CORÉIA DO NORTE, CHARLES FOURIER, CANÇÕES E COISAS BOAS

2
Share

Por Teteco dos Anjos

Fui levar um papo relax-ligeiro com minha filha pré-adolescente num chuvoso fim de tarde em Taubaté e ela me veio com essa: “Pai, você é a favor da democratização da Coreia do Norte e da unificação da duas Coreias???”

Bem, eu sou a favor sim, “óbvio ululante”, da democratização da Coreia do Norte, do fim do regime totalitário lá, da queda do ditador norte-coreano e da implantação de um sistema político democrático naquele pedaço de mundo. Aliás, sou a favor de um planeta inteiramente democrático, sem regimes totalitários e ditatoriais. Sou a favor de uma humanidade mais humana e bem menos consumista e materialista, uma humanidade bem mais voltada para a igualdade social, o respeito, a busca interior. Enfim, uma humanidade mais feliz, amorosa, mais poética.

Claro que isso é uma utopia minha e de milhares, ao menos neste momento. Mas, é certo que anseio e vislumbro uma coisa assim, neste planeta e em todos os planetas habitáveis do infinito. Porém, eu digo isso, mas eu mesmo vejo em mim obstáculos medíocres e imbecis para esta nova “era”, os quais eu preciso melhorar e transcender. Estou aqui para aprender sempre.

Esse papo iria pirar a cabeça do socialista utópico Charles Fourier, pois seria igual ou similar ao seu lindo e poético “Falanstério”. Sabem o que é isso ??? Procurem saber !!! É simplesmente….muito louco !!!

E, voltando à pergunta de minha filhota, também sou a favor da reunificação da duas Coreias. Evidente que os norte-coreanos foram submetidos a um regime político opressor e desumano, como, infelizmente, ocorre em vários países deste nosso mundo. ” Il Mondo Bizarro”, diriam os incríveis Ramones. Evidente então que os povos que não tiveram oportunidade de viver numa democracia precisem, de fato, de uma nova e grande oportunidade. Essa é minha visão. Não é ?!

Acho que a Coreia do Sul, bem mais rica e culturalmente mais desenvolvida, deveria então abraçar seus irmãos norte-coreanos, dividir suas riquezas com eles e dar a eles a grande oportunidade. E, claro, formar em conjunto um belo país. Enfim, nesta utopia, nem tão absurda quanto parece, já vou sonhando com aquele mundão sem fronteiras…vocês sabem.

Teteco, um democrata na Coréia
Teteco, um democrata na Coreia

A pergunta de minha filhota linda e maluquinha pode até parecer descabida para uma menina recém saída da infância e, ainda mais, em se tratando de um problema do outro lado do planeta. Mas, não acho essa pergunta absurda não. É uma questão sobre a humanidade em geral. E fico feliz em ver nessa novíssima geração, a qual minhas duas filhas pertencem, um interesse por questões de natureza global. Pois nossa “aldeia global” já está de pé há anos ou décadas.

Mudando de pato pra ganso, ou dando continuidade ao meu papo de pangaio, sei lá, quero dizer que eu não sou um homem-menino branco, nem mulato, nem negro. Minha raça é a raça humana. Isso me faz lembrar daquele majestoso e lindo disco do Gil…”A Raça Humana”. Também me lembro do maravilhoso samba-rock do André Abujamra…”alma não tem cor…”. Não me recordo agora o nome, mas é uma linda canção, mais conhecida na voz do Zeca Baleiro, essa canção do Abujamra.

As canções são assim. Encantam e nos fazem pensar melhor. São oriundas do mistério do desejo e da alma humana, da alma universal. Interpreto um pouco assim, dessa minha maneira, o fabuloso texto “Disfarces” do Renato Teixeira, publicado aqui no Almanaque Urupês e no Jornal Contato, do nosso querido Paulo de Tarso. Se vocês não leram esse texto do Renato…ahhh…vocês precisam ler isso. Porreta !!!

No mais, estamos sempre aqui e acolá torcendo e lutando para que tudo melhore, estamos torcendo pelo mano Léo Chaves no “The Voice”, como antes torcemos pela Twyla, Luana, Serial Funkers, entre outros. Não sou de assistir a tais programas, mas sei o que acontece por lá, claro, e sei que os “parças” taubatexanos sempre arrebentam a boca do balão com muito talento.

Enfim, estamos sempre torcendo por alguma coisa boa. Mas, tem que ser mesmo uma coisa boa. Torcer pra coisa ruim é safadeza. Pessoalmente, também estou torcendo sempre para o Burro da Central e para o Palestra. E não me venham desdenhar que Burro e Porco são coisas ruins…porque sei que são coisas boas. E se muitos acham que o Corinthians, o Flamengo, o Santos etc e tal são coisas boas…então torçam por eles. Numa boa !!! Beijos !!!

 

[colored_box color=”grey”]

teteco-assinatura

Teteco dos Anjos, “músico, proto-poeta e jornalista” e com a cabeça cheia de ideias mirabolantes, escreve semanalmente, ou quando der na telha, no Almanaque Urupês[/colored_box]

 

 

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

 

 

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *