Hugo e Yves, os batutas de 2012

3
Share

 

No dia três de fevereiro aconteceu a entrega do Prêmio Batuta ao médico e tupinólogo Hugo Di Domênico e ao maestro e folclorista Yves Rudner Schmidt.

A cerimônia de entrega do prêmio foi precedida por um teaser do documentário sobre esses dois importantes taubateanos que será exibido em dezembro de 2012.

Veja:

 

 

Conheça os homenageados.

Hugo Di Domenico é filho de italianos. Nascido em Lorena em 1914, foi ao Rio de Janeiro aos dezessete anos, onde se formou em medicina. A vinda para Taubaté se deu por influência do médico José Cembranelli e aqui tornou-se diretor do Pronto Socorro do antigo Hospital Santa Isabel, chefe da Clínica Médica de Mulheres e do Departamento de Patologia. Casado há 72 anos com Marie Henriquette Baum Di Domenico, teve três filhos e cinco netos. Os estudos de línguas resultaram em três obras fundamentais para o entendimento da linguagem cotidiana do português brasileiro e a história de Taubaté: “Toponímia e Nomenclatura indígena do Município de Taubaté (1976), “Fitomínia e Zoonímia Indígenas do Município de Taubaté” (1981) e “Léxico Tupi-Português” (2010).

Yves Rudner Schmidt nasceu em Taubaté, em 1933. Em 1942, no Taubaté Country Club, fez sua primeira apresentação musical pública, tinha apenas nove anos de idade. Na mesma época foi o vencedor de concurso que batizou o Cine Urupês. Aos treze, compôs sua primeira valsa e, desde então, coleciona mais de quatrocentas composições, sendo que quase uma centena foi impressa por diversas editoras do país. Em 1948 mudou-se para São Paulo e em 1951 formou-se em música no Conservatório Dramático e Musical de, onde em 1969 tornou-se professor. Foi o fundador da Escola Municipal de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fego Camargo, entre 1967 e 1968. Grande parte de sua obra é sobre temáticas taubateanas, tendo musicado inclusive poesias de importantes literatos da cidade. Além de pianista, é folclorista, pedagogo e advogado.

Related Posts
3 Comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *