O ano está para os leitores

0
Share

Texto de  Thiago Galvão do Blog Livro Aberto

Quando se fala de livros no Brasil, a frase que mais se escuta é: “Não, o jovem não lê. O país não tem hábito de leitura”. Mais logo se engana quem pensa dessa maneira. O mercado editorial no país vem crescendo progressivamente nos últimos anos, e com a publicação de diversos títulos voltados para o público jovem, a procura tende a continuar grande.

Obras de grande peso têm ganhado adaptações cinematográficas, e isso, sem dúvida nenhuma ajuda a agregar público leitor. E esse cenário vem se espalhando pelo país.

Aqui na cidade, por um exemplo, temos na lista de mais vendidos nas livrarias temos Augusto Cury, Isabele Freitas, E. L. James e muitos outros autores que passam de clássicos, como O Pequeno Príncipe, a obras mais atuais, como o Jardim Secreto. Com esse parâmetro, vemos que existem sim leitores taubateanos, e que são bem diversificados quando o assunto é gosto literário.

Poder compartilhar um mundo literário com outras pessoas é fantástico e é para isso que temos grupos e eventos para que encontro de leitores aconteça.

Bienal do Livro RJ. Imagem: G1
Bienal do Livro RJ. Imagem: G1

Neste anos teremos a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que acontece em setembro e é considerada a maior feira literária do país. Teremos também eventos como a Flip – Festa Literária de Paraty e o Festival da Mantiqueira, que sempre são uma caixinha recheada de surpresas e bons momentos. Mas também teremos eventos menores e não menos importante, como encontro de leitores em Taubaté, eventos do grupo Vale Semideus e muitos outros que acabam lotando a agenda dos leitores do Vale.

Vale lembrar que no cinema teremos grandes novidades para os fãs de livros. Cinquenta Tons de Cinza, Insurgente e Jogos Vorazes – A Esperança 2 prometem deixar um marco na linha do tempo cinematográfica. Então, temos um ano recheado para leitores.

Imagem: otvfoco.com.br
Imagem: otvfoco.com.br

O fato de que ler no Brasil é impossível está ficando para trás, e eu como blogueiro literário tenho feito minha parte para que cada vez mais, a Capital Nacional da Literatura Infantil mereça esse título.

Veja também:

Os escritores do Vale

– O que você não pode perder este ano?

– “Porque Indiana, João?” – Entrevista com o autor

 

[colored_box color=”eg. blue, green, grey, red, yellow”]
meThiago Galvão é autor do Livro Aberto, blog que criou aos 17 anos para compartilhar com amigos o seu mundo literário. [/colored_box]

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *