10 de setembro …

0
Share

Na imagem, Monteiro Lobato*

1611   Lei de D. Filipe III reconhece em princípio a liberdade dos índios, mas declara legítimo o cativeiro dos aprisionados em guerra justa ou resgatados dos antropófagos. (Rio Branco, 419).

 

1765   Alvará permite que navios portugueses naveguem livremente entre Portugal e o Brasil, desobrigados de se reunirem em frotas. (Rio Branco, Efemérides, p. 420).

 

1868   O Sr. José Elias Pacheco Jordão, presidente da província, de São Paulo, concede exoneração a pedido do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté ao Sr. Comendador Antônio Moreira da Costa Guimarães (do partido situacionista Conservador) cargo que exerceu durante as últimas eleições do dia 7, período assaz difícil. Para substituí-lo foi designado o bacharel Dr. Francisco Ribeiro de Escobar. (O Paulista de 4/10/1868). (Diário Oficial de 26/9/1868).

 

1868   Morre em Taubaté o Sr. A. Moreira da Costa. (O Paulista de 11).

 

1876   Com a presença do vigário da vara, côn. Francisco Justiniano de Abreu e Andrade, realiza-se na residência do Dr. Lopes Chaves a reunião do Partido Conservador para organização de chapas de candidatos, com a presença de mais de 60 correligionários. (O  Paulista de 16).

 

1876   Reúne-se o Partido Conservador às 7h da noite em casa do Dr. Joaquim Lopes Chaves para tratar da organização de chapas com vistas à próxima eleição de deputados. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   Noticia-se a aposentadoria com ordenados integrais do Sr. ten. José Vicente de Aquila Almeida e Aymbebé, professor da segunda cadeira de instrução pública de Taubaté. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   A Imprensa de Taubaté noticia-se a existência no Largo de São Miguel (antigo Largo da Monção) de um casal de negros que foram cativos e hoje estão livres: a mulher com 100 anos e ele com 120 mais ou menos e sofrendo da vista, mas gozando de suas faculdades. Pede também,  a quem competir, a humanidade de fazer arredar do seio do povo no dia da feira grande número de morféticos que estão sempre em contato com tudo. (id. 10).

 

1876   O Dr. Emílio Winther, formado pela Universidade de Leipzig, recém chegado a Taubaté monta seu consultório à Rua do Rosário, 35 (Rua Visconde do Rio Branco) de parceria com o Dr. Barbosa de Oliveira. É obstreta, cirurgião e atende chamados de dia e de noite para dentro do município e fora. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté condena a exigência da Câmara de Taubaté para execução de calçadas de que não dispõem cerca de 4/5 das casas da cidade. Os seus proprietários em número de 800, aproximadamente, (pois o número total é estimado em 1000) ou sofrerão a multa mínima de 10$000 anuais e desembolsarão 8:000$000 todos eles ou terão que gastar 240:000$000 à razão de 300$000 por testada para a construção de calçadas. Qualquer das duas soluções são inconvenientes no momento quando o café que era cotado nos mercados consumidores a 10$ e 12$ a arroba está pela metade 5$000 e 6$000. E a Câmara anterior em época de menor crise protelou a execução da postura em apreço. É preferível – diz – tratar da construção de lazareto (em face de notícias de epidemias nas vizinhanças chegadas diariamente), providenciar sobre o escoamento de águas e limpeza de quintais, ruas e largos da cidade, extinção de formigueiros e dos cães hidrófobos. (Gazeta de Taubaté de 10).

 

1883   Agrava-se a epidemia de varíola em Lorena que começou com caráter benigno. Surgiram novos 5 casos em diversos pontos da cidade e o lazareto não está bem situado perto do mercado. Receita homeopática contra varíola: Eucaliptus, tintura mãe, 1 gota em 1 vidro cheio de água pura de 32 gramas, em 4 doses de 2 em 2 horas, logo na invasão ou em qualquer período da bexiga; repete-se 2 ou 3 vidros. Para evitar contágio perfuma-se a casa com açúcar refinado e 1 gota de fenol. (id.).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté abre concorrência para o serviço de iluminação pública a querosene da cidade cujas propostas deverão ser apresentadas até dia 15; com o mesmo prazo é aberta concorrência para capinação do cemitério municipal com indicação do prazo para entrega do serviço. (Deve ser o extinto cemitério do Largo de Santa Cruz ou Teatro). (Gazeta de Taubaté de 10).

 

1883   Anúncio: aluga-se uma ama de leite preta, moça, sadia e sem filho. (idem).

 

1884   Dom José Pereira da Silva Barros devendo partir amanhã para a Corte donde seguirá dia 20 para sua diocese de Olinda, despede-se publica e carinhosamente de seus conterrâneos e agradece as visitas que lhe fizeram e que não pode retribuir como desejava. (Gazeta de Taubaté de 14).

 

1884   O Imperador Festeiro, Sr. Julião Pereira de Gouvea e Castro, convida o povo taubateano para as festas do Divino Espírito Santo na Vila da Redenção de21 a 28 do corrente, com solene septenário, oficiando a corporação musical dirigida pelo maestro B. Barbosa Júnior, fogos de artifício pelo pirotécnico de Taubaté, Daniel José de Camargo, iluminação a cores da fachada da Igreja pelo armador de Taubaté, Sr. Mariano Gomes da Luz Netto, jantar aos pobres em carramachão com distribuição de carne e sal, missa cantada e procissão do Espírito Santo. (Gazeta de Taubaté de 20).

 

1890   O engenheiro Dr. João José Vaz de Oliveira, encarregado da instalação da colônia de Quiririm (Comissão de Terras) que residia à Rua do Rosário (Visconde), n.º 18 retira-se para São Paulo. (Jornal do Povo, 7).

 

1891   A Imprensa de Taubaté bate-se contra o desaparecimento de moedas miúdas de metal que estão sendo entesouradas por pessoas interessadas no ágio de 20% que já alcançam, bem como o ardil usado por certos atravessadores de gêneros alimentícios que propalam a existência de epidemias na cidade, assustando os lavradores e produtores que aqui não chegam, enganados, pois, o lazareto está fechado, às moscas, sem um hóspede. (Jornal do Povo).

 

1891   O Jornal do Povo que era de Ladislau Fernandes de Oliveira passa à propriedade de Baptista Góes & Cia. (Ano IV, n.º 13).

 

1905   A “Filarmônica Taubateense” realiza no jardim público a retreta que o mau tempo impediu que fizesse no dia 7 com o seguinte programa: 1.º – “Sempre” mazurka de Marinangeli; 2.º – “Estou com Cócegas”, tango de José Gomes de Assis Camargo; 3.º – Fausto fantasia de Gounod; 4.º – Sourire d’avril valsa de Deprel – Intervalo; 5.º – Cavalaria Rusticana – pot’pourri de Mascagni; 6.º – Revista de Taubaté – tango de Brido; 7.º – 3.º ato deLa Bohème de Puccini. (Jornal de Taubaté de 10).

 

*1906   O ilustre taubateano Dr. José Bento Monteiro Lobato assume o cargo de promotor público da Comarca de Taubaté para o qual foi nomeado interinamente. (O Norte de 16).

 

1910   Resolução Municipal n.º 4 concede a Scipião Arouca isenção de Imposto de Indústria e Profissão por 6 anos para o estabelecimento industrial para fabricação de gelo como também para o estabelecimento de colmeias e aparelhos para fabricação de conservas alimentícias e lataria para essa produção. (O Norte de 11/9/1910).

 

1910   Lei Municipal n.º 132 autoriza a Prefeitura Municipal e Taubaté a concorrer com 1:000$000 para a subscrição nacional aberta para construção do Dreadnought “Riachuelo”. (O Norte de 11).

 

1913   No Odeon Teatro Cinema se realiza espetáculo em benefício da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté, exibindo-se vários filmes entre os quais os dramas: “As duas mães” de Le Film d’Art e “Carmen” da Continental Filmes. (A Federação, 11).

 

1932   “A Folha” de Taubaté promove entre os Estudantes a Campanha de Cigarro e Fósforo do Soldado Constitucionalista, movimento cívico literário constituído de um concurso de pensamentos sobre a revolução que serão recebidos com a contribuição respectiva. (A Folha).

 

1940   Comemorando o Dia da Imprensa, os associados da Associação Paulista de Imprensa de Taubaté realizam uma ceia no Hotel Tinoco a que comparecem como convidados de honra o Sr. Álvaro Marcondes de Mattos, Prefeito Municipal, José Estácio de Moura Guimarães, membro do Conselho da A.P.I. no interior e prof. Cesídio Ambrogi, delegado da Agremiação em Taubaté. (O Momento de 15/9).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *