A história do Convento de Santa Clara é repleta de lacunas que dificilmente serão preenchidas. Há muito pouca documentação sobre esse patrimônio taubateano. O que se sabe é que o primeiro registro documental sobre o Convento data de 1674, quando a Câmara Municipal se comprometeu a construir o edifício que abrigaria os religiosos de São Francisco. Dois anos mais tarde, o edifício já era frequentado pela população. Em 1843 o edifício sofreu um incêndio de grandes proporções, deixando-o praticamente em ruínas e o seu restauro aconteceu somente em 1887, quando foi ali instalado o instituto de Artes e Ofícios, sob ordem do então imperador D. Pedro II.
Os anos que se seguiram foram de adequação do espaço, cada vez mais reduzido. A atual área do convento representa apenas uma pequena parcela do que foi até o século 19, que até então possuía uma área que ia da atual av. Marechal Deodoro até a região do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Unitau.
[box style=’info’] Saiba mais: http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=3138 [/box] Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter
1 Comment
[…] Acesse a página da Máquina do Tempo para ver o resultado […]