Símbolos da da miséria – Cesídio Ambrogi

0
Share

Mero acaso pôs-me diante de um dos nossos homens mais cultos e observadores, desses que trazem janelas no cérebro. E enquanto o trenzinho da Central sacolejava pela escalavrada paisagem do Vale do Paraíba, ele filosofava:

“Lobato, meu amigo, sempre teve razão. Cada dia mais me capacito de suas verdades tremendas. Este Vale, por exemplo, de tradições soberbas e sediçamente decantadas, ainda continua a ser aquele mesmo vale das cidades-mortas.

Trombeteia-se o seu ressurgimento. Exalta-se a sua indústria. Louva-se a sua pecuária. Glorifica-se a sua lavoura. Bobagem. Tudo bobagem. Onde o seu ressurgimento? A sua indústria ainda é a mesma de sempre, fictícia, deficiente e desmantelada, produzindo mal e caro. E quanto a sua lavoura, praticamente ela nem existe mais. Os seus municípios se despovoam: o homem da roça veio para a vargem. Acontece, porém, que seus grandes fazendeiros ribeirinhos, que se dedicavam à cultura do arroz, desiludidos com a atual política econômica do país, deram de arrendar suas terras,  dedicando-se exclusivamente à criação de gado. E o resultado ai está: importa-se tudo, e nem arroz se planta com aquele entusiasmo de outros tempos.

Todo o Vale hoje não passa de uma grande fábrica de carvão dentro de pastagem imensa. E Lobato já dizia: “Carvão e boi, símbolos da miséria…”

 

A Voz do Vale. Quarta-feira 28/07/1948

[box style=’info’] Cesídio Ambrogi (1893-1974)

cesidioNasceu em Natividade da Serra-S.P. Em 1904 muda-se com a família para Taubaté. Jornalista militante, colaborou, por meio século, em periódicos de São Paulo. Tomou parte ativa na vida artística e literária valeparaibana.
Em 1923 tem seu livro de “As Moreninhas” editado pela Monteiro Lobato Editores. A partir daí nasce uma amizade que, em parte, é registrada nas dezenas de cartas, ainda inéditas, que Lobato enviou ao escritor.
Em 1947 lança o livro “Poemas Vermelhos” prefaciado por Monteiro Lobato. A obra tem grande repercussão na crítica literária da época.
Fez parte do grupo de intelectuais que instituíram a “Semana Monteiro Lobato”.
Permeada pela poesia e pelo amor as tradições populares, a obra de Cesídio Ambrogi apresenta o dom poético e a arte de versejar que o fizeram um dos mais importantes poetas paulistas. [/box]

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *