18 de setembro de…

0
Share

 

1822   Decreto referendado por José Bonifácio cria a bandeira e o novo escudo de armas do Brasil independente. (R. Br. Ef. 436).

 

1860   Morre em São Paulo o Senador do Império José da Costa Carvalho, Marques de Monte Alegre, presidente desta província durante a rebelião dos liberais em 1842. (R. Branco, Ef. 436).

 

1862   O ilustre sacerdote taubateano, ordenado em Alfenas a 27 de dezembro de 1858 pelo bispo da diocese de São Paulo, Dom Antônio Joa-quim de Melo, é nomeado vigário da paróquia de Taubaté de que toma posse a 28 de maio de 1864 e aí permanece por 19 anos. (“Dom Rodovalho e Dom José” – Dr. Félix – p. 76).

 

1888   A Câmara Municipal de Taubaté assina contrato com a Companhia Norte Paulista para o abastecimento de água da cidade que é captada nas cabeceiras do Ribeirão do Chaveco na Mantiqueira. (A Cidade de Taubaté de 17/3/1895).

 

1890   Morre em Taubaté D. Mariana Clara Gomes  “deixando respeitável prole”, mãe do Sr. João Monteiro de Alcântara e Silva. (Jornal do Povo).

 

1905   Iniciam-se em Tremembé as obras do Parque Bom Jesus às expensas do capitalista tauba-teano Dr. Antônio Maria da Silva, devem ser obras do jardim público em frente à igreja. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté em ofício assinado pelo Dr. Affonso Moreira da Silva, vice-presidente e intendente e pelos vereado-res Francisco Moreira de Mattos, Alfredo Cândido Vieira, Francisco Lobato de Moura Sobrinho e cap. José Cyrillo Lobato se congratula com o Presidente do Estado Dr. Jorge Tibiriçá pela iniciativa da lei que autoriza o plano da valorização do café. (Jornal de Taubaté).

 

1914   Noticia-se a passagem por Taubaté do Sr. Martin Tauler, membro da Sociedade Geográ-fica da Charleroi e radiotelegrafista que desde 1911 acha-se em excursão a pé pelas principais cidades sul-americanas. Vai obtendo dados para elaboração de livro com vistas a prêmio de 60 mil francos a ser conferido pela sociedade belga. Acha-se também na cidade o Sr. J. Thomaz de Aquino, de Rezende, em propaganda de seu “Molho Aromático Brasileiro”. (O Norte).

 

1914   O Dr. Gastão C. Leal promulga a Lei n.º 158 criando a Guarda-Noturna para trabalhar de acordo com Regulamento a ser expedido. Para mantê-la cria um adicional de 5% sobre os impostos de Indústrias e Profissões urbanas. Promulga também a Resolução n.º 39 alterando o nome da Rua da Consolação (Av. Mal. Deodoro) para Avenida Tremembé, conforme resolução da Câmara a 17. É promulgada ainda a Resolução n.º 40 de cessão do cemitério do Areão para a Soc. S. Vicente de Paulo construir casas para morféticos que se chamará Vila São Geraldo. (O Norte).

 

1932   Realiza-se na Catedral a cerimônia de benzi-mento do estandarte que a Colônia Portugue-sa de Taubaté ofereceu ao batalhão “Jacques Félix” de regresso do front. (A Folha).

 

1932   Morre no combate de Cerrado, em Capão Bonito, na baixa sorocabana, o voluntário taubateano Pena Ramos. (O Momento, 14/9/41).

 

1933   Comemorando as bodas de ouro de seus votos solenes, o Rev.do Frei Ricardo, virtuoso capuchinho do Convento de Santa Clara de Taubaté, celebra missa em ação de graças na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. (O Lábaro).

 

1941   Um avião de carreira da “Panair” com destino a Porto Alegre tendo sofrido avarias sobre a Serra do Mar faz um pouso forçado em Taubaté no campo Tavico a que comparecem para os socorros o Dr. Raul Guisard e Astério Braga. (O Momento).

 

1946   É promulgada a nova Constituição do Brasil. (Folhas).

 

1948   Conjunto teatral de São José dos Campos realiza espetáculo no salão do Círculo dos Operários de Taubaté à Rua Dr. Souza Alves sendo saudado pelo Rev.o Pe José Luiz P. Ribeiro, assistente eclesiástico do centro. Leva-se à cena o drama “…E o mundo não me quis”, em sete quadros de A. Peres Filho. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se o falecimento da Sr.a D. Aurélia da Silva Machado, esposa do Sr. Francisco Machado Sobrinho e mãe do Sr. Ari de Paula Machado, funcionário da Diretoria de Obras da Prefeitura Municipal e Comissário de Menores. (Taubaté Jornal).

 

1948   Noticia-se recepção dada pelo embaixador Castelo Branco Clark, representante do Brasil junto ao Vaticano, no Velho Palácio Borghese, sede do Club La Caccia, à Sr.a Angelina Audrá, esposa do Sr. Mário Audrá, industrial em Taubaté e vice-presidente do Museu de Arte de São Paulo e que está na Itália em visita a obras de arte. (Taubaté Jornal).

 

1948   O Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares pretende entregar a direção do Museu Histórico Municipal à Sociedade de História e Folclore de Taubaté. Atualmente é dirigido pelo Dr. Félix Guisard Filho e o zelador é o Sr. José Pedro Camões. (Taubaté Jornal).

 

1948   Obras do Prefeito Soares: ruas calçadas – Urbano Figueira e Irmã Maria Eulália, trechos da Av. Augusto Monteiro, Ruas Dr. Pedro Costa, Marcondes de Mattos e Praça do Fó-rum. Canalização adiantada da lagoa da Vila S. José, rede de esgotos das ruas Silva Jardim e Honório Jovino. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *