7 de junho de…

0
Share

1494   Tratado de Tordesilhas entre D. João II, de Portugal, D. Fernando e D. Isabel, reis de Castela. (Rio Branco, Ef. p. 270).

 

1771   D. Frei Manuel da Ressurreição é nomeado 3.º Bispo de São Paulo. (Folhas, encadernação).

 

1881   Nasce, em Santa Bárbara do Oeste – SP, o filólogo e historiador Dr. Américo Brasiliense Antunes de Moura, falecido em São Paulo a 02/07/1953. Entre outras obras de valor, deixou “Os Primeiros Povoadores Paulistas”. (Folhas, encadernação).

 

1883   A Gazeta de Taubaté saúda o Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves pelo seu restabelecimento de incômodo que quase o levou e o chama de “herói de 1873 e 1874”. (Deve se referir a ocasião de epidemia em Taubaté). (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Club Literário de Taubaté recebe doações de livros dos srs. Dr. Jacyntho Pereira da Silva Barros (34 volumes) e capitão Antônio Marcon-des de Moura (13 volumes). O 2.º secretário é o Sr. A. Garcia. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. F. P. de Paiva Baracho, de Itatiba, é candidato à reeleição a deputado na Assembléia Provincial e pede votos dos eleitores deste 2.º distrito

 

1883   Pessoa residente em Lorena encarrega-se, mediante módica porcentagem, de comprar na safra do corrente ano qualquer quantidade de aguardente em pipas por conta de negociantes interessados e que serão despachadas pela estrada de ferro ou barca fluvial. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   À rua Marquês do Herval, 99 está o Banco Comercial e Industrial do Porto (deve ser o correspondente) que saca sobre Portugal, Ilhas e Espanha. Trata-se da Casa Verde do Sr. Domingos Valente em frente à casa do c.el José Ferreira de Moura, loja de fazendas e armarinhos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Francisco Raphael Rodrigues Porte, à rua do Príncipe 92 (foi Rua do Gado, hoje, é rua 15 de novembro) oferece foguetes para extinção de formigueiros, custando a dúzia 1$000 e 5$000 conforme os foguetes que são acesos, enfiados no buraco e tapado com terra para a fumaça penetrar no olheiro. São preparados com drogas vegetais e de sua invenção. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. Matheus Galhanone está estabelecido com Oficina de Funileiro e Caldeireiro à rua do Patrício (antiga rua da Bica) fazendo inclusive encanamentos de cobre, zinco ou folha. Assentamentos de bombas, lampiões, concer-tos de alambiques. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Cônego Antônio d’Almeida, vigário da vara da diocese agradece publicamente às pessoas que concorrem para a realização das festas do mês de Maria. A D. Marianna Almeida de Abreu e suas irmãs por terem preparado e ornado o altar da Virgem durante todo o mês de maio. Ao prof. Joaquim Xavier de Assis e seus companheiros pelos cânticos e hinos. Ao Sr. João Gualberto Lopes de Leão pelos arranjos na Igreja e ao capitão Francisco Gomes da Luz Sobrinho pela armação do templo e pela iluminação do exterior do templo. (Gazeta de Taubaté de 10). As esmolas recolhidas por 90 senhoras renderam 373$000. Gastos: com cerca 140$000, fogos 70$000 charola de N. Sra. 40$000, iluminação do lustre e lampiões a querosene, 60$000, organista 30$000, registros de N. Sra. vindo da corte 20$000 e balões e miudezas 30$000. Déficit 17$000. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Sr. Joaquim Moreira de Souza e Almeida é o coletor das rendas gerais em Taubaté que avisa a alteração havida com o exercício financeiro que deverá em 1888 acompanhar o exercício ou ano civil (e não mais de julho a junho mas de janeiro a dezembro). (Gazeta de Taubaté).

 

1890   D. Isabel Maria Marcondes do Amaral pleiteia e obtém do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté dispensa de pagamento de taxa de gás que considera avultada e ainda porque cedeu há pouco tempo parte da chácara em que reside para abertura da Rua Santa Isabel (hoje c.el Augusto Monteiro) no largo do Mons. Silva Barros. (Jornal do Povo).

 

1890   Diversos moradores da capela (bairro) do Tremembé se dirigem ao Conselho de Intendência de Taubaté pedindo abertura de um largo ou praça central entre as ruas do Bom Jesus, São Francisco e Costa Cabral cujas desapropriações para tal não serão muito onerosas, visto como os prédios ali existentes estão em completa ruína. (Jornal do Povo).

 

1891   A imprensa de Taubaté acha que dentro de 30 meses Taubaté estará ligada a Ubatuba por estrada de ferro. Na 1.ª secção  já estão prontos 2km de leito e vão ser contratados mais 500 operários, 250 por Taubaté e 250 por Ubatuba. (Jornal do Povo).

 

1891   O Dr. Virgílio de Siqueira Cardoso que foi juiz de direito de Taubaté, donde foi promovido a Desembargador da Relação de Cuiabá é nomeado Chefe de Polícia do Estado.(Jornal do Povo).

 

1891   Hospedados no Hotel Vaz à Rua Visconde do Rio Branco se encontram os Drs. Domingos Barata que dá consulta na farmácia Paulista e o oculista Dr. Theodomiro Telles. (Jornal do Povo).

 

1895   O Fiscal do 2.º Distrito Ignácio Marcondes do Amaral Júnior anuncia para 11 do corrente o leilão de um cavalo recolhido ao depósito público a 28 de maio. (O Popular).

 

1895   O Secretário da Justiça responde consulta que lhe foi dirigida pelo Dr. José Martins Bastos, juiz de direito de Taubaté, informando que o ajudante habilitado que passa a servir interinamente como Tabelião não precisa prestar novo juramento. A consulta foi feita a 29 de maio no interesse do 1.º Tabelião Interino local Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira. O Visconde de Tremembé, seu desafeto, tem propalado que os atos do mesmo são nulos e manda ratificar, no 2.º Tabelião, escrituras pelo mesmo passado numa campanha de descrédito, sem fundamento. (O Popular).

 

1897   Sorteado para festeiro do Divino Espírito Santo em 1898, toma posse da coroa o Sr. Francisco Antônio da Silva Pestana Júnior que ofereceu em sua residência um copo de cerveja. (Diário de Taubaté).

 

1898   Em relatório que apresenta à Câmara Municipal, do 2.º trimestre, o Intendente Municipal Major José Ramos Ortiz dá conta, entre outras realizações, da construção das pontes da Rua São José (de madeira) e da Rua XV de Novembro, abobadada, toda de tijolos, ambas muito sólidas. (Diário de Taubaté).

 

1901   Encontra-se em Taubaté, o Sr. Carlos Teixeira de Magalhães Leite, em propaganda de organização da Sociedade Agrícola e Comercial do Café Brasileiro idealizada pela firma do Rio de Janeiro Duarte Dav & Comp. para defesa do café, com capital de 1.000 contos formado pela firma organizado em parte e em parte por lavradores de café com a contribuição em espécie no mínimo de cem arrobas de café a 10$000 cada. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Já se acha coberta a Igreja Matriz de Reden-ção, tratando-se agora de erigir as torres. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté recebe ofício de 22 de maio do Dr. Secretário da Agricultura transmitindo por cópia ofício de 17 de maio da Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo devolvendo plantas e projetos de rede de águas e esgotos aprovados para Taubaté e aconselhando a doação para depuração do processo bacteriológico de Deldin não só pela eficácia como pela economia. (Jornal de Taubaté). Rejeita.

 

1901   A C. M. Taubaté recebe ofício do Intendente de São Carlos do Pinhal pedindo aprovação de projeto de lei criando imposto de 20 contos anuais sobre casas compradoras de café para exportação para ser entregue ao governo para auxílio de propaganda do café no exterior. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Moradores do Bairro do Cavarucangüera pedem à Câmara Municipal de Taubaté a criação ali de uma escola municipal feminina, pois é populoso o arrabalde. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O prof. Octaviano Januário de Souza da Escola do Bairro do Registro pede prorro-gação por 60 dias de sua licença para tratamento da saúde. Terminada dia 26 de maio. Pedido dirigido à Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté declara Mista a 2.ª Escola Feminina do Bairro do Baracéa e remove para a mesma a profª. D. Zebina Monteiro de Paula que rege a escola do Bairro do Taboão, que é declarada extinta. Cria uma escola feminina no Bairro do Cavarucan- güera, removendo para a mesma a profª. D. Anna Alexandrina de Andrade, tudo por indicação dos vereadores José Augusto Marcondes de Mattos e intendente major José Ramos Ortiz. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Por indicação do vereador Dr. José Rebouças de Carvalho a Câmara Municipal de Taubaté aprova a Resolução n. 67 reduzindo para 20$000 o imposto do § 99 da Tabela n. 1 anexa à lei n. 63, favorecendo assim os fabricantes de cordas do município cuja atividade é considerada pouco remunerativa. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Por indicação do mesmo é aprovada a Resolu-ção n.º 68 autorizando a cobrança do imposto predial de acordo com o § 112 da tabela de impostos de 30 de outubro de 1899 anexa à lei n. 53, até se completar a nova medição de prédios e muros de acordo com a lei n. 63 em vigor. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O intendente municipal major José Ramos Ortiz é autorizado a pôr em concorrência (mediante concurso) a cadeira da 2.ª escola do Bairro do Quilombo, vaga com o falecimento do Sr. José Victor Bernasconi. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté oficia ao Sr. Secretário da Agricultura, Comércio e Obras pedindo providências sobre a precariedade do estado da estrada que vai de Tremembé a Minas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Estando aprovado pelo Governo do Estado o projeto para instalação da rede de esgotos da cidade, a Câmara Municipal nomeia comissão composta dos srs. vigário Antônio Nascimento Castro, John Milne Tindal, Dr. José Rebouças de Carvalho e José Augusto Marcondes de Mattos que poderá convidar um engenheiro para assessorá-la a fim de proceder a verificações no terreno destinado ao escoa-mento do mesmo esgoto (depuração, etc.). (Jornal de Taubaté).

 

1901   O intendente municipal major José Ramos Ortiz comunica à Câmara Municipal de Taubaté que em virtude de estarem pronunciados em crime comum os srs. Lúcio Ribeiro da Silva (Fiscal da cidade) e seu cunhado Francisco Monteiro de Camargo (Chico Flávio, pai do Fego Camargo) administrador do Matadouro Municipal, suspendeu-os do exercício dos cargos e nomeou para Fiscal da cidade o Sr. Francisco Pestana Júnior e para Administrador do Matadouro o Sr. Arthur de Camargo. Nota: ambos são adeptos e torcedores da banda dos Paraguaios (“João do Carmo” isto é João Monteiro do Carmo também parente) que ensaia na casa da mãe deles, Nhá Luzia, na esquina da rua Visconde com a rua Jacques Félix. Por questão de rivalidades com a banda dos Ursos (Philarmônica) deram uma surra de chicote num adepto dessa outra banda, no caminho do matadouro. Processados, submetidos a júri, foram absolvidos. (Informação de meu sogro Major Carrinho e Jornal de Taubaté).

 

1912   Júlio César da Silva pede à Câmara Municipal de Taubaté um auxílio para o número especial de “A Vida Moderna” que vai dedicar a este município. (O Norte de 01/04/1914).

 

1912   Lúcio Monteiro e outros pedem à Câmara Municipal de Taubaté o prolongamento da Rua Santa Isabel (hoje c.el Augusto C. Monteiro) entre a Estrada de Ferro Central do Brasil e a linha de bondes de Tremembé. (O Norte de 01/04/1914).

 

1912   O vereador Dr. Antônio Pereira da Silva Barros apresenta à Câmara Municipal a indicação n.º 7 autorizando a Prefeitura Municipal a fechar o terreno no trecho da Rua Santa Isabel entre a Av. Tindal (hoje Dr. Granadeiro Guimarães) e a Estrada de Ferro Central incorporando-o ao novo terreno do Hospital de Santa Isabel. (O Norte de 01/04/1914).

 

1914   Em comemoração à promulgação da Constitui-ção Italiana tremula no prédio da Câmara Municipal de Taubaté a bandeira nacional e se prestam homenagens ao cavaleiro Sr. Rosalbino Santoro, agente consular na cidade. (O Norte).

 

1914   Presidida pelo vigário P.e Florêncio da Paróquia (presidente nato) realiza-se na Catedral da Sé reunião da Irmandade do Senhor dos Passos para cuidar de sua reorganização com vistas à segurança da realização da semana santa. Foi mantido o compromisso anterior passando as anuidades dos irmãos de 60$000 para 30$000. Para capelão foi indicado o próprio presidente e vigário. Ficou restabelecida a celebração todas as sextas-feiras de missa com recomendação dos irmãos que vierem a falecer. Uma comissão ficou incumbida de adquirir novos irmãos: Prof. Pio Telles Peixoto, ten. Eduardo José Pereira e Antenor Leite. Procedeu-se à eleição da Mesa Regedora: Provedores: ten. c.el Antônio Marcondes de Moura, ten. c.el Augusto César Monteiro e Adelino José de Araújo; Tesoureiro: Francisco de Barros; 1.º secretário, Prof. Pio Telles Peixoto; 2.º secretário, Antenor Leite e Procurador ten. c.el Alfredo Cândido Vieira. (O Norte).

 

1949   Portaria n. 47 do Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. José Luiz de Almeida Soares, transfere, por necessidade do ensino, a Escola Mista Municipal do Bairro das Sete Voltas para o Bairro da Malacacheta regida pela profª. Ercy Marques Moura. (Taubaté Jornal).

 

1953    Institui-se o “Dia da Liberdade da Imprensa”. (Folhas, encadernação).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *