitando manutenção de 5 pontes. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Clementino Ribeiro, aprovado em exame, é nomeado professor da escola municipal do Bairro do Quilombo pelo Intendente Municipal major José Ramos Ortiz. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O vereador Sr. John Milne Tindall informa à Câmara de sua viagem à Europa, motivo por-que se vai ausentar, sendo o fato lamentado pelo vigário Antônio Nascimento Castro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Taubaté está com cerca de 45.000 e São Paulo com 300.000 habitantes que conta com 6.269 eleitores, três vezes mais que Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Passa por Taubaté, escoltado, com destino ao Rio de Janeiro, José da Silva Pontes, preso em Mogi das Cruzes, chefe da quadrilha que assaltou a Casa da Moeda em maio. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Passa por Taubaté com destino ao Rio de Janeiro o deputado federal Cônego Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Morre em sua propriedade agrícola no Pinheirinho (Quiririm) o agricultor Sr. Francisco Gomes de Azevedo com 61 anos, tio do Sr. Francisco Murat. (O Norte).

 

1910   Morre no Bairro dos Coletas, em Jambeiro, D. Francisca Nogueira de Barros Mello, irmã do ten. c.el José Fernandes Pereira de Barros, Fernando Nogueira de Barros, João Nogueira de Barros e José Gabriel de Barros. (O Norte).

 

1912   A Câmara Municipal de Taubaté é convidada a participar das homenagens que os operários da C.T.I. preparam para receber o Sr. Félix Guisard de volta da Europa. (O Norte de 5/4/1914).

 

1912   A Câmara Municipal de Taubaté recebe da Prefeitura Municipal a comunicação feita pelo Dr. José V. Malta Cardoso, diretor da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio, de que os Srs. Bromberg, Hacker & Cia e a Companhia Paulista de Eletricidade apresentaram as contas do fornecimento dos materiais encomendados a 18/12/1911 e 18/3/1912 para a instalação da luz elétrica em Taubaté gerada por usina a vapor, inaugurada a 25 de janeiro de 1913 e hidráulica. (O Norte de 5/4/1914).

 

1939   Componentes do 5.º B.C. aquartelado nesta cidade fundam a congregação Mariana dos Militares de Taubaté. (O Lábaro).

 

1940   A diocese de Taubaté adere às solenidades comemorativas do centenário do nascimento do P.e Chico realizadas pelo Arcebispado de São Paulo. (O Lábaro).

 

1948   Noticia-se o recente falecimento do Sr. Nicanor de Almeida Guimarães, proprietário da Tipo-grafia e Papelaria Vênus, à Rua Visconde do Rio Branco. (Taubaté Jornal).

 

1948   Com a morte do ilustre taubateano Dr. José Bento Monteiro Lobato uma comissão de inte-lectuais de nossa cidade de que participa o Prefeito Dr. José Luiz de Almeida Soares comparece aos funerais. Em Taubaté, o Prefeito instituiu luto por três (3) dias e manda hastear a bandeira a meio pau na Prefeitura. O Dr. Ademar Pereira de Barros, Governador de São Paulo, assina decreto dando o nome de Monteiro Lobato ao Colégio Estadual e Escola Normal de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1948   Morre em São Paulo o insigne escritor taubateano José Bento Monteiro Lobato. Nasceu a 18 de abril de 1882, filho de José Bento Marcondes Lobato e de D. Olímpia Augusta Monteiro Lobato. (Folha).

 

1964   A Comissão Permanente da 12.ª Semana “Monteiro Lobato” institui o troféu “Jeca Tatu” oficializado pela Lei n.º 623, de 3 de novembro de 1964. (Manual – II, p. 167).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *