Assista a estreia da série sobre Felix Guisard

3
Share

 

 

Série conta bastidores da Revolução Industrial em Taubaté 

“Curioso, amigo Felix: seu pai, que só conheci por algumas horas, foi talvez a criatura que me inspirou mais respeito pela espécie humana”, escreveu Monteiro Lobato sobre Felix Guisard, o fundador da Companhia Taubaté Industrial – CTI.

Na verdade havia muito mais coisas em comum entre o criador do Sítio do Picapau Amarelo e o idealizador da Companhia Taubaté Industrial. A fábrica foi construída sobre um terreno comprado do avô de Lobato, o Visconde de Tremembé. Seu tio, o dr. Monteiro, foi um dos acionistas/fundadores da indústria e sua prima em 2º grau era casada com o filho de Guisard. A estréia de Lobato como promotor público se deu em Taubaté tendo Felix Guisard como membro do juri e em determinado momento Guisard travou embates com o Visconde, o mesmo que vendeu o terreno sobre qual a CTI foi assentada.

Para muitos, não há como negar que se não fosse o Visconde de Tremembé e outros cidadãos talentosos possivelmente a CTI não teria existido e Taubaté poderia ter amargado a sina das “Cidades Mortas” do Vale do Paraíba.

Os bastidores da fundação da Companhia Taubaté Industrial é o tema da nossa websérie.

Neste primeiro episódio veremos como, ainda no século 19, espiões estrangeiros e pesquisadores apostavam num futuro promissor para Taubaté.

Felix Guisard, Fundador da CTI

Produção: Almanaque Urupês

Realização: Guisard Empreendimentos Imobiliários

 

SAIBA MAIS SOBRE O MEMORIAL GUISARD

Realização:

logos-guisard2

 

Related Posts
3 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *