José Paulo Pereira – Escritor

2
Share

biopaulopereira

Almanaque Urupês: Como você define cultura?

 Paulo Pereira: Cultura, para mim, é o conhecimento de toda a realidade que nos rodeia e nos acompanha, por toda nossa vida. Essa realidade ganha ares artísticos, por conta de talentos espontâneos, nas mais diversas modalidades, criando destaques que acabam por conseguirem monopolizar a atenção, dando a impressão que cultura é aquilo feito por artistas.

paulopereira3

Almanaque Urupês: Existe política publica cultural em Taubaté?

Paulo Pereira: Acho que sim. Taubaté é considerada uma cidade culta. Há formação nas universidades, havendo muitos destaques individuais. Taubaté é a cidade dos figureiros, com glória para a Imaculada, incluindo suas festas anuais e a grande iniciativa da criação da ” Casa do Figureiro” ; Taubaté sempre se destacou na música sertaneja, havendo mais de 30 duplas com discos gravados, graças à imagem de Anacleto Rosas e das apresentações em praças da cidade, destes artistas; Taubaté tem inúmeros poetas e escritores com obras de grande valor, com medalhas em concursos nacionais e internacionais; Taubaté tem seus museus, preservando sua história; Taubaté terá agora uma Orquestra Sinfônica, algo que estava em falta para nossa cidade; Taubaté está planejando festivais de cinema, certamente estimulando produções locais, inspiradas em Mazzaropi.

 

Almanaque Urupês: Qual estágio de desenvolvimento está a produção literária em Taubaté?

Paulo Pereira: Há uma produção literária pouco divulgada. É grande, em volume, dando para selecionar, dentro dela, coisas de grande valor. Sem contar as glórias do passado, como Cesídio Ambroggi, Lygia Fumagalli Ambroggi, João Dias Monteiro, Capitão Assis, Professor Oscar, Gentil de Camargo e tantos outros, temos hoje muitos livros publicados e eu daria destaque para aqueles de Dom Antônio Afonso de Miranda, conhecido Bispo Taubateano, com preciosidades, de alto nível intelectual e desconhecidas do grande público.

paulopereira2frasepp

Almanaque Urupês: Na sua avaliação, em nosso município, qual seria o modelo de política cultural mais adequada para desenvolver a produção literária?

Paulo Pereira: Toda obra cultural não terá sobrevida se não contar com apoio público e incentivo de todas as fontes. Por isto se torna imperioso que aconteçam eventos, como Feiras Literárias, Festivais de Cinemas, Concertos Sinfônicos, Exposições de artistas plásticos, Peças Teatrais, etc. Acho fundamental uma Casa da Cultura, onde centralizassem todas as informações, se tornando em ponto de referência para a própria população ou para aqueles que viessem à nossa cidade a procura de suas coisas.

________

Mais sobre Paulo Pereira

Perfil no Facebook: https://www.facebook.com/paulo.pereira

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
2 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *