3 de julho de…

0
Share

1788   Assume o Governo da Capitania de São Paulo, Bernardo José de Lorena.

 

1840   Nasce, em São Paulo, o ilustre Monsenhor Francisco de Paula Rodrigues, conhecido por Padre Chico, um dos educadores do insigne taubateano Desembargador Paulo de Oliveira Costa. (Folhas).

 

1850   É revogada a Lei n.º 4 de 14 de março de 1849 que havia estabelecido como limite entre os municípios de Cunha e Guaratinguetá o rio Paraitinga, divisa marcada pelo poder eclesiástico (publicação própria, p. 120).

 

1876   Na estrada nova e geral que vai ter à Capela do Bom Jesus do Tremembé, a uns 1.600m desta cidade de Taubaté, no centro do novo cemitério público realizam-se as cerimônias do lançamento da pedra fundamental da capela sob invocação de São Miguel e Almas. Pelas 4h da tarde, saindo do Convento de Santa Clara, é a pedra e a tampa carregada em andor, seguindo também a imagem de Santa Clara, com acompanhamento do clero, autori-dades e mais de 8 mil pessoas dirigidas pelo missionário capuchinho Frei Caetano de Mes-sina. Lavrou-se ata, guardada dentro da pedra fundamental. Da ornamentação do cemitério para tais solenidades se encarregam os verea-dores Assiz Dias e o Procurador da Câmara, Major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva, coletor. (Imprensa de Taubaté).

 

1890   Anuncia-se em Taubaté para este ano durante as festas do Tremembé (Bom Jesus) a companhia dramática do Batista com as proezas do “João Minhoca”. (Jornal do Povo).

 

1895   Acompanhado de banda de música, que executa peças fúnebres, realiza-se em Taubaté o sepultamento de D. Amélia Cavalcanti Pessoa, esposa do promotor público local, Dr. Antônio Augusto Cavalcanti de Albuquerque Pessoa e irmã do Sr. João Correia de Faria. (O Popular).

 

1897   Morre em Taubaté à Rua Dr. Winther, 81 o Sr. Domingos José de Souza, ouríves, tio e cunhado dos Srs. Carlos Adolpho Leonardo, Benedito Carlos de Oliveira e Antônio J. de O. César. (Diário de Taubaté).

 

1898   O Partido Republicano de Taubaté elege os Srs. c.el José Benedito Marcondes de Mattos, presidente da Câmara Municipal, ten. c.el José Pedro Malhado Rosa, deputado Dr. João Francisco Malta Jr. e o industrial João M. Tindal para o seu diretório local, reunião em que se lavra um voto de profundo pesar pelo recente falecimento do prestigioso chefe republicano c.el João Afonso Vieira. (Diário de Taubaté).

 

1901   No Convento de Santa Clara realiza-se pela primeira vez a festa das Virgens, com missa cantada pela manhã, comunhão geral, procissão às 5h da tarde, coroação da Virgem, Te-Deum e bênção do Santíssimo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O comerciante Sr. Antônio Corrêa Gomes é nomeado zelador da Capela de Nossa Senhora dos Remédios no bairro do mesmo nome. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A prof.ª D. Luíza Esther de Moura Damasco obtém 30 dias de licença (2.ª cadeira do sexo feminino do Bairro ou Vila de Tremembé). (Jornal de Taubaté).

 

1902   Assume a Presidência do Estado de São Paulo o Dr. Bernardino de Campos. (Folhas).

 

1905   A diretoria da Sociedade Musical “Malhado Rosa”, por indicação do Sr. Benedito Euzébio de Toledo, decide oficiar à Comissão Glorificadora do maestro Carlos Gomes em Campinas apoiando as justas e merecidas homenagens que foram tributadas em sua homenagem com a inauguração de sua estátua. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Morre em Taubaté o Sr. Joaquim da Silva Rocha, antigo negociante na praça, natural de Portugal, aqui residente há longos anos. Era genro do major José Luiz Nepomuceno, cunhado do Ten. Miguel Nepomuceno, Trajano Nepomuceno, Serafim N. Corrêa da Silva e Francisco Xavier Marcondes do Amaral e sogro do prof. Raphael Falco. (Norte).

 

1914   Está no exercício do cargo de delegado de polícia de Taubaté o Dr. Luiz Guimarães Vieira, 1.º suplente, aguardando a posse do substituto do Dr. Clóvis Moraes Barros, exonerado a pedido. (O Norte).

 

1914   Na tipografia e papelaria Rabelo acham-se expostas: uma máquina de escrever Mignon sem (sic) teclado, último tipo, e uma artística grade de zinco, trabalho dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios, oficina de funileiros, da A. A. Literária de Taubaté sob a direção do Sr. Nicolau Lione. O representante da máquina é o Sr. Francisco Areão e custa 180$000 sem estojo e 200$000 com estojo. (O Norte).

 

1914   Aparece em Taubaté o 1.º anúncio de eletricista: Eugênio Luiz Esteves à Rua Mariano Moreira, 52, telefone n.º 1, faz instalações de campainhas, telefones, pára-raios, motores, luz elétrica, alarme contra ladrão (avisador) para balcões, portas, portões, burras, etc. e todo conserto da arte. (O Norte).

 

1927   Os Rev.mos Padres capuchinhos tornam públicas generosas dádivas que receberam em prol da reconstrução do Convento: do Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, o altar-mor de Santa Clara; das irmãs terceiras dirigidas pela ministra D. Cecília Colli, o altar de São Francisco e de D. Presciliana de Matos, lustre de cristal. (O Norte).

 

1927   A convite do Sr. Félix Guisard, Prefeito Municipal, para visitar as instalações da usina hidroelétrica da C.T.I. em Redenção, em construção, procedente de Pinda, chega a Taubaté com a sua comitiva o Dr. Dino Bueno, Presidente do Estado, a quem Taubaté deve inestimáveis serviços, inclusive a criação do 1.º Grupo Escolar, quando então era Deputado Estadual. (O Norte).

 

1932   Funda-se a Congregação Mariana do San-tuário de Santa Teresinha – a 1.ª da cidade – sob a presidência do Sr. Evandro Campos e secretaria do Sr. Vantuilde Brandão. (Taubaté Jornal de 10 de julho de 1949 – 17º aniversário).

 

1940   Com a presença do Ex.mo Sr. Dr. Ademar de Barros, instala-se oficialmente em Taubaté a Penitenciária Agrícola do Estado, sob a competente direção do Sr. João Veloso. (O Lábaro).

 

1945   Com a participação de Jacira Manara, D. Madalena Guisard, Fego Camargo e prof. Carlos Norberto Aliandro ao piano, realiza-se no Cine Politeama um festival pró-monumento dos heróis taubateanos que combateram na Europa. (Nossa Terra).

 

1949   O Sr. José Vital França assume o cargo de Coletor das Rendas Federais em Taubaté (2.ª Coletoria). (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento (sem dizer o dia) do Sr. Eduardo Rabelo Sobrinho. (Taubaté Jornal).

 

1949   Encerra-se na Vila Nossa Senhora das Graças a 1.ª festa da Santíssima Trindade ali realizada, com procissão e a presença da banda do 5.º BC, pregando o Rev.o P.e Eurico de Oliveira Galicho. (idem).

 

1949   Taubaté classifica-se em 10º lugar entre os maiores núcleos de eleitores do interior paulista com 13.124 votantes. (idem).

 

1949   O Sr. Elias Antônio e Ex.ma Sr.a comemoram a passagem de suas bodas de prata matrimo-niais com missa congratulatória no Santuário de Santa Teresinha. (idem). É comerciante estabelecido na esquina da Rua América com a Praça Santa Teresinha.

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *