Main LogoLight Logo
  • Início
  • Efemérides
  • História Básica
  • Geral
  • Fale com a gente
Notícias TV Almanaque Urupês
by almanaqueurupes

Audálio Dantas lança livro sobre Vladimir Herzog em Taubaté

abril 19, 2013
1
0
Share

O jornalista Audálio Dantas lançou no dia 15 de abril seu livro “As duas Guerras de Vlado”. A palestra aconteceu no departamento de Comunicação Social da Unitau.

 

 

[box style=’info’] Saiba mais

“As Duas Guerras de Vlado Herzog: da Perseguição Nazista na Europa à Morte Sob Tortura no Brasil”

Sinopse: O ponto de partida do livro é a saga da família Herzog em sua fuga desesperada da Iugoslávia, para longe do horror da guerra que despedaçava a Europa e perseguia cruelmente os judeus. O pequeno Vlado viveu aí sua primeira guerra e aprendeu dolorosas lições. A segunda travou no Brasil, país no qual se refugiou em busca de paz. Mas foi aqui que sua vida lhe foi duramente tirada, na escuridão de uma sala de tortura, episódio que marcou para sempre a história dessa família e da luta política aqui no país.

(fonte: Livraria da Folha )

[/box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook, no twitter e no Youtube.

Related Posts

Documentário afirma que o rock brasileiro nasceu em Taubaté

setembro 24, 2014
0
0

Produção viaja pelos 50 anos de história do gênero no Brasil através dos melhores e piores  momentos de seus protagonistas

O documentário “50 Anos do Rock Brasileiro”, idealizado pelo músico Marcelo Rossi(não confundir com o padre), está disponível na internet na íntegra.

marcelo-rossi
O músico Marcelo Rossi, diretor da série “50 anos de Rock Brasileiro”. Foto: http://hardandheavy.com.br/

O projeto que contou com o apoio do Proac, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, registrou 61 pessoas importantes da música brasileira, entre músicos, jornalistas e produtores culturais. Longe de ser baba-ovo, a produção presta homenagens a grandes artistas, mas faz questão de evidenciar como é difícil fazer rock neste país.
“Trata-se de uma história de heróis e heroínas, sangue, suor e lágrimas. Pessoas que foram á luta, correndo atrás de seus sonhos”, avisa o trailer.
Ignore as questões técnicas. A produção é simples, mas a riqueza de informações é notável.

50-anos-do-rock-brasileiro-capa-dvd

O documentário é dividido em quatro partes, focadas na história cronológica do rock no Brasil: “Anos 50 e 60”, “Anos 70 – Os Anos de Chumbo”, “Anos 80” e “Anos 90 e 2000”.
Entre os participantes estão Serguei, Oswaldo Vecchione (Made In Brazil), Sergio Hinds (Terço), Guilherme Isnard, Roger Moreira, Clemente, Marcelo Nova, Walcir Chalas (Woodstock Discos), Edu Ardanuy (Dr. Sin), Paulão Thomaz (Baranga), Gastão Moreira (ex-MTV).
Conhecido como Reverendo, Marcelo Rossi dos Santos, é vocalista e baixista. O músico integrou a banda Exxótica e hoje tem uma banda chamada Reverendo. Rossi produziu e dirigiu o documentário “50 Anos do Rock Brasileiro”. Assista abaixo:



A era do bigode e o técnico do Burrão que ganhou a Copa

junho 10, 2014
0
0
Assista aos dois novos episódios da série Almanaque na TV

Histórias incríveis, personagens inacreditáveis, “causos” estranhos e superinteressantes retratados em apenas 30 segundos. É esta a proposta da série Almanaque Taubaté na TV, exibido nos intervalos comerciais da TV Band Vale. A série está sendo produzida pelo Almanaque Urupês e patrocinada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté, o Sincovat.

“Desafiamos a equipe do Almanaque a realizar um material que oferecesse cultura e saber num formato atrativo e dinâmico. Acreditamos que o resultado vá agradar e prender a atenção do telespectador e vai fazer com que as pessoas se interessem ainda mais pela história e a cultura da nossa cidade””, explica Dan Guinsburg, presidente do Sincovat.

“Temos vasta experiência em produção de curta duração para TV e Rádio. O formato de 30 segundos, ainda que crie enormes desafios narrativos, é ideal para contarmos histórias de grande impacto visual e emocional.”, completa Angelo Rubim, um dos editores do Almanaque Urupês .

Os programas também vão promover o lançamento da segunda edição do Almanaque Taubaté, que será distribuída nas bancas e no comércio em junho.

Assista aos programetes:

Aymoré Moreira: Biscoito Rebaixado

A era dos bigodes

Taubateanos que inauguraram a TV

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

1 Comment
    Resumo da Semana – 15 a 19 de abril | Almanaque Urupês says: Reply
    abril 21st 2013, 12:03 am

    […] http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=8919 […]

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do dia

Efemérides Uncategorized
by almanaqueurupes

27 de julho de…

julho 27, 2020
0
2

1890   Encontra-se em Taubaté D. Joaquim José Vieira, bispo do Ceará, (Jornal do Povo).

 

1890   O Côn. Benjamim de Toledo Mello e o Cap. José Gomes Nogueira promovem reunião em casa de D. Maria José de Camargo à Rua Visconde do Rio Branco para fundação do Partido Católico de Taubaté  elegendo o Dr. Câmara Leal (monarquista) para diretor. (Jornal do Povo).

 

1890   A imprensa de Taubaté chama a atenção da empresa de bondes urbanos para o fato de transitarem só com condutor cobrador sem cocheiro. Na hora da cobrança o condutor larga os animais sem guia para efetuar o recolhimento, o que é um perigo. (Jornal do Povo).

 

1890   Encontra-se em Taubaté Miss Davie Moore que veio assumir a direção por algum tempo do “Jardim da Infância” do Colégio Americano de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1894   Morre em Taubaté D. Francelina Ferreira de Moura parenta de Laurindo Ferreira de Olivei-ra. (O Popular de 24/7/1895 – missa de 1.º ano a 27).

 

1895   Circula em Taubaté o 1.º número do Jornal de Taubaté, com redação à Rua Visconde do Rio Branco, 58-B e de que é redator-diretor o Sr. Victorino Coelho de Carvalho, Editor-gerente o Sr. José Benedito Marcondes do Amaral e em rua colaboram Dr. Cursino de Moura, Dr. Câmara Leal, Félix Guisard, Honório Jovino e outros. É sucessor do Diário de Taubaté tendo participado de sua fundação o Cap. João Pereira de Souza Penna. Propriedade de Amaral & Carvalho. (Jornal de Taubaté de 27/7/1900).

 

1900   O Sr. John C. Mather, gerente da Companhia de Gás de Taubaté, faz demonstrações do novo bico de gás incandescente que a par de uma luz melhor proporciona economia de 580%. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Chega a Taubaté as Irmãs da Congregação de São José que vão assumir a administração do Asilo de Mendigos. (A Verdade).

 

1905   O diário local “Jornal de Taubaté” comemora o seu 11.º aniversário a que dedica suas duas primeiras páginas. Na 1.ª estampa os retratos de seu diretor proprietário Sr. José Benedito Marcondes do Amaral e de seu redator chefe o poeta Honório Jovino bem como de um grupo de 5 empregados de suas oficinas, entre os quais Laudelino Pelegrini, Nestor Marcondes e Orlando Barbosa. O repórter é o Sr. Benedito Euzébio de Toledo que cavou cerca de 1/3 das 4356 notícias locais publicadas no último ano. Era trissemanário até 25 de dezembro de 1904 quando passou a diário . No seu 11.º ano (de 28 de julho de1904 a 27 de julho de 1905) publicou 95 artigos originais de Honório Jovino, 21 de Névio Jovino, 18 de Félix Guisard, 17 de Cornélio França, 13 do Dr. Bento Enéas, 11 de Francisco Braga Jr., 11 de Olegário de Barros, 10 do Dr. Continentino Guimarães, 9 do Dr. Alfredo Penna, 7 de Juvenal Santos, 7 do Dr. Afonso Moreira, 6 de Andrade Pinheiro, 5 de Ernesto Penteado, 5 do prof. Arthur Glória, 4 de Ernesto Sampaio, 4 do prof. Armando Araújo, 4 do Dr. Ernesto Paixão, 3 de Nazareth Menezes, 3 de Assis Camargo, 3 do Dr. Monteiro Lobato, 2 do prof. Saturnino Barbosa, 2 de Braz Curtu, 2 do prof. Antônio José Garcia, 2 de Fernando de Barros, de Luciano Gualberto, Nestor Gabizo, Luiz Locchi, Dr. Gastão Câmara Leal e Carlos Varella um de cada. 9 poesias de Honório Jovino entre as 138 originais publicadas. Intitula-se diário da tarde (pois sai à tarde e dá notícias do dia), órgão do partido republicano local com redação à Rua Duque de Caxias, 65 dos editores “Amara & Jovino” em seu n.º 2036. O papel em que é impresso esse número especial é superior, acetinado.

 

1914   O Dr. Custódio Moreira César toma posse do cargo de Delegado de Polícia de Taubaté designando as quintas-feiras para audiência no Posto Policial da Rua Bispo Rodovalho (sala da Delegacia). Vem de Limeira onde foi delegado 9 anos. (O Norte).

 

1941   O Prefeito Municipal de Taubaté, Dr. Antônio de Oliveira Costa restabelece em Taubaté o cumprimento da Circular n.º 70, de 1.º de fevereiro de 1932, do Interventor Federal em São Paulo Manoel Rabello, determinando o sepultamento dos indigentes por conta das municipalidades. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Read More

Mais lidos

  • Quem cuida da cultura em Taubaté?
    by almanaqueurupes / novembro 9, 2020
  • Quais cores predominam em um território preto e branco?
    by almanaqueurupes / outubro 9, 2020
  • 27 de julho de…
    by almanaqueurupes / julho 27, 2020

Caso tenha perdido algo…

    Quem cuida da cultura em Taubaté?

    Quais cores predominam em um território preto e branco?

    27 de julho de…

Populares

  • Quem cuida da cultura em Taubaté?
    by almanaqueurupes / novembro 9, 2020
  • Quais cores predominam em um território preto e branco?
    by almanaqueurupes / outubro 9, 2020
  • 27 de julho de…
    by almanaqueurupes / julho 27, 2020

Instagram

Social

© Almanaque Urupês