O segundo fundador de Taubaté

0
Share

player

 

Felix Guisard, que morreu há mais de 70 anos em Taubaté, era um mito ainda em vida. Os valeparaibanos mais antigos podem testemunhar sobre como a população demonstrava respeito, carinho e gratidão ao homem que fundou a CTI. Quis a história que os taubateanos fizessem de Felix Guisard a mais forte referência do significado de modernização da cidade.
Por mais de meio século, ele foi considerado o cidadão Taubateano nº1 e personagem central na política, sociedade, economia e valores morais da cidade.

Escutem as palavras de Monteiro Lobato sobre a importância de Felix Guisard para Taubaté:

“Há dois Taubatés – o anterior e o posterior a Felix Guisard. O Taubaté novo, ou tudo quanto Taubaté tem de progresso, de civilização nova e de vitalidade econômica vem direta ou indiretamente daquele homenzinho que mesmo depois de morto ainda fez uma inspeção à fábrica.O Taubaté de Jacques Felix fechou sua fase no dia em que o segundo Felix se localizou lá, e se o primeiro foi o fundador eventual da cidade, o segundo transformou uma estagnada comunidade de fundo rural num centro de indústrias. Foi portanto o seu segundo fundador e a criatura que me inspirou mais respeito pela espécie humana”. Assim escreveu Monteiro Lobato.

 

[colored_box color=”blue”]

Mais sobre Felix Guisard:

70 anos da morte de Felix Guisard, por Cláudia Martins:
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=1052

 

Companhia Taubaté Industrial: a ação social, por Rosimeire Santos Figueira
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=86

 

C.T.I. 120 anos, especial de aniversário
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?page_id=211

[/colored_box]

 

 

 

[highlight color=”grey”]Veja aqui outras Histórias que a História Conta[/highlight]

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página dofacebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *