21 de agosto de…

0
Share

 Na imagem, o Mercado Municipal de Taubaté*

1784   O insigne taubateano Rev.do Frei Antônio de Santa Úrsula Rodovalho (Antônio de Mello Freitas) por decisão do capítulo do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro é eleito lente de prima, do mesmo Convento e designado para trabalhar na reforma das novas leis municipais. (A Imprensa de Taubaté de 30/7/1886, publicando a biografia constante do discurso do Dr. José Tito Nabuco de Araújo pronunciado em sessão de 24/6/1876 do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro que o Dr. Félix não transcreveu na integra na obra “D. Rodovalho e D. José”).

 

1806   O Conde dos Arcos, depois de um brilhante governo na capitania da Bahia, toma posse do cargo de Vice-Rei do Brasil, no Rio de Janeiro. Exerceu-o até 7 de março de 1808, quando da chegada do príncipe-regente D. João. (Rio Branco, Ef. 391).

 

1859   Nasce em Pindamonhangaba o prof. Francisco Antunes da Costa, filho de João Antunes dos Santos e de D. Pureza Leite de Abreu. Criado por seu padrasto José Theodoro da Costa adotou este sobrenome. Em agosto de 1882 habilitou-se ao cargo de professor público sendo nomeado para a cadeira do Bairro dos Remédios em Taubaté de onde foi removido para Jacareí onde prestou serviços no Colégio do Dr. Lamartine Delamare e à cidade ocupando cargos públicos. Escreveu um compêndio de Geografia matéria que leciona-va no Ginásio. etc.(Athayde, Pinda, 157).

 

1869   O futuro 1.º Bispo de Taubaté, D. Epami-nondas, é batizado na Matriz de Serro Frio, sua cidade natal, pelo Vigário Cândido de Augusto de Melo. (O Norte).

 

1876   Morre o Alferes Leopoldino de Oliveira César, nascido a 5 de agosto de 1843, filho do cap. Francisco Celidônio de Oliveira César. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   O Presidente da Província de São Paulo de acordo com o Art. 2.º, § 22 do Decreto de 20 de outubro de 1875 e 118 das instruções de 12 de janeiro cria os Colégios Eleitorais. O de Taubaté é constituído de 67 eleitores das seguintes paróquias: São Francisco das Chagas de Taubaté, 47 eleitores; Santa Cruz do Paiolinho (futura Redenção), 5 eleitores; São Bento do Sapucaí, 11 eleitores e Santo Antônio do Pinhal, 4 eleitores. (A Imprensa de Taubaté).

 

1889   Divulga-se em Taubaté a notícia de que a taubateana Clotilde Maragliano e a paulista Maria Monteiro de Campinas obtiveram o 1.º prêmio no curso de canto do Conservatório de Música de Milão no ano escolástico de 1888 – 1889 terminado em julho último. Só três alunos obtiveram o 1.º prêmio. Clotilde chegou em Milão em agosto de 1888, foi admitida no conservatório em outubro para fazer o ano de provas de que foi dispensada e admitida no 1.º ano do curso de canto. (Jornal do Povo de Taubaté transcreve do Diário Popular de São Paulo).

 

1901   O vigário Antônio Nascimento Castro faz um apelo a seus paroquianos para que o auxiliem, apesar da crise, para a conclusão das obras de reforma do aspecto exterior (frontispício e eliminação das cachorradas) de nossa Igreja Matriz que estava como que em ruínas, não dizendo nada do espírito eminentemente religioso da nossa população. (Jornal do Povo de Taubaté ).

 

1901   Mons. Miguel Martins passa a celebrar missa aos domingos e dias santos em sua residência para que sua mãe possa assistir a elas, pois não pode sair e convida os amigos. (Jornal do Povo de Taubaté ).

 

1905   O deputado federal Côn. Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro, defendendo projeto do  Governo de entrega da catequese de indígenas a missionários católicos discursa na Câmara de Deputados respondendo a discurso do deputado Germano Hasslocher que critica o projeto diante da liberdade de cultos. (Jornal Taubaté).

 

1906   Em carro especial ligado ao “Rápido” (trem), chega a Taubaté o cardeal de Santo Aleixo, D. Joaquim Arcoverde, arcebispo do Rio de Janeiro, acompanhado de seu Secretário Interino o Côn. Luiz Gonzaga do Carmo, Mons. João Alves e o Sr. Virgínio Marcondes Pereira, gentil homem de sua corte. Recebido pelo clero, associações, autoridades, povo, dirige-se à Matriz e daí para o Palacete de D. Presciliana de Mattos onde lhe é oferecido almoço. Visitou o Externato São José, Centro de Operários Católicos, Bom Conselho, Hospital, Convento. Com o Noturno (trem) partiu para o Rio. A visita visa decidir sobre a localização na zona Norte do Estado do novo bispado que S.S. Pio X pretende criar. (O Norte).

 

1910   A Estação Telefônica da “Rede Pindamonhangabense” muda-se para o prédio n.º 87 da Rua Visconde do Rio Branco, sendo que na próxima semana serão inauguradas as comunicações telefônicas com Moreira César (Barranco Alto), Roseira, Aparecida, Guaratinguetá e Cunha. A estação local funciona das 6 às 6. (O Norte).

 

1910   O Sr. Ignácio Bicudo de Siqueira Salgado, proprietário de 350 alqueires nas cabeceiras do manancial grande de água que abastece Taubaté que nasce no Parapetinga informa que para efeito de desapropriação pretende o preço de 250$000 por alqueire. Quanto às terras do outro manancial aceitará o preço que pedir o seu vizinho Sr. Antônio Joaquim Fernandes. (O Norte).

 

1913   Às 15h após benzimento procedido por Mons. Antônio Nascimento Castro é colocada a 1.ª pedra do novo edifício do Mercado Municipal de Taubaté, na administração do Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal. Para liberação do material importado, abandonado na alfândega pelos importadores Lefrève & Cia, o Dr. Félix Guisard Filho trabalhou durante meses. O Dr. Gastão está na Prefeitura desde 1908. (O Norte de 25/1/1914 – relatório).

 

*1913   Às 16h perante grande número de pessoas realizam-se as solenidades de colocação da pedra fundamental do novo Mercado Municipal, benzida pelo Governador-Geral do bispado Mons. Antônio Nascimento Castro. Em seguida o Prefeito Municipal Dr. Gastão Câmara Leal ofereceu uma taça de champanhe no escritório provisório do engenheiro construtor. (A Federação).

 

1913   Morre em Taubaté o Sr. Evaristo Marques Pinto, antigo e conceituado negociante na praça, irmão do Sr. Adelino Figueiredo Pinto. Deixa viúva e filhos menores. Foi sepultado na Boa Vista. (A Federação).

 

1914   As malas do correio destinadas a Tremembé que aqui em Taubaté desciam do trem e seguiam por condutor a pé passam a descer diretamente na estação lá recém-inaugurada. Providência tomada a pedido do Dr. Gastão, Prefeito de Taubaté que agradece. (O Norte).

 

1914   O Sr. Manuel Cunha, escrivão de polícia, reassume o exercício do cargo desistindo do resto da licença. (O Norte).

 

1914   O Sr. Luiz Borges do Couto, fiscal da Câmara Municipal, está em gozo de licença por moléstia. Também o Sr. José Corsino Barbosa, fiscal de obras, entrou em licença de trinta 30, em substituição ao qual foi nomeado o Sr. José Bonifácio Moreira, contínuo da tesouraria. O Sr. João Ubaldo de Freitas, desinfetador em Taubaté, foi designado para exercer em Caçapava o cargo de Fiscal Sanitário. (O Norte).

 

1914   Em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Santo P.e Pio X, o Dr. Gastão Câmara Leal encerra o expediente da Prefeitura de Taubaté e decreta luto oficial por 8 dias, com bandeira em funeral. A Pio X se deve a elevação de Taubaté à sede da diocese em 1909 e a concessão de várias honrarias a sacerdotes conterrâneos. Chamava-se José Sarto, de origem muito humilde e governou a igreja por 11 anos. Os sinos de Taubaté dobram a funeral e a bandeira pontifícia é colocada em funeral no Palácio Episcopal, na Sé Catedral e no São João Teatro Cinema. Todos os atos festivos são cancelados. As repartições públicas e associações hasteiam pavilhões em funeral. O Dr. Cardoso Sobrinho encerra o expediente do foro e oficia ao Ex.mo Sr. Bispo. Preparam-se solenes exéquias. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté D. Cândida Maria da Conceição, esposa do Sr. João Francisco das Chagas Víctor. (O Norte).

 

1915   Chega a Taubaté para providenciar a abertura de uma filial das Casas Pernambucanas o Sr. Luiz de Noronha Neto, gerente, na Praça Campos Sales, nos baixos do sobrado Righi. (Gazeta de Taubaté).

 

1933   Sob o patrocínio do Esporte Club Taubaté e dirigido pelo farmacêutico Pedro Câmara Leal inicia-se o campeonato de pingue-pongue desta cidade, cuja renda reverterá em benefício do Orfanato Santa Verônica. (O Lábaro).

 

1939      No salão do Externato São José realiza-se reunião com a presença do Sr. Bispo Diocesano, autoridades e pessoas gradas, em que o Dr. Félix Guisard Filho faz uma palestra sobre a história da Igreja do Pilar em prol da conservação da qual se inicia campanha em Taubaté. (O Lábaro).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *