A Maldição de John Constantine

0
Share

Por Alexandre Siqueira

Salve Pessoas !!

John Constantine  não tem super força, não voa, não possui um anel energético e nem tem super velocidade, mas é tão popular quanto seus colegas “super” e é definitivamente a antítese de todos eles.

Criado por Alan Moore, Stephen Bisset e John Tottleben, apareceu pela primeira vez na revista Saga of the Swanp Thing #37, de junho de 1985, um ano após sua primeira aparição em Monstro do Pântano estreava sua própria revista, John Constantine Hellblazer, que junto com o Sandman de Neil Gaiman ajudou o selo Vertigo da DC Comics a se tornar um sucesso, atraindo um público mais adulto, que não se contentava mais com as aventuras dos heróis de capa e colant.

A primeira aparição de John Constantine nos quadrinhos do Monstro do Pântano
A primeira aparição de John Constantine nos quadrinhos do Monstro do Pântano

Mestre do ocultismo, artes das trevas, demonologia e outros assuntos obscuros, Costantine não é um cara legal. Mal caráter e de ego inflado, o cara é um para-raios de demônios e seres das trevas. Seus poucos amigos geralmente são pessoas também envolvidas com o ocultismo e quase todos que cruzam seu caminho acabam morrendo de forma sinistra e horrenda. Mas existe um inimigo que John Constantine não consegue vencer: O fracasso nas telas!!

 

A Primeira Tentativa

Constantine (2005) não é exatamente um fracasso, mas é tudo, menos um filme de John Constantine. A começar pelo ator principal, Keanu Reeves, que encarna o anti herói nas telonas, em NADA se parece com o personagem das HQs, seja no visual ou na personalidade. John, originalmente loiro, usa sobretudo e está constantemente com aparecia amarrotada, com cabelos desgranhados, barba por fazer e de ressaca. Em nada combina com o bom mocismo de Reeves, que das características marcantes do personagem só vemos seu vicio em cigarros, que é ponto fundamental da trama do filme que é levemente inspirado no arco de histórias Hábitos Perigosos, de Garth Ennis. Mas é só isso!

Constantine interpretado por Keanu Reeves
Constantine interpretado por Keanu Reeves

Este seria um bom filme se tivesse como personagem principal o João Constantino ou o Zé Constâncio, tanto faz, porque é uma boa história de terror, mas não é John Constantine. A película teve aceitação mediana pelo publico em geral não comprometendo tanto, mas até hoje não se fala mais em Constantine na telas dos cinemas.

 

A Série

Constantine: A Série (2014) quando foi anunciada foi bem recebida pelos fãs, pelo simples fato do personagem vivido por Matt Ryan ser quase uma transposição do personagem das HQs, em termos de visual. Os primeiros trailers divulgados eram empolgantes, com chão se abrindo, fogo saindo e dando a impressão que finalmente veríamos o canalha mais adorável dos quadrinhos em carne e osso, mas…

O visual ficou bacana, aquela arrogância está presente, até o sotaque britânico compareceu, por outro lado não é aquele cara que anda e tropeça na confusão. Constantine é um “detetive” sobrenatural que atravessa os Estados Unidos correndo atrás de demônios com a ajuda da “mocinha” da série, Zed Martin (Angelica Celaya), uma cognitiva que consegue ver flashes do futuro, e de seu fiel parceiro Chas Chandler (Charles Hallford). A série decepciona pelos fracos roteiros e pela semelhança com outra série de sucesso e há muito mais tempo no ar: Supernatural. A série teve treze episódios e a NBC resolveu não renova-la devido a baixa audiência.

John Constantine, da NBC.
John Constantine, da NBC.

John Constantine tem ótimas histórias nos quadrinhos, muitas delas poderiam ser adaptadas para a tv ou cinema, mas parece que roteiristas e produtores não conseguem achar um meio termo sobre o que pode ser bom entre os quadrinhos e o cinema/tv pra transpor o personagem pras telas sem que se perca muito do potencial do personagem.

John não tem mais alma para vender a ninguém pra tentar fazer sucesso nas telas do cinema ou tv, por isso eu e vocês teremos que continuar a curtir o babaca arrogante e mal caráter mais querido por nós onde ele faz mais sucesso, nos quadrinhos !!

 

 

[colored_box color=” yellow”]

alex_small
Alex Siqueira

Alex Siqueira assistiu a estréia de Star Wars, ficou mais chocado com o final de “A Ira de Khan” de que com a eliminação do Brasil na Copa de 82, achou que o Telejogo era ficção científica e desconfia das intenções dos executivos da Marvel.

facebook.com/alesiq

[/colored_box]

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *