Praça Mons. Silva Barros

0
Share
Composição: Praça Monsenhor Silva Barros em 1969 (acervo MISTAU) e em 2013 (Acervo Almanaque Urupês)
Composição: Praça Monsenhor Silva Barros em 1968 (acervo MISTAU) e em 2013 (Acervo Almanaque Urupês). Na imagem observa-se o chafariz que já não existe mais, a derrubada das árvores e a escadaria de acesso ao fórum, que também não existe mais. Na visualização atual, o Monumento a Conquista de um Povo, inexistente em 1968, os largos degraus que levam ao calçamento fronteiriço ao fórum, as grades que circundam o fórum, inexistentes anteriormente e os bancos da praça atual. Clique para ver e tamanho maior

 

Praça remodelada em 1972, com projetos do arquiteto Manoel  Carlos de Carvalho, a praça Monsenhor Silva Barros ficou mais conhecida por seus nomes populares. Primeiro como Bosque, devido sua farta arborização. Mais tarde, como praça da Eletro.

Naquele espaço, havia o primeiro estádio de futebol de Taubaté, o campo do E.C. Taubaté, ou Campo do Bosque, que existiu entre 1914 e 1969. No lugar do campo foi construído o primeiro supermercado de Taubaté, pertencente a Eletroradiobraz, inaugurado em 1972. A partir dessa construção, a praça ficou conhecida popularmente como Praça da Eletro.

Também naquele ano, contemplando o projeto de remodelação da praça, foi construído o Monumento à Conquista de Um Povo, representando o avanço tecnológico da civilização, o que justifica o seu formato de foguete.

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *