22 de junho de…

0
Share

1552   Chega, à Bahia, o 1.º Bispo do Brasil, D. Pedro Fernandes Sardinha, supliciado 4 anos depois pelos selvagens. (Rio Branco, Ef. p. 296).

 

1665   Provisão confirma Cipriano Tavares Cabral como 68.º capitão-mor da Capitania de São Vicente.

 

1782   A Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, cumprindo determinação de Sua Majestade, a rainha D. Maria I, faz indicação ao governador da capitania de três nomes para escolha do nosso Juiz de Medições: Dr. Domingos Marcelino de Assumpção, Dr. José Arouche de Toledo e Dr. Ignácio de Loyola Silva. (Atas I, p. 68).

 

1874   Iniciam-se as comunicações telegráficas entre o Brasil e a Europa. (Rio Branco, Ef. p. 297).

 

1887   A tipografia da “Gazeta de Taubaté” está na rua Dr. Falcão Filho, n. 8 e o editor gerente é o Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira que a publica duas vezes por semana. (Da mesma).

 

1887   O Sr. Antônio Prado à rua Duque de Caxias, 23, é corretor de imóveis. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Na Praça Dr. Paula de Toledo está o armazém de comissões de Oliveira Patrício & Cia. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   Progride a colônia particular estabelecida em Picinguaba no Norte de Ubatuba e se sugere a fundação pelo governo de outras duas: uma no Mato-Dentro, centro do município onde poderão ser instalados uns 3.000 imigrantes e outra no sul no Perequê-Mirim, a fim de revitalizar o município que entrou em derrocada há uns 30 anos com a praga que vitimou seus cafezais e ultimamente com o estabelecimento da estrada de Ferro Norte (Rio-São Paulo ou D. Pedro II) que lhe tirou as exportações de produtos de Minas, Norte de São Paulo e Corte. (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Morre, em Taubaté, o Sr. Emílio de Cerqueira Lima, irmã de D. Henriqueta Faro, professora pública Contava 64 anos, era viúvo, guarda-livros, tendo nascido a bordo nos mares da Inglaterra, filho de inglesa e brasileiro, o Comendador Manoel de Cerqueira Lima. (Jornal do Povo).

 

1890   Decreto n.º 510 do Governo Provisório da República convoca para 15 de novembro o 1.º Congresso Nacional cujos deputados serão eleitos a 15 de setembro e que deverão discutir e aprovar a Constituição cujo projeto é baixado com o mesmo decreto. (Jornal do Povo).

 

1897   Tendo concluído as obras da Igreja Matriz de Bom Jesus do Tremembé, encontra-se em Taubaté o construtor e artista Pedro Morelli. (Diário de Taubaté).

 

1905   O Grupo Dramático “Ernesto Sampaio” leva à cena três comédias e a renda do espetáculo reverteu em benefício do ator Nicolau Machado atacado de paralisia. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre, em São Paulo, o Sr. Antônio Peixoto da Silva ex-funcionário da estação da Estrada de Ferro Central do Brasil em Taubaté e esposo de D. Maria Peixoto, atriz amadora que os taubateanos admiraram nos espetáculos do “ Furtado Coelho”. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Parte para São Paulo, por ter entrado para o recolhimento de Santa Teresa, D. Leonor Maria de Seixas que prestou em Taubaté relevantes serviços a diversas associações de caridade. (Norte).

 

1940   O Dr. Ademar de Barros, interventor federal em São Paulo, almoça na pitoresca vivenda da fazenda doada pelo casal Bazin Stambolos na vizinha cidade de Pindamonhangaba, para instalação de um sanatório de crianças tuberculosas pobres. Dimitrius Stambolos – Bairro do Borba. (O Momento).

 

1941   Divulga-se, em Taubaté, a remoção do Dr. Pedro Barbosa Pereira do cargo de juiz de direito da comarca de São João da Boa Vista para a de São José dos Campos, bem como a nomeação do Dr. José César de Oliveira Costa para membro do Departamento Administrativo do Estado. (O Momento).

 

1941   O Prof. Cesídio Ambrogi dirige os trabalhos preliminares para a fundação em Taubaté do Centro Vale-paraibano de Expansão e Cultura, com sede provisória na  Biblioteca Pública “Oscar do Amaral” e que se filiará imediatamente à Associação Paulista de Letras. (O Momento).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *