Jornal de Taubaté, 31 de janeiro de 1909

0
Share

JORNAL DE TAUBATÉ — EX-DIÁRIO DE TAUBATÉ — Soba direção de Vitorino Coelho de Carvalho apareceu em 19 de janeiro de 1899 com as mesmas características e dimensões do substituído: — publicação trissemanal, continuada da numeração, folha independente e redação na rua Visconde do Rio Branco, 58 A. No mês de setembro desse ano José Benedito M. do Amaral associou-se a Vitorino Carvalho fundando a razão social Amaral & Carvalho, passando, assim, a ter seu nome no cabeçalho na condição de editor-gerente. Paralelamente o corpo de colaboradores foi acrescido com a participação dos srs. Cursino de Moura, médico; Dr. Câmara Leal, advogado; Bernardino Querido, funcionário público; Honório Jovino, literato; Albano Abreu: normalista; Benedito C. Conceição, professor público; Braz Curtu, comerciante; Plínio Rivera, literato e outros.

Com “o concurso intelectual desses distintos cavalheiros” o jornal foi mantido até novembro de 1901 quando tornou-se “órgão do Partido Republicano Municipal” e ficou sob a redação de novo proprietário, o sr. Bento Lopes de Leão Ramos. Como jornal partidário permaneceu até 1906. Segundo “A Verdade”. de 5 de janeiro desse ano, “declarou-se desligado das peias políticas locais e passou a ser publicado duas vezes por semana.

Curta a fase bissemanal. Honório Jovino assumiu a direção, passou-o para diário e o manteve em elevado nível por dois anos. No final de 1907 suas condições de saúde não permitiam o exercício da função. Entregou-o ao Dr. Fernando de Mattos que, político apaixonado, novamente o converteu em órgão do Partido Republicano. Homem de princípios rígidos, algo intransigente, desobrigou-se poucos meses após e, outra vez sem cor política, os editores Amaral & Ramos o publicaram até abril de 1909 quando transitoriamente o suspenderam.

Jornal de Taubaté de 31 de janeiro de 1909 - Clique na imagem para ampliar
Jornal de Taubaté de 31 de janeiro de 1909 – Clique na imagem para ampliar

Destaques da edição de 31 de janeiro de 1909:

O Bom Filho… – Sobre o aniversário do Jornal de Taubaté

COQUELIN AINÉ – A morte do artista francês.

NOSSO CAFÉ NA EUROPA – Sobre a propaganda do café brasileiro no velho continente.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA – Apelações criminaes.

SIMPLICIDADE DO GERMANO – Crônica de Garcia Redondo.

 

Clique aqui ou na imagem para ler o jornal

 

Imagem: Acervo DMPAH

 

Veja as notícias de 31 de janeiro nas Efemérides Taubateanas

 

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *