Mazzaropi – campeão de bilheterias

0
Share

Amácio Mazzaropi foi um dos artistas mais bem sucedidos da história brasileira. Fez 32 filmes, que atraíram mais de 160 milhões de espectadores em 30 anos de carreira. Só os filmes “Jeca Tatu” e “ Casinha Pequenina”, segundo estimativas, venderam 8 milhões de ingressos cada.

Cartaz do filme Jeca Tatú

O começo

Nascido em São Paulo em abril de 1912, Mazzaropi mudou-se para Taubaté aos dois anos de idade. Aos 14 anos voltou para São Paulo e ingressou no Circo La Paz. Lá ele fez de tudo: foi assistente, pintor de cenários, ajudou na administração e contou piada entre os espetáculos.

Tecelão da CTI

No ano de 1929, com dificuldades financeiras, voltou para Taubaté. Aqui passou a trabalhar como tecelão na CTI, indústria de Felix Guisard. Pouco tempo depois, mais estabilizado, Mazzaropi estava de novo fazendo teatro e se apresentando no salão do convento de Santa Clara, desta vez como ator e diretor. Em Taubaté, Mazzaropi dava os primeiros passos de uma carreira que colecionou sucessos.

Matrícula de Mazzaropi na C.T.I.

Multimídia

Além do cinema, Mazza também era campeão de audiência na rádio e na televisão e lotava os circos e teatros por onde se apresentava.

Amácio Mazzaropi faleceu em 13 de junho de 1981, aos 69 anos, vítima de um câncer. Seu último filme foi O Jeca e a Égua Milagrosa, exibido em 1980.

A sua morte decretou o fim de uma fase importante do cinema nacional.

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *