Há 145 anos nascia o 1º Bispo de Taubaté

0
Share

D. Epaminondas foi responsável por estruturar Diocese sem subvenção governamental

Até 1891, bispos, padres e demais componentes do clero eram funcionários públicos.Isto acontecia por que o Brasil adotava o sistema de Padroado, onde a Igreja se submetia ao estado em troca da sua manutenção. A constituição promulgada após a proclamação da República separou Igreja e Estado, instituiU o casamento civil, a secularização dos cemitérios e o fim da subvenção estatal a qualquer culto religioso.

Após perder o status de “Religião Oficial”, a Igreja Católica se encontrou na obrigação de zelar por sua própria manutenção material. Uma das medidas adotadas foi a elevação da Diocese de São Paulo a condição de Arquidiocese e a criação em 1908 das dioceses de Botucatu, Campinas, Taubaté, Ribeirão Preto e São Carlos do Pinhal.

D. Epaminondas

Há 145 anos, em 4 de julho de 1869, nascia na cidade de Serro, em Minas Gerais, Epaminondas Nunes D’ Avila e Silva, mais conhecido pelos taubateanos como D. Epaminondas, o primeiro bispo de Taubaté.

Epaminondas foi nomeado pelo Papa Pio X como  governador da recém criada Diocese de Taubaté, em 29 de abril de 1909, e esteve a frente da instituição por 26 anos.

No seu governo foram criados o Seminário Diocesano, o jornal O Lábaro e o Santuário de Santa Terezinha, legados que permanecem até hoje.

D. Epaminondas morreu em 29 de junho de 1935 na cidade do Rio de Janeiro, onde estava em tratamento médico.

Em sua homenagem, o largo da igreja matriz de Taubaté foi denominado praça D. Epaminondas.

D. Epaminondas: Top 3

1- “Apesar de franzino e doente, o pequeno era irrequieto e travesso. […] Dificilmente o achavam quieto e sentado. Sempre Alegre e Travesso. De um gênio algo espinoso e autoritário”.

2- “Ao mesmo tempo que ele faz as visitas episcopais, suas inspeções nas igrejas e diversas paróquias, ele também é gerente. Ele também tem a incumbência de fundar um Seminário e contrapor qualquer ideologia religiosa que não seja católica por meio de um jornal”

3- “[…] Outro meio não vemos mais eficaz para a manutenção do equilíbrio moral do mundo, senão a proteção à boa imprensa e sua larga difusão; bem como uma guerra sem tréguas à imprensa perniciosa e anticristã”.

Carta Pastoral de D. Epaminondas, citando a criação do Jornal o Lábaro. 1/11/1909

Trechos da tese “Ação romanizadora e a luta pelo cofre: D. Epaminondas, primeiro bispo de Taubaté (1909-1935)”.  de Isnard de Albuquerque

Busto Caminhante

Muitos taubateanos, ao verem fotos antigas, pensam que o busto que habitava a praça Dom Epaminondas era do primeiro Bispo de Taubaté. Na verdade, o monumento foi feito em homenagem ao bispo de Olinda, o Monsenhor Silva Barros, e está hoje na praça Comendador José Marcelino Monteiro no Bom Conselho.epaminondas2

Veja também:

Assista ao documentário que conta como foi a criação do Seminário Diocesano de Taubaté

Veja também:

– Praça Dom Epaminondas

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *