30 anos sem Antônio Mello Jr.

0
Share

Na foto, Antônio Mello Junior ao lado de seu filho, Antônio Bento.

 

Há 30 anos Taubaté perdeu um dos seus mais importantes pesquisadores, em 3 de janeiro de 1984.

Antônio Mello Júnior, nasceu na cidade de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo, em 31 de março de 1906. Era filho de Antônio Cirilo de Mello e Austerlina de Souza Mello.

Segundo Umberto Passarelli, Antonio Melo foi um taubateano de coração. Aqui viveu mais de quatro décadas e recebeu, da Câmara Municipal, o título de “Cidadão Taubateano”.

“Seu Melinho” – como era carinhosamente conhecido – foi, durante largo espaço de tempo, gerente do escritório da antiga Light (posteriormente Companhia de Eletricidade São Paulo e Rio), nesta cidade, funções nas quais se aposentou.

Foi membro do Rotary Clube de Taubaté, provedor da Irmandade de Misericórdia, membro da comissão executiva da Semana Monteiiro Lobato e sócio fundador do Clube dos 21 Irmãos-Amigos.

Veja o que diz seu filho, Bento Mello,  o jornalista Djalma Castro e o pioneiro do GEIN Joubert Indiani:

Antonio Mello Júnior colecionou feitos heroicos. Compilou e publicou alguns dos mais importantes livros para o estudo da história de Taubaté. “Imprensa Taubateana” é leitura fundamental para se entender a dinâmica da comunicação em Taubaté desde meados do século 19 até o final do século 20. O grandioso, apesar de sucinto, “Taubaté e seus monumentos”, no qual aborda a história dos marcos e símbolos históricos e comemorativos de Taubaté até os anos 1980. Além de outros livros de importância tão grande como os anteriores, como “Hospital Santa Isabel”, Resenha”, “Edgard Cavalheiro – subsídios para uma biografia”.

Colecionou e organizou grande número de jornais antigos da cidade, que o homenageou tornando-lhe o patrono de um dos principais acervos documentais da cidade, a Hemeroteca Antonio Mello Júnior, no Museu Histórico Dr. Felix Guisard Filho. O arquivo possui desde o primeiro jornal da cidade, O Taubateense, publicado em 1861 até os jornais contemporâneos, que são periodicamente organizados e arquivados. A hemeroteca Antonio Mello Junior é o abrigo da documentação mais acessada por pesquisadores na cidade.

ex-mello

Você pode baixar o livro Imprensa Taubateana aqui no Almanaque Urupês, custa apenas uma curtida no Facebook ou um Tweet: veja aqui

 

 

 

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *