27 de agosto de…

0
Share

Na imagem, o Teatro São João*.

1673   Falece em Guaratinguetá D. Francisca Romeiro Velho Cabral filha do português Manuel da Costa Cabral, um dos primeiros moradores da recém-fundada povoação de São Francisco das Chagas de Taubaté, contemporâneo de Jacques Félix. Era casada com o cap. Antônio Bicudo Leme natural da Vila de Parnaíba e que aqui se radicou em 1660 fundando a povoação que se tornou freguesia de São José em território taubateano e depois foi elevada à Vila Real de Pindamonhangaba em 10 de julho de 1705. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides p. 82 bem como as páginas n.º 34 e 335).

 

1868   O Dr. José Elias Pacheco Jordão, vice-presi-dente em exercício na presidência da província de São Paulo, num ato eminentemente político suspende os oficiais superiores da Guarda Nacional de Taubaté, cujo comando superior há um ano se desligara do de Pindamonhangaba, para onde passou todo o Estado Maior e o arquivo. O Sr. José Francisco Monteiro, Barão do Tremembé, comandante superior, José Félix Monteiro, ten. c.el, chefe do Estado Maior, José Nogueira de Mattos ten. c.el comandante do batalhão de infantaria n.º 13, Antônio José Moreira de Castilho, ten. c.el comandante do batalhão de infantaria n.º 43, Mariano José de Oliveira Costa ten. c.el comandante do corpo de cavalaria n.º 2 dirigem-se sobre o assunto a sua Majestade e Imperador D. Pedro II. Pertencem ao Partido Liberal local oposicionista. Para substituí-los foram nomeados o ten. c.el Francisco de Paula Toledo chefe do Estado Maior, ten. c.el Manoel Gomes de Araújo, ten. c.el Antônio Moreira da Costa Guimarães, ten. c.el José Ferreira de Moura (corpo de cavalaria n.º 2) e ten. c.el João Nepomuceno de Freitas para comandante do batalhão de infantaria n.º 44. (O Paulista).

 

*1876   Estão já iniciadas as obras de construção do futuro Teatro São João com a próxima conclusão da taipa suplementar para formar a largura suficiente do Teatro. Os fundadores continuam passando as ações da sociedade organizadora e para a cobertura já estão tratados os carpinteiros e madeiras. (A Imprensa de Taubaté).

 

1897   Na Matriz o Côn. Benjamim celebra missa por alma do ten. Antônio José Figueira Jr. irmão do Dr. João Urbano Figueira, falecido em Canudos (pai Antônio José Fernandes Figueira e Sr.a vivos). (Diário de Taubaté).

 

1897   A Sociedade Esportiva Hipódromo Taubateen-se faz publicar o programa do 1.º ensaio de corridas a realizar-se a 7 de setembro com 6 páreos. Preços: arquibancadas, 2$000 e geral, 1$000. Correrão bondes especiais. (Diário de Taubaté).

 

1905   O Dr. Câmara Leal, advogado em nosso foro, é convidado pela Associação Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos para pronunciar conferência em sua sede no próximo domingo dia 3 de setembro, para onde seguirá acompanhado de um representante da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Comissão de Instrução da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté resolve pôr em concurso a cadeira da nova escola criada por essa sociedade, visto terem aparecido diversos candidatos à mesma. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Segue para São Paulo o Dr. José Bento Monteiro Lobato colaborador do Jornal de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na Sociedade Literária e Recreativa realiza-se torneio de bilhar de que participam os Srs. Raphael Falco, Herculano Craveiro, Elpídio Borges Ortiz, Brasilino Vieira, Sérgio Areão e Almeida Jr. Durou 1h30 a partida vencida pelo Sr. Elpídio que ganhou um tinteiro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Teatro São João realiza-se espetáculo dos alunos da escola da Sociedade Espírita União e Caridade. (Jornal de Taubaté).

 

1906   São eleitos respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Taubaté os os Srs. Dr. Bento Enéas de Souza e Castro e o ten. c.el Francisco Moreira de Mattos. (O Norte).

 

1914   Na Sé Catedral de Taubaté realizam-se sole-nes exéquias por intenção de Pio X, recente-mente falecido, presididas por D. Epaminon-das, 1.º Bispo da nossa diocese criada pelo referido Santo Padre. Com Pio X, já desapareceram 270 papas. No século XIX tivemos Pio VII, Leão XII, Pio VIII, Gregório VI, Pio IX e Leão XIII. De todos os pontífices 15 foram franceses, 13 gregos, 8 sírios, 6 alemães, 5 espanhóis, 2 africanos, 2 dálmatas, 1 inglês, 1 português, 1 holandês, 1 suíço, 1 cretense e o Galileu São Pedro. Os demais foram italianos e são dessa nacionalidade desde 1523. Nos 10 últimos séculos 9 papas foram julgados dignos de ser santificados. Com 77 anos mora em Ribeirão Preto Guglielmo Bordato que foi companheiro de infância de Pio X a quem há pouco tempo escreveu recordando a infância e obteve imediata resposta. É agricultor. “O Norte” por 3 vezes foi honrado com a bênção de Pio X por referências feitas, inclusive em 1908 por ocasião de seu jubileu sacerdotal. As exéquias tiveram início às 9h cantando a missa de réquiem o P.e José Carolino, acolitado pelo P.e Crispim, capuchinho que cantou o Evangelho e Antônio Gomes Vieira, coadjutor que cantou a Epístola, cerimoniando o P.e Antônio Firmino Vieira de Araújo, reitor do Seminário. D. Epaminondas assistiu pontificalmente ladeado dos P.e Cônego Altino de Moura e Pe José Alves de Moura. No coro a Schola Cantorum sob a regência do provecto P.e José Soares Machado exímio maestro e lente do Seminário. Finda a missa pregou Mons. Nascimento Castro durante 1h sobre Pio X. Segue-se a encomendação com catafalco artístico obra do armador-mor da Catedral, José Ferreira da Silva (deve ser o Juquinha Sacristão). (O Norte).

 

1914   Lavradores do município de Redenção se reúnem para cuidarem da normalidade do trabalho e atenuarem os efeitos da crise gerada com a guerra européia. O major Gabriel Ortiz Monteiro é aclamado presidente da reunião e convida para secretário o c.el Octoni Francisco de Mattos. Resolve-se pedir à Câmara Municipal as seguintes medidas: decretação de multa de 100$000 para os atravessadores do mercado; fixação da diária de 1$200 para o salário dos camaradas; estabelecimento da medida de100 litros para a colheita de café; proibição de adiantamento de dinheiro a camaradas, perdendo o direito à cobrança quem o fizer; multa de 50$000 para quem seguir camarada de outro, cuja renda se destina ao Hospital de Santa Isabelem Taubaté. Lavrou-se ata. (O Norte).

 

1931   A Associação de Pais e Mestres de Taubaté inicia uma série de visitas ao Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves com o intuito de aquilatar de perto o grau de ensino que ali se vem ministrando e convida os interessados. (A Folha).

 

1939   Noticia-se a circulação em Taubaté do 1.º número do NOSSO JORNAL dos alunos do Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves. (Lábaro).

 

1940   Decreto do Dr. Ademar de Barros, interventor federal em São Paulo nomeia o Sr. Ernani de Barros Morgado para o cargo de oficial maior do 2.º Tabelião de Notas e Anexos da Comarca de Taubaté que ali vinha exercendo as funções de escrevente. (O Momento).

 

1941   Removido de Bauru é nomeado Delegado Regional do Ensino em Taubaté o prof. Dirceu Ferreira da Silva, na vaga ocorrida com a aposentadoria do prof. Theodomiro de Barros. (O Momento).

 

1941   O Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal de Taubaté, em companhia do Sr. Joviano Nogueira Barbosa pioneiro do serviço telefônico em Taubaté (1893) e outras pessoas gradas, visita as novas instalações na Companhia Telefônica Brasileira de que é gerente o Sr. B. Sales, na Praça da Catedral onde outrora residira a família Granadeiro Guimarães. (O Momento).

 

1946   Na Associação Comercial de Taubaté realiza-se eleição para preenchimento de vagas existentes nos cargos de 2.º vice-presidente, para o qual é eleito o Sr. Jamil José Elias e de 1.º tesoureiro para o qual é eleito o Sr. Telêmaco de Faria. A assembléia geral extraordinária aprova moção de aplausos e apoio à diretoria presidida pelo Sr. Francisco de Almeida e Silva pela gestão em período crucial para a classe. A reunião é presidida pelo Sr. Francisco de Barros, antigo diretor da Associação e secretariada pelo Sr. João dos Santos Pinto, tendo servido como escrutinadores os Srs. Álvaro Marcondes de Mattos e Raul Ambrogi. (Folha Democrática).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *