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Em 1889 foi fundado o Banco Popular de Taubaté, que funcionava na rua Marques do Herval. Sua finalidade principal, diziam, era o de financiar uma ferrovia que vindo de Ubatuba e passando por Taubaté, pudesse atingir o centro nervoso do sul de minas. Os trabalhos da Ferrovia Taubaté Ubatuba começaram em festa. Engenheiros determinavam a rota enquanto centenas de trabalhadores rasgavam a mata virgem abrindo as primeiras trilhas.Chegaram a assentar trilhos que saiam do ponto terminal da estrada que ficava na atual praça da CTI, atingiam o Cataguá, alcançaram a estação do Bairros do Registro e chegaram até a fazenda Fortaleza. Quilômetros de trilhos sobre os quais trens com bitola estreita trafegavam.Tudo ia bem até o Banco Popular de Taubaté quebrar, levando a falência muitos do acionistas. Com o banco falido a construção da ferrovia foi interrompida.Alguns ainda tentaram reviver o projeto sem sucesso. Finalmente em 6 de dezembro de 1931 um decreto do governo federal considerou caduca a concessão para a ferrovia. Terminava assim a história de um empreendimento que segundo seus idealizadores deixaria a região numa situação privilegiada na economia brasileira.
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Felix Guisard e a época em que Taubaté esteve acima da capital do país
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Modernização Tradicionalista e tradicionalismo moderno em Taubaté no período da República Velha (1889 – 1930)