8 de junho de…

0
Share

1545   Brás Cubas toma posse do cargo de Capitão-mor da Capitania de São Vicente. (Rio Branco, Ef., 271).

 

1644   Toma posse o 2.º prelado do Rio de Janeiro, padre Antônio de Marins Loureiro, sucedendo a Lourenço de Mendonça. (Rio Branco, p. 272).

 

1876   Morre, em Taubaté, o fazendeiro Manoel Alves dos Santos. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Joaquim Máximo d’Oliveira Guerra, fiscal da cidade, de acordo com a lei de 15 de abril de 1873, dá o prazo de 60 dias para que os pro-prietários ou inquilinos consertem as calçadas estragadas, limpar e caiar as frentes dos prédios e os muros, e limpar até o espaço de 10 palmos na frente na rua, sob pena de multa de 10$000 anuais. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Morre, em Taubaté, D. Constança de Almeida com 81 anos progenitora dos Srs. Antônio e Francisco Xavier de Almeida, bem como de D. Mariana Eugênia de Almeida Vieira, esposa do capitão João Afonso Vieira. (Diário Paulista).

 

1895   O Sr. Tolentino de Souza e Castro, professor da Escola do Bairro dos Remédios, obtém 60 dias de licença para tratamento de saúde. (O Popular).

 

1895   Taubaté conta com um novo estabelecimento à rua do Visconde do Rio Branco, denominado “Globo de Cristal”. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, o Sr. João Pires de Camargo, alferes reformado da Polícia e que foi comandante do destacamento policial da Taubaté. (O Popular).

 

1905   Os Srs. José Benedito Marcondes de Mattos, Fernando de Mattos, José Rebouças de Carvalho, Félix Guisard e Afonso Moreira da Silva, componentes do diretório do Partido Republicano de Taubaté concitam os taubateanos a votarem a 10 do corrente em Dr. Domingos Antônio de Moraes Filho, médico de Guaratinguetá, para preenchimento da vaga de deputado estadual ocorrida com a morte de Dr. Octávio da Silva Leme. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Terminado o alistamento eleitoral em Taubaté com vistas às próximas eleições do dia 10, verifica-se que estão inscritos 2080 eleitores, o maior número verificado em cidade do interior do Estado, não alcançado nem mesmo em Campinas, Ribeirão Preto e Santos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Quintino de Macedo contrata com a tipografia dos Srs. Rabello & Comp. de Taubaté a edição de seus livros “Rimas de Um Triste” destinando parte da venda ao Asilo de Mendigos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   D. Maria Benedita Rezende de Macedo, esposa do Sr. Quintino de Macedo é nomeada para professora da Escola da Sociedade Espírita União e Caridade de Taubaté.(Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Associação Artística e Literária de Taubaté se elege a diretoria do novo Grupo Dramático “Baptista Góes”: diretor, Mário Pereira; secretário, Honório Jovino; orador, José S. Moreira; fiscal, Clodomiro Amazonas Monteiro; copista, José M. da Cunha; pontos, José Francisco Gomes e Amaro Negrini; contra-regra, Izidoro Genovez; Ensaiador, Dr. Gastão Câmara Leal. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Resolução n.º 18 da Câmara Municipal de Taubaté concede privilégios à firma J. Orsini & Lione para construções. A 1.º de agosto a sociedade já estava extinta, pedindo o sócio Nicolau Lione os mesmos favores. (O Norte de 03/05/1914).

 

1914   Realiza-se na Exposição Internacional de Higiene de Lion (França) a inauguração do Pavi-lhão do Estado de São Paulo. (O Norte).

 

1934   Realizam-se na Catedral de Taubaté as cerimônias de entrega de fita aos membros da nova Congregação Mariana do Ginásio do Estado local, recém-fundada devido ao zelo do Prof. Acácio Garibaldi de Paula Ferreira e do Prof. Joaquim Manoel Moreira, respecti-vamente diretor e lente daquele estabeleci-mento. (O Lábaro).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *