A VISÃO DE TETECO SOBRE CORRUPÇÃO, BUROCRACIA E A ATUAL SITUAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL

0
Share

Por Teteco dos Anjos

Nos últimos 50 anos, mal ou bem, houve uma melhor distribuição de renda no Brasil; a grande população mais carente pôde ganhar mais dinheiro, subiu de nível. Isso é fato e isso é bom. Claro que ainda não é o ideal e estamos longe disso. O ruim é que nos mesmos 50 anos, e creio que em todos os anos de existência desta “pátria amada”, nunca se investiu sério e pesado em educação e cultura. Infelizmente, o brasileiro é um povo oco, desinformado, desprovido de acesso à educação e cultura. Resultado: povo desinformado com mais dinheiro no bolso produz e consome muito mais porcaria. Não é isso o que acontece?!

Mas vejam, isso não é culpa do “povo”, que felizmente conseguiu subir um pouco de patamar no quesito financeiro, na qualidade de vida. A culpa é totalmente dos nossos governantes, de todas as esferas do poder; municipal, estadual, federal. O descaso é do estado. O ideal seria que o Brasil, ao mesmo tempo que fosse ficando mais rico, ou menos pobre, fosse também ficando mais culto. Nos Estados Unidos, na Europa, no Japão, na Coréia do Sul, esse fenômeno altamente positivo ocorreu e ocorre. É bom que se diga em alto tom; o brasileiro não é burro; o brasileiro é tratado pelo estado brasileiro como burro.

Quando a nossa vizinha Argentina era rica, o povo argentino era também nutrido de educação e cultura. Somente em Buenos Aires se lê, se consome livros, muito mais que em todas as capitais do Brasil juntas. Aí eles dão de goleada pra cima de nós. Hoje a Argentina, por culpa também de seus governantes inoperantes, é pobre. Mas é culta !!!

O Brasil é “sim” atualmente um país, digamos, rico. Mesmo com todas as lambanças políticas e sociais que aqui ocorrem em escala sem igual, o Brasil tem grana. No entanto, é o terrível monstro da “corrupção” que mina nossa riqueza, que, como lobos famintos, praticam a “pilhagem”. Ou seja; nutrem-se do animal que eles não abateram. É o tal do jogo sujo, da picaretagem, da falta de educação e escrúpulos.

cao

A corrupção no Brasil é tamanha que o mundo a reconhece como “endêmica”. Triste né? Mas é fato !!! A Petrobrás, por exemplo, já vinha sendo roubada desde sua fundação. Não é de hoje. Não estou defendendo o PT ou o PSDB, nem qualquer partido político ou governo. Só estou dando um exemplo de que o monstro da corrupção existe neste país desde que o samba é samba. É um cão dos infernos mesmo.

Some-se a isso outro monstro terrível: a burocracia. E o resultado é um país “rico”, porém desigual, atravancado, estagnado na burrice, empalhado, embalsamado, mumificado na mesmice política e social. Um país que injustamente tem um povo criativo e inteligente tratado como um bando de anta dopado nos labirintos do purgatório. Foda, muito foda isso.

Quanto ao pedido de impeachment de Dilma Roussef, tenho lá minhas dúvidas. É um tema muitíssimo complexo e não sei vislumbrar se é bom ou mau. Estou na ponderação, em cima do muro mesmo a observar, ou em campo neutro. Por quê???  Bem, um dos motivos dessa minha indecisão é o lance de que o canastrão e bandido do Eduardo Cunha não tem culhão de dignidade para aceitar um pedido tão sério assim. Cunha deveria estar na cadeia, não na presidência da Câmara. Também temo os efeitos colaterais disso tudo na democracia; tenho receio do fundamentalismo religioso e reacionário que já mostrou sua cara feia, tanto da bancada evangélica quanto da católica, e nem tanto remoto assim, também tenho receio da reação dos militares. Bom lembrar que estamos na América Latina, onde os ecos do coronelismo arcaico ainda reverbera com força em alguns grandes rincões.

Segundo o aclamado juiz Sérgio Moro, que preside as investigações da “Lava-Jato”, não há evidências “ainda” que ligue o nome de Dilma, e também ao de Lula, “diretamente” nos trambiques de corrupção. No entanto, é uma situação pra lá de incômoda há muito tempo, pois parentes e parceiros políticos dos dois estão envolvidos em tramóias sórdidas, e muitos estão presos. Os dois são tão lerdos e burros assim que não desconfiavam de nada?! Pra mim, e para muitos, possivelmente foram coniventes com armações pra lá de estranhas. Bem, deixemos que as investigações avancem e mostrem claramente quem é quem.

Sem dúvida, que me perdoem amigaços petistas, o PT de Lula e Dilma tem feito hoje um dos piores governos jamais visto neste país; creio que só ganha do governo Sarney, por alguns décimos.

Penso que um governo corrupto tem que ser deposto, e um governo ruim tem que ser substituído nas urnas. No atual situação do Brasil, as duas coisas parecem se misturar. Eu digo “parecem”, pois em jogos políticos eu tenho o cuidado de não acreditar em tudo o que pinta na mídia e nas redes sociais. Sou totalmente São Tomé nisso tudo.

burocrata

No entanto, confesso, sou um ex-petista que nunca mais quero saber de “lulistas” no poder e, para ser sincero, penso que os não-corruptos do PT e os não-lulistas – e eles existem – deveriam enterrar o defunto putrefeito deste partido que um dia já foi uma bandeira séria e bonita. O PT suicidou-se. Os lulistas chafurdam na imensa merda que eles mesmos fizeram e que detona com todo o país. Espero que os justos do PT saiam ilesos sim, e que todas as verdades e mentiras que denunciam e dizem sejam esclarecidas. Assim como espero que os corruptos do PT e de todos os partidos paguem pelos seus crimes e sejam, através da força popular, defenestrados da política nacional.

Como diz um amigo meu, o advogado e músico corintiano Fabiano de Sá, o famigerado “Binho”, o PT vendeu a alma pro capeta e agora está pagando caro. E tem que pagar mesmo. E os corruptos do PT e de todos os partidos, ou sem-partidos, precisam ser presos. Eu quero que os monstros da corrupção e da burocracia burra deste país vão para o quinto dos infernos.

Viva o povo brasileiro. Viva o samba. Viva o baião. Viva o caipira. Viva o caiçara. Viva o índio e a onça pintada. Viva a música e a poesia. Viva os Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina. Viva Taubaté. Viva o Burro da Central !!!

[colored_box color=”grey”]

teteco-assinatura

Teteco dos Anjos, “músico, proto-poeta e jornalista” e com a cabeça cheia de ideias mirabolantes, escreve semanalmente, ou quando der na telha, no Almanaque Urupês[/colored_box]

 

 

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *