31 de maio de…

0
Share

 

1576   Chega à Bahia o 3.º Bispo do Brasil, D. Antônio Barreiros, clérigo do hábito de São Pedro. (Rio Branco, Ef. p. 263).

 

1876   Morre, em Pindamonhangaba, o fazendeiro capitão Manoel Gomes Varella Lessa. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Em casa de D. Maria Angélica do Espírito Santo realiza-se a eleição da diretoria da Sociedade Beneficente de Socorro aos Pobres de Taubaté, de que é secretário o Sr. Carlos José da Silva Pinto. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   O vigário colado de Taubaté, P.e José Pereira da Silva Barros, em companhia do Sr. Leopol-do Hummel, tesoureiro da Irmandade de Mise-ricórdia de Taubaté, fundada a 25 de março, para sustentar o Hospital de Santa Isabel que se havia fechado por falta de recursos, como provedor da Mesa Regedora, percorre pela primeira vez as ruas de Taubaté, pedindo de porta em porta esmolas para o estabele-cimento. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Realizam-se em Taubaté as solenidades de encerramento do mês de Maria com missa solene às 10 h. do SS. Sacramento com comunhão geral, tocando a Corporação Musical Princesa Imperial. Às 16 horas sai a procissão com o andor da Rainha dos Anjos conduzido pelas virgens, pregando à entrada o vigário colado P.e Antônio Nascimento Castro; segue-se exposição do SS. Sacramento, ato de consagração a N. Sra., Te-Deum-Laudamus e bênção solene. Na procissão e no Te-Deum funciona a corporação musical Philarmônica Taubateense. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   No Teatro São João realiza-se espetáculo em benefício do Hospital de Santa Isabel. O drama “Ghigi” ou “O Quadro da Virgem” é ensaiado pelo amador Sr. José Galvão. Abre espetáculo peça executada pelos professores da orquestra Philarmônica Taubateense que termina com comédia. Participam do drama: P. Cortez, O. Velloso Júnior, V. Netto, J. Francisco, J. Baptista, M. Farias, F. Velloso, F. Vaz Júnior, F. de Carvalho e N. N. Dia 31 é quinta-feira. (Gazeta de Taubaté).

 

1891   O Rv.do P.e Dr. João Evangelista Pereira de Barros, recém-ordenado em Roma, celebra em Taubaté sua primeira missa solene cantada. (Jornal do Povo).

 

1891   A Companhia Izidoro de Castro leva à cena no Teatro São João o drama “A Virgem do Mosteiro” pela primeira vez em Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1891   Devido a exigências da direção do Teatro São João que condicionava o seu aluguel à contratação também da banda de música Philarmônica Imparcial, não permitindo que tocasse ali a Philarmônica Taubateense do Sr. Manoel Borges, deixa de se apresentar em Taubaté a Companhia de que faz parte a violinista Giulieta Dionesi, de que é secretário Emílio Grossoni. (Jornal do Povo).

 

1895   “O Popular”, jornal diário local critica a ilumi-nação pública a querosene especialmente dos prolongamentos das ruas do Sacramento e Marquês do Herval cujos postes são muito distanciados e não vai a luz além de meia-noite. (O 1.º trecho se refere às proximidades da chácara da velha Caixa d’água e o 2.º ao trecho além da Pça. Mons. Silva Barros). (O Popular).

 

1895   Recém-chegado do Rio de Janeiro e vítima de febre amarela, falece no Hotel Belém em Taubaté o Sr. Eduardo de Oliveira Mello, irmão do Barão de Araraquara. A Comissão Municipal de Higiene providencia o sepultamento no mesmo dia e procura evitar que o mal se propague para o que, o povo ora. (O Popular).

 

1895   O C.el João Affonso Vieira e o major Victoriano Eugênio Marcondes Varella pleiteiam do Congresso Estadual autorização para construírem uma estrada partindo do porto de São Sebastião, ligando-se à estrada Taubaté Ubatuba e à Central e terminando em São Bento do Sapucaí. “Consta”. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, D. Maria Joanna Ferreira dos Reis, casada com o Sr. Antônio Moreira dos Reis. (O Popular).

 

1905   O jornal “O Popular”, do Sr. Higino Borges, suspende sua publicação. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Nomeado capelão do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, o P.e José Alves de Moura fixa residência novamente em Taubaté. (O Norte).

 

1906   Morre, em Pindamonhangaba, D. Ana Rosa Eufrásia de Toledo, progenitora do capitão Francisco Eufrázio de Toledo. (O Norte).

 

1910   Morre, em Pindamonhangaba, com 32 anos apenas, o Sr. José Monteiro César Miné, filho do Sr. Antônio Monteiro César Miné e irmão do Sr. Alexandre Monteiro César Miné. (O Norte).

 

1914   Com missa cantada na Catedral, pregação pelo Rev.do P.e Agostinho Motta e imponente procissão encerram-se as solenidades religiosas da Festa do Divino Espírito Santo, em Taubaté. Em seguida procede-se ao sorteio do festeiro para 1915 que caiu por sorte no Capitão José Marcos Ribeiro Paiva a quem será entregue a coroa, pelo vigário, em cerimônia na Catedral. (O Norte).

 

1914   Na praça da Catedral junto à “Casa Crystal” inaugura-se nova relojoaria do Sr. José Francisco de Assis Camargo. (O Norte).

 

1914   Morre, em Taubaté, o Sr. João Ramos da Silva, venerando taubateano, pai do Sr. Major José Ramos Ortiz, diretor-contador da recebedoria de rendas municipais; do Sr. Joaquim Ramos Ortiz, funcionário do comércio em São Paulo e do Sr. Benedito Ramos Ortiz, agente da estação da Central em Quiririm. Foi antigo e tradicional comerciante do ramo de fazendas na cidade. (O Norte).

 

1914   O Prefeito Municipal de Taubaté oficia ao Dr. Alcântara Machado comunicando sua adesão à idéia de realização de um congresso das municipalidades paulistas. (O Norte).

 

1914   Na Pça. 13 de maio, em Pindamonhangaba, realiza-se encontro de futebol entre os times dos clubes Princesa do Norte daquela cidade e o Industrial Foot-Ball Club de Taubaté. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides no fim do volume pág. 55).

 

1927   Morre, em Taubaté, a Sr.a D. Maria Mazella esposa do Sr. Januário Mazella, negociante na praça. (O Norte).

 

1941   Decreto-lei n.º 30 autoriza a Prefeitura Municipal de Taubaté a contratar com a Sociedade Construtora e de Imóveis com sede em São Paulo o serviço de calçamento de nossas ruas e praças até 1:000.000$000 (mil contos). (O Momento).

_____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *