30 de junho de…

0
Share

 1622   O Governador-Geral do Brasil Diogo de Mendonça Furtado confirma a nomeação feita por D. Mariana de Souza Guerra, donatária, de João de Moura Fogaça para ouvidor e capitão-mor (49.º) da capitania de São Vicente.

 

1639   Vasco da Mota, capitão-mor governador da Capitania de Itanhaém, determina a concessão em nome da donatária D. Marianna de Souza Guerra, condessa de Vimieiro, de sesmarias aos povoadores que nos sertões de Taubaté acudissem aos chamados de Jacques Félix e sua família. (Félix Guisard, p. 9).

 

1787   A Câmara de Taubaté dá posse ao vereador Jacinto Barbosa de Alarcón que apresentou carta de usança passada pelo Desembargador Geral e Ouvidor da Comarca Dr. Miguel Marcelino Veloso e Gama. No mesmo dia tomam posse dos cargos de Almotacéis dos meses de julho a setembro, Antônio Cursino dos Santos e Antônio Moreira da Costa. (Atas I, p. 172).

 

1887   Partem, para a Europa, o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz  D. Teresa Cristina, começando a terceira regência da Princesa Isabel que durou até 22/08/1888. (Rio Branco, Ef. p. 305).

 

1890   O Presidente do Estado, Dr. Prudente de Morais, assina decreto criando a Comarca de São Bento do Sapucaí, desmembrada da de Pindamonhangaba. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides, pág. 64).

 

1895   Chega à sua culminância a Festa de Santo Antônio dos Pobres, do Bairro do Areão. Pela madrugada há alvorada com música e às 9 h. missa solene. Às 19 h. ladainha a que se segue leilão de prendas. Há em seguida queima de fogos de armação do pirotécnico José Rodrigues Guimarães. Corporação Musical “Lyra Taubateana” do prof. José Vicente de Barros. Festeiros: Antônio Felício de Moura e D. Maria José Vianna Ribeiro. (O Popular).

 

1895   O Sr. José Gomes de Assis Camargo está es-tabelecido à rua da Piedade (agora Dr. Emílio Winther) n.º 30-A com fábrica de troles e ofici-na de serralheiro e ferreiro. (O Popular).

 

1901   O Centro dos Operários Livres de Taubaté realiza reunião sob a presidência do sr. Eugênio Guisard para preenchimento de vagas de orador oficial e secretário, sendo eleitos respectivamente os Srs. Honório Jovino e Luiz Santos. (Jornal de Taubaté).

 

1904   São suprimidos pela Câmara Municipal de Taubaté, por economia diante de crise e outros motivos, os cargos de engenheiro municipal, lnspetor de instrução pública, desinfectador, fiscal de Tremembé que está por se emancipar como município autônomo e outros. Economia resultante: mais de 2 contos de réis por mês. (Jornal de Taubaté de 15/01/1905).

 

1905   Anuncia-se, em Taubaté, que no próximo mês de julho devem ser iniciados os trabalhos da Trapa de Tremembé com as instalações agrícolas e industriais. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O “Diário Popular” de São Paulo prevê para antes do próximo dia 15 de julho a inauguração da bitola larga entre Taubaté e Caçapava na Central do Brasil. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Pedro Francisco dos Santos deixa de ser correspondente na vila do Tremembé do “Jornal de Taubaté” (órgão do partido republicano) que aqui se publica diariamente à tarde, dos editores Amaral & Jovino, com redação à rua Duque de Caxias, n. 65, custando a assinatura anual na cidade 16$000 e fora 18$000. Está em seu n.º 2.015 do ano XI. (Jornal de Taubaté).

 

1905   À testa da Agência Postal de São Luís do Paraitinga está o Sr. Itagyba Jardim, funcionário da Administração Geral dos Correios (que deve ter ordenado próprio do cargo da administração geral) em substituição ao Sr. Fernando Pereira de Castro que se exonerou devido ao ordenado de 60$000 mensais de agente naquela cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Genésio Bella Cruz, secretário da Congregação Apóstolo de São Pedro convida os congregados e suas famílias para a missa que por intenção da benemérita D. Virgínia de Oliveira e Silva farão celebrar no dia 3 de julho, às 7 h. no Convento, 30.º dia de seu passamento. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. João Baptista Pereira da Costa é o administrador do Mercado e apresenta seu relatório de abril a junho. Nesses 3 meses ali entraram 358 suínos abatidos no matadouro e 136 abatidos no município; 5.112 kg. de peixe, 128 arrobas de fumo de que foram arrecadados 2:503$800 de taxas. (Jornal de Taubaté).

 

1906   O número de carroças e de carros-de-bois aferidos na Câmara Municipal de Taubaté atinge a 96 e 248 quantidades essas que até agora ainda não haviam sido registradas. (O Norte).

 

1906   No palacete do c.el Moreira Leite realiza-se um concerto organizado pela ilustre taubateana D. Escolástica Vieira com a participação de Irene Pinto e do violinista Arthur Camargo. (Norte).

 

1912   O monge beneditino D. Bernardo Slecker recebe das mãos de D. Epaminondas na Catedral de Taubaté, as sagradas ordens de presbítero. (O Lábaro).

 

1913   Expira o prazo, já prorrogado, para recolhimento de moedas de cobre cuja aceitação em Taubaté já vinha sofrendo restrições desde 1912. (A Federação).

 

1913   Morre, em Taubaté, D. Maria Gertrudes de Moura Andrade. (O Norte de 26/06/1914, missa 1.º ano).

 

1914   O Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal de Taubaté, tendo em vista o interesse do povo que precisa ter certeza do artigo e do peso que compra, bem como da Câmara quanto à renda dos impostos, e a necessidade de evitar entrada de sal no Mercado todo feito de ferro (cimento armado), indefere representação dos açougueiros José Lourenço de Faria, José Martha e outros e mantém a resolução que entrará em vigor amanhã, proibindo nos açougues da cidade e do Mercado a venda de carne e toucinhos salgados, sendo que as sobras de carnes e toucinhos frescos serão recolhidos ao Galpão do Matadouro de Suínos para serem salgados pela Prefeitura e exportados. (O Norte).

 

1914   O Sr. Giacomo Rei Rosa adquire o estabeleci-mento comercial da Rua Duque de Caxias da viúva Salvador Tricário. (O Norte).

 

1914   Encontram-se em Taubaté, de volta da Europa, o Sr. Alberto Guisard e esposa que foram recebidos no Rio de Janeiro por amigos e uma comissão de operários da C.T.I. de cuja diretoria faz parte (sub-gerente). Portaram em Aparecida para uma visita à Basílica onde foram cumprimentados por numerosos operários que ali aguardavam sua chegada acompanhados de uma banda de música. Na gare em Taubaté foi-lhes proporcionada festiva recepção. (O Norte).

 

1915   Deixam a redação da “Gazeta de Taubaté” os Srs. Cornélio M. de Aguiar e Renato G. Guimarães. (Gazeta).

 

1917   Nasce, em Taubaté, o ilustre cientista Dr. René Rachou, falecido na  República de El-Salvador a 21/11/1963. (Manual II, p. 133).

 

1921   Morre, em Pindamonhangaba, onde era fazen-deiro, o ilustre taubateano Sr. José A. de Oliveira Bastos, capitalista, progenitor do médico Dr. Ayres Bastos. Residia em Pinda há muitos anos. Fora também fazendeiro em Campos no Estado do Rio de Janeiro. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume – pág. 64).

 

1935   Chegam à tarde em Taubaté, pelo “Rápido” (trem) do Rio de Janeiro, os sagrados despojos do seu 1.º Bispo D. Epaminondas Nunes D´Ávila e Silva, falecido naquela Capital no dia anterior. (Pág. 247).

 

1939   D. André Arcoverde de Albuquerque Caval-canti, 2.º bispo de Taubaté, segue para o Rio de Janeiro a fim de participar do 1.º Concílio Plenário Brasileiro. (O Lábaro).

 

1940   Noticia-se a fundação em Taubaté de um Curso de Filosofia para o qual são convidados para professores os P.es Carlos Ortiz e Benedito M. Calazans. Foi eleito por aclamação sua 1.ª diretoria sob a presidência do Dr. Álvaro Braga. O Prof. Benedito Ortiz é o secretário e D. Marina Costa, tesoureira. (O Lábaro).

 

1940   O Dr. Ademar Pereira de Barros, interventor federal em São Paulo, visita o Hospital Santa Isabel em Taubaté a convite da Comissão Executiva Pró-Reforma do Pavilhão Cirúrgico. (O Momento).

 

1940   Morre, em Taubaté, a veneranda Sr.a D. Maria das Dores Campos Meirelles, distinta progeni-tora dos Drs. Gumercindo e Francisco Soares Meirelles. (O Momento).

 

1940   De volta de Campos do Jordão, onde inspecionou obras de seu governo, o Dr. Ademar Pereira de Barros preside, em Taubaté, a instalação oficial da Penitenciária Agrícola do Estado. (O Momento).

 

1948   O casal José Leonildes Monteiro (vulgo Dioní-sio) e D. Aurora Soares Monteiro comemora suas bodas de prata matrimoniais. (Taubaté Jornal).

 

1961   Lei n.º 532 autoriza a integração de Taubaté no Consórcio Intermunicipal de Assistência aos Menores, agrupando-se inicialmente com Tremembé e Redenção da Serra. (Manual).

 

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *