3 de setembro de…

0
Share

1759   Alvará de D. José I, rei de Portugal, declara rebeldes e traidores os religiosos da Companhia de Jesus, expulsando-os de Portugal e seus domínios. (Rio Branco, Efemérides, p. 410).

 

1868   Chega a Taubaté com vistas à manutenção da ordem diante das próximas eleições o chefe de polícia Dr. José Ignácio Gomes Guimarães acompanhado do amanuense da secretaria Luiz Antônio Corrêa, do alferes Macedo e de quatro ordenanças. Aqui se degladiam os Partidos Conservador (no poder) e o Liberal, na oposição. Hospeda-se em casa do Sr. José Emboaba e daí para um hotel. O Delegado de Polícia local é o Sr. Costa Guimarães. (O Paulista).

 

1868   O Presidente da Província de São Paulo, Barão de Itaúna, por motivos  políticos, demite o Sr. Joaquim de Toledo Piza  e Almeida do cargo de promotor da comarca de Taubaté que no dia 29 último lhe fora representar pessoalmente contra arbitrariedades praticadas aqui pelo delegado de polícia Comendador Antônio Moreira da Costa Guimarães do Partido Conservador que, à vista das eleições do próximo dia 7, se degladia com o Partido Liberal. (O Paulista).

 

1883   O Rev. Pe José Evangelista Franco retira-se da direção do Colégio Bom Jesus, por motivo de saúde, que ali dirigia de sociedade com o Sr. Luiz Moreira Damasco que passará a ser auxiliado por hábeis professores. (Gazeta de Taubaté).

 

1905   O taubateano Dr. José Benedito dos Santos é nomeado promotor público em Itaporanga. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Encontra-se em Taubaté o Dr. Antônio Cândido Vieira, juiz de direito em Mogi das Cruzes. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Reunida ao meio-dia (domingo) em sessão extraordinária a Câmara Municipal de Taubaté decide por unanimidade sob a presidência do Dr. Afonso Moreira da Silva oficiar ao Presidente do Estado Dr. José Tibiriçá e ao Dr. Carlos Botelho, Secretário da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, pedindo a imediata execução da lei n.º 422 de 29 de julho de 1896 que autorizou a construção de um estrada de ferro ligando o Porto de São Sebastião a sul de Minas (São Bento do Sapucaí) passando por Taubaté. Estão presentes ainda os vereadores Cap. José Cyrillo Lobato, Francisco Lobato de Moura Sobrinho, Alfredo Cândido Vieira e Francisco Moreira de Matos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Segue para o Rio de Janeiro com destino à Europa o taubateano Sr. Manoel da Silva Neto, filho do Dr. Antônio Maria da Silva, abastado capitalista. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Após o retiro espiritual realizam-se no Colégio Bom Conselho as cerimônias da primeira comunhão de numeroso grupo de alunas desse estabelecimento, na missa celebrada pelo vigário – colado Rev. Côn. Antônio Nascimento Castro, auxiliado pelo Rev. Pe Bartholomeu Taddei, diretor do retiro. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Morre o Sr. Francisco Corrêa Guedes. (O Norte, 2/9/1914 – 1.º ano).

 

1914   Pelas 15h chega a Taubaté a notícia da eleição do sucessor do Papa Pio X. Trata-se de Monsenhor Giacomo Della Chiesa, Arcebispo de Bolonha que toma o nome de Benedito XV, grande amigo do Brasil. Quando secretário do Estado do Vaticano cooperou para o engrandecimento do Estado de São Paulo, obtendo de Leão XIII vários benefícios à diocese paulopolitana governada por D. Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, hoje cardeal. O novo Papa é natural de Pegli, diocese de Genova, onde nasceu a 21 de novembro de 1854, filho do marquês Della Chiesa e da marquesa Miglioratti. Ordenou-se sacerdote a 21 de dezembro de 1878. Camareiro Secreto de Leão XIII a 28 de maio de 1883, secretário da Nunciatura de Madrid de 1883 a 1887, Prelado doméstico a 18 de julho de 1900. Arcebispo de Bolonha em 1907. A 25 de maio de 1914 foi elevado a cardeal por Pio X. Benedito XIV criou a diocese de São Paulo a 6 de dezembro de 1745 pela bula “Candor Lucis”. Em Taubaté repicam os sinos das igrejas, o Palácio Episcopal hasteia a bandeira pontifícia. São hasteadas bandeiras também nas residências do vigário geral (Mons. Castro) e do coadjutor (Pe Vieira), bem como nas associações e no Seminário. Te-Deum dia 6. (O Norte).

 

1945   No Taubaté Country Club realiza-se um almoço em homenagem ao Dr. Benedito Cursino dos Santos por motivo de sua formatura pela Faculdade de Medicina de São Paulo em que se faz ouvir, entre outros oradores, o Dr. José Luiz Cembranelli. (Nossa Terra).

 

1946   Em Rezende, na Escola Militar de Agulhas Negras  realiza-se cerimônia de entrega de espadim. Dentre os cadetes figura o Sr. Ary Ronconi Moutinho, taubateano, filho do Sr. Porfírio Moutinho e de D. Maria Luíza Ronconi Moutinho que paraninfou o ato. (Folha Democrática).

 

1947   O Colégio Estadual inicia curso de Literatura Brasileira, através de 9 conferências, promovido pelo D.E.I. que é inaugurado pelo prof. Dr. Florestan Fernandes às 20h ao cabo do qual serão fornecidos diplomas. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *