16 de maio de…

0
Share

1813   Morre, no Rio de Janeiro, D. Mariana, irmã da rainha D. Maria I. (Folhas).

 

1868   Realizam-se, na Igreja Matriz de Taubaté, solenes exéquias por motivo do falecimento de D. Sebastião Pinto do Rego, bispo de São Paulo. (O Paulista).

 

1876   O Sr. Francisco José dos Santos Cardoso assume o cargo de Juiz Municipal e de Órfãos de Taubaté. (Imprensa de Taubaté).

 

1889   O Banco Popular de Taubaté de que é gerente o vereador Cap. João Affonso Vieira encar-rega-se da colocação das letras emitidas (100$000 cada) pela Câmara Municipal de Taubaté para financiar o abastecimento de água da cidade, serviço esse contratado com o Dr. Fernando de Mattos a 18/09/1888 e transferido para Fernando de Mattos & C.ia (Empresa Hidráulica Taubateana) em 11/05/1889. (Atas, VIII, p. 289 e Jornal do Povo).

 

1889   À Rua Dr. Falcão Filho, n.º 11, inaugura-se o Hotel de propriedade do Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Júnior que já tem experiência no ramo pois foi proprietário do antigo Hotel Marcelino. (Jornal do Povo).

 

1889   Na Capela (bairro) do Tremembé realiza-se uma assembléia geral do Club Musical Visconde da Palmeira. (Jornal do Povo).

 

1889   Morre, em Taubaté, D. Maria Joaquina Marcondes Penna, filha de D. Maria da Pureza Marcondes, irmã do vereador Antônio Marcondes de Moura e casada com o Sr. Antônio Gomes de Souza Penna. (Jornal do Povo).

 

1897   A imagem de Nossa Senhora dos Remédios é transladada da residência do Sr. Bento Vieira de Toledo Guatura para a sua capela, cuja reconstrução foi concluída no Bairro dos Remédios, em Taubaté. Da Comissão de festas participam o P.e João Macário Monteiro, José Thomaz Monteiro, Antônio de Paula Monteiro, João Francisco da Fonseca e Bento Vieira de Toledo Guatura. (Diário de Taubaté).

 

1897   O festeiro José Gregório da Costa Leite publica os programas da Festa do Divino Espírito Santo que se realizará de 30 do corrente a 06 de junho em Taubaté, com a participação da Corporação Musical “Lyra Taubateense”, com leilão no coreto armado em frente à casa da festa, almoço e jantar aos presos da cadeia, almoço dos pobres em caramanchão, condução de uma vitela do largo do Bom Conselho ao Convento de Santa Clara, esmolas para o Hospital de Santa Isabel, tudo acompanhado de música e foguetes, pau-de-sebo no Largo da Cadeia com grande soma em dinheiro. (Diário de Taubaté).

 

1898   Morre, em Taubaté, o popular ator Porto, de bastante merecimento, e que ultimamente afastado do palco se dedicava à profissão de alfaiate. Morreu na indigência. (Diário de Taubaté).

 

1900   Antônio José Rodrigues da Silva assume o cargo de 1.º Tabelião de Notas e Anexos da Comarca de Taubaté, em frente ao Largo do Pilar (então Rua Bispo Rodovalho). (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Maximiano Nascimento Gomes Machado estando organizando o “Álbum da Imprensa do Brasil” solicita dados referentes a Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Faculdade Livre de Direito do Rio de Janeiro concluiu sua defesa de tese o taubateano doutorando João Batista de Castro Rodrigues. (A Verdade).

 

1906   Sai à luz, em São Paulo, o 1.º número do jornal. “A Gazeta”. (Folha).

 

1910   O Dr. Huáscar Pereira, Inspetor de Obras Públicas do Estado no distrito sediado em Taubaté, acompanhado do Delegado de Polícia em exercício capitão Prof. João Olympio Theodulo da Silva, visita a cadeia local a fim de inspecionar as obras de substituição das grades das celas e determina melhorias sem aumento de despesas. (O Norte).

 

1932   Morre o Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, Ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-Juiz de Direito da Comarca de Taubaté, e Ministro do Tribunal de Justiça do Estado, casado com D. Eponina Marcondes Cardoso Ribeiro. Em janeiro de 1934 teve o seu retrato inaugurado na sala do Fórum de Taubaté. (O Lábaro de 14/05/1933).

 

1941   Conforme comunicação recebida do 1.º secre-tário Willy Aureli, com a eleição da nova diretoria a Associação Paulista de Imprensa confirma o Prof. Cesídio Ambrogi no posto de seu Delegado em Taubaté. (O Momento).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *