Bretherick – 90 anos

0
Share

Nove décadas do decano da imprensa de Taubaté

Aos 90 anos, completados hoje(21/11), Levy Bretherick é dono de uma trajetória impressionante no jornalismo taubateano. Jornalista de competência reconhecida, ele participou e testemunhou a evolução da imprensa brasileira desde a década de 1940. Nos anos seguintes trabalhou em redações de jornais, foi radialista e assessor de imprensa.

Analisando sua carreira pelos milhares de registros preservados na Hemeroteca Antonio Mello Jr., é possível atestar que Levy não foi somente um dos mais competentes jornalistas dos 153 anos da imprensa taubateana; foi também um dos mais corajosos.

Um caso ilustra esta afirmativa.

Em 1957, um ato da Câmara Municipal fixou remuneração aos vereadores quando, à época, a lei declarava a função gratuita. Levy Bretherick, jornalista numa Taubaté muito menor e menos populosa, conseguiu apoiadores para uma apelação civil que conseguiu reverter o ato da Câmara, poupando o bolso dos contribuintes de então.

A Câmara apelou da sentença e foi novamente derrotada.

1397895_876620965682756_8664349425720507930_o
Profª Eunice Pereira Bretherick e Levy Bretherick(Facebook Herbert Bretherick)

“Foi a primeira vez que a Câmara Municipal de Taubaté se manifestou sobre subsídios, eu acionei os orgãos dos poderes públicos e tive a sorte de sair vencedor e tive a decepção de ver que foi tudo inútil (risos)”, disparou Levy, “com legislação ou sem legislação os cofres públicos continuam a ser assaltados”.

Leia a íntegra da sentença clicando nas imagens:

sentenca1_small
Clique para ampliar
sentenca2_small
Clique para ampliar

Sobre o futuro da comunicação, o decano da imprensa de Taubaté é direto: “o jornalismo é eterno como os livros sagrados”.

Leia o artigo do professor Gilberto da Costa Ferreira sobre Levy Bretherick aqui.

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *