22 de janeiro de…

0
Share

1862   Nasceu, em Teófilo Otoni – MG, o Sr. Félix Guisard, benemérito industrial. Em 1905 era vereador à Câmara de Taubaté e membro do diretório do Partido Republicano local. Era colaborador desse jornal. (Jornal de Taubaté).

1883   Forte tempestade se abate sobre Taubaté prejudicando  casas  e árvores e a lavoura. (Gazeta de Taubaté de 25). No alto São José e bairro das Caveiras desabam casas perecendo neste último bairro uma senhora vítima do desmoronamento. (Gazeta de Taubaté)

 

1890   O Sr. José Francisco dos Santos Prainha muda-se para Caçapava depois de ter aqui residido por muitos anos. (Jornal do Povo).

 

1891   Morre Benjamim Constant o grande propagan-dista da República. (A Federação).

 

1895   A Comissão revisora do código municipal de  posturas se reúne e divide a tarefa: o eng. Dr. Mathias Guimarães estuda divisão da cidade, calçamento, estradas, água e esgotos; Dr. Amorim: polícia, divertimentos, iluminação; Tindall e Moura: comércio, agricultura, viação, mata-douro; Dr. Barata: higiene, profissões liberais, carne e esgotos; Tindal e Moura: disposições gerais, arrecadação de impostos, administração, empregados da Câmara, etc. (O Imparcial).

 

1895   Encontra-se em Taubaté, devendo seguir amanhã para o Rio, o alferes Celestino Moura do 59º Regimento de Cavalaria desta cidade que por ocasião da revolta da armada seguiu com o contingente taubateano para o sul em defesa da lei. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. Salvador Giunta, negociante na praça, faz doação ao Hospital de Santa Isabel de uma mesa para operações. (O Imparcial).

 

1895   O sócio Veríssimo Landsmann retira-se da sociedade Lobato & Landsmann que se transforma na firma individual do sócio rema-nescente de Francisco Lobato de Toledo. (O Imparcial).

 

1897   Morre no Palácio Arquiepiscopal do Rio de Janeiro o arcebispo D. João Esberard, vítima de arteriosclerose. Nasceu em Barcelona a 10 de outubro de 1843 vindo logo para o Brasil em companhia de seus pais Thiago Fernandes Esberard e Antônia Esberard. Em 1890 foi nomeado Bispo de Olinda em substituição a Dom José Pereira da Silva Barros de que era coadjutor. Em 1894, a 22 de agosto, tomou posse do recém-criado arcebispado do Rio de Janeiro em que se deu a injusta preterição do ilustre taubateano Dom José Pereira da Silva Barros então Bispo daquela diocese com a saúde já abalada. (Diário de Taubaté).

 

1898   Estréia no Teatro São João em Taubaté a trupe do prestidigitador Faure Niculay, acolita-do por três senhoritas, quando se exibirá também um aperfeiçoado cinematógrafo. Tra-ta-se da Companhia Francesa de Variedades. (Diário de Taubaté).

 

1898   Divulga-se a notícia do falecimento, no Rio de Janeiro, do musicista Gregório de Rezende, natural de Itajubá e que residindo em Taubaté onde exercia o ofício de ferreiro foi aqui muito apreciado e estimado. (Diário de Taubaté).

 

1898   Dec. Estadual n.º 520, assinado pelo Sr. Francisco A. Peixoto Gomide, determina que o primeiro traçado da Estrada de Ferro de São Sebastião a Minas Gerais passará por Taubaté aproveitando-se os trabalhos da Estrada de Ferro Taubaté-Ubatuba na forma do art. 6.º da Lei n.º 422. (Diário de Taubaté).

 

1898   Decreto estadual n. 520, assinado por Francisco A. Peixoto Gomide vice-presidente do Estado em exercício, em execução das leis ns. 29 de 9 de junho de 1892 e 422 de 29 de julho de 1896 e tendo em vista parecer da Inspetoria de Estrada de Ferro e Navegação que dispensa oneroso estudo definitivo, determina que o traçado da Estrada de Ferro São Sebastião às raias de Minas Gerais passe por Taubaté com aproveitamento dos traba-lhos da Empresa de Estrada de Ferro de Taubaté a Ubatuba e autoriza o Secretário da Agricultura, Comércio e Obras Públicas a abrir oportunamente concorrência publica para a construção da mesma. (A Federação).

 

1899   Circula em Taubaté o 1.º número do sema-nário local “A Voz do Povo” (2.ª fase) fundado pelo jornalista Bento Ramos que o vai manter heróicamente; a 14 de julho de 1901 passa a circular às quintas feiras, ainda sob a direção do mesmo. A 1.ª fase se iniciou a 23 de novembro de 1870, impresso na tipografia do Paulista, saindo às quartas-feiras. (Jornal de Taubaté de 23 de janeiro de 1901 – 2.º aniversário e Pedro Giolo – Imprensa de Taubaté págs. 24 e 39).

 

1901   À tarde desaba uma das paredes laterais da  nova matriz em construção em Redenção, promovida pelos srs. José Sant’Ana, capitão B. Bastos, Joaquim Pires de Queiroz e ten. c.el Quadros. Imediatamente o vigário Rev.do P.e Philipo abriu uma subscrição pública que em meia hora havia rendido 1:200$000 para a reconstrução e continuação da obra. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Capitão Mathias Affonso Vieira entra no exercício do cargo de sub-delegado de Polícia de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em seu próprio benefício a Sociedade Musical “Malhado Rosa” realiza no Teatro São João festival lírico durante o qual o Dr. Câmara Leal saúda e entrega à pianista Escolástica Vieira o diploma de sócia-benemérita da sociedade. (A Verdade).

 

1905   Viajando pela Central sente-se repentinamente mal na estação local o c.el  João Batista de Mello Oliveira, vice-presidente do Estado, que é amparado pelo ten. c.el José Pedro Malhado Rosa e conduzido à residência do c.el José Benedito Marcondes de Mattos para restabele-cimento, onde é hospedado. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Toma posse a nova diretoria do Grupo Dramático “Amantes do Progresso”: a sessão é aberta pelo ten. José G. de Assis Camargo que convida o Cap. Antônio Lúcio da Silva para empossar os eleitos. Usa da palavra o orador oficial Dr. Continentino a que segue o Dr. Emílio Costa, Bento Ramos e Luís Santos. Toca a Corporação Philarmônica. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Sociedade Musical “Malhado Rosa” promove concerto de que participam: D. Escolástica Vieira, Antonieta e Hermínia de Barros, Tavares Filho, Jovino Barros, Sigesfredo Camargo (Fêgo) e Benedito Mota, dividido em três partes. Foi no teatro São João – Orquestra regida por Arthur Vieira. (Jornal de Taubaté).

 

1909   Morre, em Taubaté, o Sr. Manoel Leite da Costa. (Norte).

 

1927   Reabre-se o Odeon Teatro Cinema, da Rua Visconde do Rio Branco, do Sr. Benedito Pato que se achava fechado por ter sido rescindido o contrato de arrendamento com o Sr. Albano Máximo, empresário do Politeama. (Norte).

 

1946   Em carro especial ligado ao “Rápido” (trem) passa por Taubaté com destino ao Rio de Janeiro onde vai tomar vapor que conduzirá a Roma os novos cardeais, o arcebispo de São Paulo Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, recentemente escolhido para o Sacro Colégio a quem são prestadas homenagens. Integra sua comitiva, até o Rio de Janeiro, nosso Bispo Dom Francisco Borja do Amaral. (Taubaté Jornal).

 

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *